Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 16 de fevereiro de 2013

O jovem "eu"

Sábado, 17 de fevereiro de 2013.
Jorge Yared, aos 22 anos, nos estúdios da Rádio Clube Paranaense
Para matar a saudade do "jovem" eu (22 anos), momentos antes de iniciar uma das inúmeras edições do Correspondente GBOEX que comandei nas ondas sonoras da Rádio Clube Paranaense, a mais potente emissora da história do rádio paranaense. Com uma onda média e três ondas curtas (25, 31 e 49) a Clube era sintonizada no mundo inteiro na época em que ninguém usufruía do fenômeno da internet. Orgulho-me por demais de ter participado desta fantástica história durante quase dezessete anos (1974 a 1991).
Correspondente Gboex

Se você estiver em...(nome da cidade e do Estado...muitas vezes até do país. A fonte eram os endereços das cartas de ouvintes)...e sentir saudades de Curitiba e do Paraná...(se fora do Estado)....ouça a Clube, ela chega lá!!!!

1986, Rádio Clube Paranaense. Após ter sido aprovado nos testes do exigente grupo GBOEX, comecei a apresentar o Correspondente GBOEX na Rádio Clube Paranaense. Para conseguir assumir a apresentação deste noticioso, o locutor tinha que ter uma capacidade de leitura rápida com uma correta dicção. A quantidade de notícias, se lidas no estilo atual, levaria uns 25 minutos. Naquela época era preciso lê-las em 10 minutos, com abertura, patrocínio e fechamento. E eu conseguia. Era puxar o fôlego e imprimir um ritmo que não desse a impressão de estar lendo rápido demais. O macete era a entonação no início, no começo de alguns períodos e no fechamento da notícia, sempre baixando o tom, para puxar novamente o ar para os pulmões. Foi a princípio um gostoso desafio vencido. Com 22 anos, sem contato com bebida alcoólica e fumo, meus pulmões estavam à toda. Na história do rádio-jornalismo paranaense, em minha opinião, o Correspondente GBOEX (Grêmio Beneficente dos Oficiais do Exército), apesar da origem ser na escola gaúcha (rádio Gaúcha de Porto Alegre) foi um diferencial, um divisor de águas quando o foco for o estilo de apresentação. Até hoje, ninguém veio falar comigo a respeito. Está faltando aqui no Paraná um historiador que se preocupe em registrar esses acontecimentos. E as faculdades de jornalismo, o que fazem a respeito, afinal história também é ciência?!!?

Sábado de 25 horas

Sábado, 17 de fevereiro de 2013.
Hoje é daqueles raros dias em que por conta do horário de verão, o dia será mais longo. A hora a mais se dará à meia noite, quando os relógios deverão ser atrasados exatamente em uma hora. Não se esqueça será hoje à meia noite. Assim como que por milagre, meia noite se transforará em 23 horas, ou onze da noite, como queiram.

Cautela com as projeções

Sábado, 17 de fevereiro de 2013.
“Nada parece verdadeiro que não possa parecer falso.”
 Michel de Montaigne
Não devemos esperar que as pessoas sejam diferentes. É bem melhor o mau autêntico do que o bom dissimulado. Pelo menos temos a chance de nos preparar e não sermos pegos de surpresa, geralmente fragilizados pelo engano de uma falsa projeção que certamente faremos delas. Mas é preciso cautela. Mais pela forma equivocada que agimos do que pela forma de ser dos outros. Uma relação verdadeira demanda tempo, pois ninguém conseguirá enganar todos, todo o tempo. Mais cedo ou mais tarde, a verdade se estabelecerá. Aí sim haverá a chance de se construir uma relação (social, amizade, comercial, amorosa) sólida. Fechando lembro Jean Jacques Rousseau, um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo: “A falsidade é susceptível de uma infinidade de combinações; mas a verdade só tem uma maneira de ser.”

STJ mantém julgamento de ex-deputado Carli Filho pelo Tribunal do Júri de Curitiba

Sábado, 17 de fevereiro de 2013.
Criminalista Elias Mattar Assad, assistente da acusação
O Ministro Sebastião Reis Júnior, da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça pautou o julgamento dos recursos pendentes no caso criminal do ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho, para o dia 21/02/2013. O despacho foi publicado no site do STJ. A defesa do acusado pretendeu no STJ a suspensão do seu julgamento pelo júri, marcado para o próximo dia 26 de março em Curitiba. O requerimento da defesa encontrava-se para despacho em mãos do Ministro Relator. 
Juiz marca julgamento
Defesa do ex-deputado não consegue no STJ suspender o
julgamento de Carli Filho pelo Tribunal do Júri de Curitiba 
O advogado Elias Mattar Assad (foto), que figura como assistente da acusação declarou que ao invés de suspender o julgamento do acusado pelo Tribunal do Júri de Curitiba, o Ministro optou por mantê-lo e pautar o julgamento do recurso pendente para o dia 21/2/ 2013.O Juiz de Direito da 2a. Vara do Júri de Curitiba, Dr. Daniel Ribeiro Surdi de Avelar designou data do julgamento do ex-deputado estadual do Paraná Luiz Fernando Ribas Carli Filho para o dia 26/3/2013, com início às 9h30. O acusado responde processo criminal por duplo homicídio doloso eventual por ter no dia 7 de maio de 2009, no volante de seu veículo, embriagado, em alta velocidade e com sua CNH suspensa, em via urbana de Curitiba causado a morte de Gilmar Rafael Souza Yared (26) e Carlos Murilo de Souza (20).

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Morre ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, político que ajudou a redemocratizar o Brasil

Quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013.
Fernando Lyra participou ativamente no movimento
para a redemocratização do Brasil
Morreu na tarde desta quinta-feira (14), no Instituto do Coração, em São Paulo, o ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, aos 74 anos. Ele estava internado na unidade de saúde desde o dia 5 de janeiro, depois de ser transferido de um hospital da capital pernambucana, onde deu entrada no dia 29 de dezembro. Lyra foi hospitalizado para tratar uma infecção urinária que havia piorado o quadro de insuficiência cardíaco já apresentado pelo paciente. O velório será na Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta sexta-feira (15), e o sepultamento, no cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Lyra foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB)
Fernando Lyra tinha 74 anos e nasceu no Recife, mas viveu a infância e a adolescência em Caruaru, no Agreste pernambucano. Formou-se em direito, mas não abraçou a profissão de advogado, porque dedicou toda a vida à política. Foi um dos fundadores do antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que mais tarde passou a se chamar PMDB. Em Brasília, destacou-se como um dos parlamentares mais atuantes do Congresso. Foi também um dos criadores do Grupo dos Autênticos - formado por deputados e senadores que, dentro e fora do Congresso, faziam oposição constante à ditadura militar instalada no País em 1964.
Foi também presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), ligada ao Ministério da Educação, durante o governo Lula.  Em 2006, trabalhou na campanha de Eduardo Campos (PSB) para o governo de Pernambuco - seu irmão, João Lyra Neto, é o vice desde a primeira gestão de Campos. Em 2009, lançou o livro "Daquilo que eu sei - Tancredo e a transição democrática", uma publicação que fala sobre sua vida pessoal, os bastidores da campanha de Tancredo à presidência da República, o fim da ditadura militar e o começo da nova democracia no Brasil.
Ultimamente, Fernando Lyra estava fora da vida pública e vivia ao lado da família, na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Ele deixou esposa e três filhas.

Minha flor de maracujá!

Quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013.
Flor de maracujá, uma das mais belas nos jardins da vida
Desde criança eu e meus irmãos ouvíamos nosso amado e saudoso pai chamar sua esposa de "minha flor de maracujá"! Nunca havia visto antes uma. Hoje, no aniversário de minha mãe (83 anos) lembrei deste fato. Fui buscar na internet para conhecê-la e me surpreendi com a sua beleza. Mas, não foi surpresa o gesto de meu pai. Até no momento de nos deixar, no triste mês de agosto de 2001, ele estava junto dela. Sempre foi um companheiro. Estavam sempre juntos. Criaram seus seis filhos em um lar estável, cuja família foi formada alicerçada no amor e na presença dos dois, cada qual com sua responsabilidade junto a nós. Hoje há o reconhecimento pelo lar privilegiado em que fomos criados. Parabéns, Dona Lia, nossa flor de maracujá!

Amigo de nós mesmos

Quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013.
A verdadeira amizade ajuda a que percorramos o inexorável
caminho sem que nos sintamos totalmente a sós
Para que possamos ter a chance de conquistar uma amizade verdadeira precisamos antes entender a importância de sermos nossos melhores amigos. Longe de uma postura egoísta, a atitude referida é que vai pontuar a segurança e o desprendimento de que se necessita para nos oferecer ao outro como a nós mesmos. Quando isso ocorre, certifica-se o verdadeiro sentimento de amizade, tão raro, embora real e necessário para percorrer o caminho inexorável e ter a felicidade por companheira. Lembro a novelista britânica Mary Ann Evans que usava o pseudônimo George Eliot: “A amizade é o conforto indescritível de nos sentirmos seguros com uma pessoa, sem ser preciso pesar o que se pensa, nem medir o que se diz, assim como fazemos conosco mesmos.”

Dona Lia, 83 anos

Quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013.
Lia Andrade de Sousa Yared, um presente de mãe
Aproveito este espaço para testificar a pequena grande mulher que é minha mãe. Em cada um dos minutos, horas, dias, meses e anos que tive o privilégio de ser criado e de estar com ela recebi o cuidado, zelo, educação e carinho típico das grandes mães. Daquelas que não têm só a missão de gerar, mas de preparar seus filhos para a vida. Dona Lia é assim: sensível, sábia e crítica. Mãe presente até quando ausente. Agradeço a Deus por tudo o que dela recebi e recebo até hoje. A vida dela é o maior dos presentes que "nós filhos" podemos receber de Deus, todos os dias. Parabéns mamãezinha querida!

A origem da palavra Religião

Quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013.
A palavra RELIGIÃO deriva do termo latino 
"Re-Ligare", que significa "religação" com o divino
Interessante conhecer melhor a origem da palavra Religião, muito usada e pouco compreendida. Não é preciso muito esforço para conhecer sua etimologia. O Google nos facilita a pesquisa. Aí vai:
A palavra portuguesa religião deriva da palavra latina religionem (religio no nominativo), mas desconhece-se ao certo que relações estabelece religionem com outros vocábulos. Aparentemente no mundo latino anterior ao surgimento do cristianismo, religionem referia-se a um estilo de comportamento marcado pela rigidez e pela precisão.
Historicamente foram propostas várias etimologias para a origem de religio. Cícero filósofo, orador, escritor, advogado e político romano (106 .1C. a 43 a.C.) na sua obra De natura deorum, publicada dois anos antes de falecer afirmava que o termo se refere a relegere, reler, sendo característico das pessoas religiosas prestarem muita atenção a tudo o que se relacionava com os deuses, relendo as escrituras. Esta proposta etimológica sublinha o caráter repetitivo do fenômeno religioso, bem como o aspecto intelectual.
Por outro lado, Lucio Célio Firmiano Lactâncio, intelectual e conselheiro de Constantino, primeiro imperador romano cristão ( 240 a 320 d.C) tinha outra opinião. Ele afirmava que o termo religião vem de religare, religar e que, portanto trata-se de um laço de piedade que serve para religar os seres humanos a Deus.
Podemos entender então que a palavra RELIGIÃO deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso. Agora ao usar a palavra "religião" podemos entender do que se trata, pelo menos na sua etimologia.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Dia Mundial da Rádio


Quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013.
95% dos habitantes da Terra ouvem rádio
O Dia Mundial da Rádio é celebrado hoje, 13 de fevereiro, por iniciativa da UNESCO. As principais solenidades decorrem na sede da organização, em Paris, para onde foram convidadas as maiores radio emissoras do planeta. O Dia Mundial da Rádio foi instituído pela UNESCO há relativamente pouco tempo, em 2011. A data não é casual: foi neste dia, em 1946, que a Rádio das Nações Unidas começou a transmitir. A rádio tem por fins principais a informação, a educação e o entretenimento. Para a UNESCO, o Dia Mundial da Rádio é um reconhecimento da utilidade que a rádio proporciona às pessoas há mais de cem anos. Mesmo as pessoas que não sabem ler e escrever tem acesso às informações através de um aparelho receptor das ondas de uma estação de rádio. Pesquisas indicam que 95% dos habitantes da Terra ouvem rádio. Aos colegas radialistas o reconhecimento da importância da função. Mais do que trabalhar em rádio durante toda a minha vida, sempre fui um ouvinte. São minhas emissoras favoritas em Curitiba: Banda B, Band News, CBN, Ouro Verde, Transamérica Light e 98 FM. Sentir-me-ia orgulhoso se trabalhasse em qualquer uma delas pela qualidade de sua programação.

Deus não tem religião

Quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013.
Acreditar, ter fé é um sentimento tão pessoal que não há quem ou o quê possa interferir ou controlá-lo a não ser o seu. Impingir esse sentimento a alguém é perda de tempo. Aquilo que acreditamos pode até não ser verdadeiro, mas caberá a cada um fazer essa descoberta. A ninguém mais. Aí sim haverá a possibilidade concreta de se rever aquilo que nossa pretensa fé nos induz creditar. Por isso pontuo esse sentimento, ao mesmo tempo em que respeito o das pessoas que me rodeiam neste planeta circular. Até o de um ateu merece respeito. Àquele que por fundamento se convenceu da existência de Deus e eu sou um deles, cabe por este credo orar para que os caminhos escolhidos por todos os levem compreender a essência da vida. Efêmera, passageira, porém fundamental para justificar no tempo de cada um a sua existência. Daí o respeito que se precisa ter à fé dos outro. Não importa qual crença tenha desde que através dela entenda os desígnios do Criador.  De onde viemos, porque estamos e para onde vamos.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A renúncia do Papa

Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013.
Bento 16 teve de lidar com os escândalos de pedofilia na Igreja (BBC/Londres)
A possibilidade de a vaga deixada em aberto pela saída do papa Bento 16, que anunciou sua renúncia nesta segunda-feira, ser ocupada por um candidato vindo de fora da Europa existe, mas enfrenta forte resistência da máquina administrativa da Igreja. A opinião é do vaticanista americano Kevin Eckstrom. Ele acredita que o italiano Ângelo Scola, de 71 anos, atual arcebispo de Milão, segue favorito na lista de sucessão papal. Correndo por fora, na sua avaliação, estaria o americano Timothy Dolan, de 62 anos, que se tornou a principal voz do catolicismo nos Estados Unidos depois de ter sido nomeado arcebispo de Nova York em 2009. Por outro lado, o professor de Teologia da PUC-Rio, Paulo Fernando Carneiro de Andrade lembra que a definição dos critérios para a escolha do novo pontífice é complexa. E tem mais. Há aqueles que não se contentam com versões oficiais e vão mais a fundo.

Vejam o que li agora à pouco na página do amigo José Maria Corrêa, via Facebook:

"Com total isenção e desejando informar-me sobre as circunstâncias da renúncia do Papa hoje à tarde dediquei algumas horas à leitura das análises elaboradas por jornalistas experts nos principais periódicos da Itália, França , Alemanha e Espanha. O mais difícil foi o péssimo sinal da Internet. O resumo do que li : O Papa renunciou abalado pela resistência da hierarquia do Vaticano em apoiar a luta que empreendia contra os abusos sexuais, a pedofilia e a corrupção financeira dos banqueiros. A saúde teria sido prejudicada pelo stress decorrente. É o que dizem analistas respeitados que aguardam as revelações escandalosas do Vatileaks." José Maria Corrêa

BBC


Na BBC, li também que iniciado em 2005, o curto pontificado do Papa Bento 16 foi marcado por várias polêmicas e alguns escândalos. Declarações do próprio pontífice provocaram críticas de muçulmanos, judeus, ativistas de defesa de direitos civis e autoridades médicas – estes últimos especialmente preocupadas com sua condenação do uso de preservativos. Entre os escândalos, ele teve de lidar com acusações de que o Vaticano teria ajudado a acobertar casos de pedofilia e, mais recentemente, um escândalo desatado pelo vazamento de documentos sigilosos que faziam referência à corrupção nos negócios da Igreja Católica com empresas italianas.

Próximo Papa pode ser negro

Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013.
A imprensa mundial, assim que o Papa Bento XVI anunciou sua renúncia começou a especular sobre os cardeais favoritos para sucedê-lo. Segundo a última lista do Vaticano, atualizada há duas semanas, um total de 119 cardeais estão aptos a votar e serem votados (aqueles com menos de 80 anos), incluindo cinco brasileiros. Dois nomes africanos surgem forte nesta especulação: Francis Arinze, cardeal da Nigéria e Peter Turkson, cardeal de Gana (fotos). Fala-se muito nesses dois nomes e não será novidade se um dos dois seja o escolhido. Entre os dois, o da Nigéria transmite mais confiança, mas a idade avançada lhe é desfavorável (72 anos). O de Gana, mais novo preenche uma das necessidades para o exercício do papado: energia. Vamos conhecê-los:
Peter Turkson, cardeal de Gana
Tido como favorito em duas casas de aposta, é presidente do Pontifício Conselho por Justiça e Paz e foi nomeado cardeal por João Paulo 2º após quase 30 anos de sua ordenação. Nascido em 1948 em Nsuta-Wassaw, uma região mineira na região oeste de Gana, é filho de uma metodista e um católico. Estudou e lecionou em Nova York e Roma antes de se tornar padre, em 1975. Poliglota, fala fante, uma das línguas de Gana, inglês, francês, italiano, alemão, entre outras, além de entender latim e grego. Sua popularidade no oeste da África é impulsionada por participações televisivas regulares, principalmente uma aparição semanal no canal estatal de Gana.
Francis Arinze, cardeal da Nigéria
 Nascido em Eziowelle, na Nigéria, em 1932, foi enviado quando criança para uma escola missionária irlandesa e logo decidiu virar padre. Foi ordenado em 1958 e começou a dar aulas de liturgia e filosofia no sudeste de seu país natal e também na Inglaterra. Foi consagrado bispo em 1965 e se tornou arcebispo dois anos depois. Liderou o órgão que hoje é conhecido como Pontifício Conselho pelo Diálogo Inter-religioso, responsável pelo relacionamento do Vaticano com outras religiões.
(IG)

O recheio do bolo

Terça-feira, 12 de fevereiro de 2013.
Não há como não desejar aquilo que nossos olhos alcançam, mas...
Aprendi que nem tudo que reluz é ouro. Demorei para entender que o que os olhos percebem é o estereótipo, não o conteúdo, geralmente camuflado. Os dias dos meses e anos foram passando e percebi também que mesmo os camuflados um dia se revelam, pois não há como enganar todos, todo o tempo. O que precisamos é nos acautelarmos diante do reluzente brilho dos que se vestem bem, falam bonito, escrevem encantadoramente e são privilegiados pelos contornos da genética. Já vi nessa vida muita torta imponente pela obra de arte de sua montagem. Asim como a grande maioria comi com os olhos. Mas, ao experimentá-las senti no paladar que seu interior não estava à altura da visão proporcionada pela sedução de seu exterior. Não faça comentários, nem coloque se coração naquilo que somente seus olhos alcançam. O "olfato e o paladar" exigem um mergulho essencial para conhecermos o verdadeiro sabor do "recheio do bolo".

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Grande Bob

Terça-feira, 12 de fevereiro de 2013.
“As vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas. O tempo passa e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!”
Bob Marley

INTERESSANTE SABER: 

Grande parte do trabalho de Bob Marley lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. A Música de Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais de sua terra natal e ele é considerado por ter dado voz ao nexo específico, político e cultural da Jamaica. Foi eleito pela revista Rolling Stone o 11º maior artista da música de todos os tempos. Seu pensamento ainda é atual. Deparamo-nos a cada quatro anos com novos representantes junto as esferas do poder. O que mais se constata é a permanências dos desafios maiores da gestão. As promessas de campanha tornam-se inexequíveis pelo desvio de prioridades dos eleitos. São sonhos alimentados pelos "embaladores de ocasião", geralmente, como disse Marley "pequenos demais para torná-los reais".

Para que se preocupar?

Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013.
Preocupar é ocupar-se de algo antes do tempo
Preocupar-se é se ocupar de alguma coisa antes do tempo devido. Já me aconselharam que “basta ao dia o seu mal”. Conselho bíblico, inclusive. E hoje me veio um chinês com um raciocínio meio louco sobre essa questão. Como de louco, todo mundo tem um pouco compartilho com os “amigos” que espero encontrar em lugares melhores do que aquele sugerido pelo oriental. Diz ele:
“Há apenas duas coisas com que você deve se preocupar: Se você está bem ou se você está doente. Se você está bem, não há nada com que se preocupar. Se você está doente, há duas coisas com que se preocupar: Se você vai se curar ou se vai morrer. Se você vai se curar, não há nada com que se preocupar. Se você vai morrer, há duas coisas com que se preocupar: Se você vai para o céu ou vai para o inferno. Se você vai para o céu, não há nada com que se preocupar. Agora se você for para o inferno, estará tão ocupado cumprimentando os velhos amigos, que nem terá tempo de se preocupar. Então, pra que se preocupar?”

Tempo, o senhor da razão

Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013.
“As vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas.
O tempo passa e descobrimos que grandes mesmo eram os
sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!”
 Bob Marley
O que machuca não é o amor. O que machuca são as ações das pessoas. O amor é só um sentimento. Li esse pensamento, mas não me recordo do autor. Só sei que, como sempre gravo conteúdos que me inspiram à reflexão. Não há como evitar que algum dia possamos nos decepcionar com este ou aquele. A vida me ensinou que geralmente a culpa menor é da pessoa que nos decepciona. O fato é que projetamos uma imagem irreal em alguém. A colocamos em um pedestal que não merecia estar. Aí, quando esse alguém se revela por inteiro, frustra a expectativa projetada por nós mesmos. Daí a cautela em conceituarmos ou pré-conceituarmos alguém, para baixo ou para cima. Bom mesmo é dar tempo ao tempo e não se entregar por inteiro a uma relação. Seja ela de amizade, profissional, social ou sentimental. Afinal, o tempo é e sempre será o senhor da razão.

Tolerância zero

Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013.
 

Da página de meu irmão, Gilmar Yared, no facebook:

Empresário Gilmar Yared
"Logo após a tragédia que matou meu filho e seu amigo devido a repercussão pelo envolvimento de um deputado e as suspeitas de outros políticos, começamos a receber visitas e telefonemas de pessoas desconhecidas a maioria procurando descobrir o que sabíamos. Chegamos a receber telefonemas de concorrentes da Coeur Douce, acusando a Christiane de querer aparecer com o objetivo de vender mais bolos de noiva. Nos ofereceram mais de um milhão de reais para que nos afastássemos do caso. A escolha do Dr. Elias Mattar Assad, o pensamento de mudar os hábitos com ações efetivas, testemunhos impactantes, criando a consciência saudável de que beber e dirigir não combina, a alegria de ver os nossos filhos regressarem às nossas casas, nos motivou a lutar pela vida.

Um pouco antes da campanha de 2010, um deputado federal muito rico nos procurou e ofereceu apoio ficanceiro ao Instituto Paz no Trânsito que tínhamos acabado de lançar, como não conseguiu se reeleger, não atende mais as nossas ligações. Mesmo com dificuldade, o IPTRAN tem levado à várias empresas, igrejas, escolas, universidades e associações através de palestras, o respeito e o amor pela vida. Um pedido: Se você possui um elevado, cadeirinha ou bebê conforto e não os utiliza, faça a doação. Eles serão entregues às famílias de baixa renda cadastradas pelo Instituto, seguindo critérios de troca, conforme a criança for crescendo.

Um amigo neste sábado criticava a Lei Seca por não poder mais beber seu vinho e dirigir com a prudência que segundo ele, sempre teve. Infelizmente muitas pessoas não entenderam o recado. Neste sábado no estacionamento de um hotel fazenda próximo a Foz do Iguaçu, uma criança de 4 anos foi atropelada e morta por um motorista embriagado. Este meu amigo deveria dar a notícia aos pais. A tolerância ZERO é para evitar tragédias como esta. Espero que neste feriado prolongado as estatísticas possam confirmar uma importante diminuição das tragédias de trânsito. O Brasil só irá crescer se as mudanças que tando esperamos, começarem primeiro em cada um de nós.

Gilmar Yared

Bento XVI renuncia no final do mês. Novo Papa deve ser conhecido até a Páscoa

Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013.
Papa Bento XVI fez o anúncio pessoalmente nesta segunda-feira (11). 
Pontífice disse que deixa o cargo por não ter mais forças para exercê-lo
(Foto G1)

Em comunicado, Bento XVI, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avançada e por "não ter mais forças" para exercer as obrigações do cargo. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi afirmou que o papado, exercido pelo teólogo alemão desde 2005 vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido, o que se espera ocorra até a Páscoa. Sucessor de João Paulo II, Bento XVI havia assumido o papado em 19 de abril de 2005, com 78 anos. O Vaticano afirmou que a renúncia vai se formalizar às 20 horas locais de 28 de fevereiro, 17 horas no horário brasileiro. Até lá, o Papa permanece à frente dos assuntos da igreja e irá cumprir os compromissos já agendados. (G1)

O telefonema

Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013.

O cara liga pra casa numa tarde para saber o que a esposa vai fazer para o jantar.

- Alô ? - diz uma vozinha de criança.

- Oi, querida, é o papai. Mamãe está perto do telefone ?
- Não, papai....ela está lá em cima no quarto com o tio Chico.

Após alguns segundos:
- Mas querida, você não tem um tio chamado Chico !!!

- Sim, eu tenho!....e ele está lá em cima no quarto com a mamãe.

- Tá bom !!!

...Então quero que você faça o seguinte: suba correndo as escadas, bata na porta do quarto e grite para a mamãe e para o tio Chico que meu carro acabou de parar na frente de casa.

- Tá legal, papai.

Alguns minutos depois, volta a menina:

- Eu fiz o que você disse, papai.

- E o que aconteceu ?

- Bem, a mamãe pulou da cama pelada e começou a correr pelo quarto gritando tropeçou no tapete e caiu pela janela da frente, e agora ela está morta...

- Oh, meu Deus !!!

- E o tio Chico? -

- Ele pulou da cama pelado também, estava muito assustado, e pulou pela janela do fundo para dentro da piscina...

...mas ele deve ter esquecido que você esvaziou piscina na semana passada para limpar, daí ele bateu a cabeça no fundo dela...

...e agora está lá, morto também...

Uma longa pausa e o cara diz:

- Piscina ???

- Por acaso o telefone dai é 3555-0739 ???

- Não !!!!!!!

- Desculpe, foi engano!!

É assim que tem de ser

Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013.
Exemplos que precisam ser seguidos: adversário não é inimigo. 
que perde hoje pode  ganhar amanhã e  sem um, não há o outro
Gostei. É assim que ter de ser. São adversários, jamais inimigos. O que seria de um se não houvesse o outro? Hoje não torço mais para time. Torço pelo bom futebol, pela disputa salutar. Que vença aquele que melhor se preparou e cujo desempenho torna a vitória convincente. As disputas nunca se encerram. O que perde hoje tem a chance de se recuperar no futuro. O que não pode é confundir e achar que uma disputada esportiva é a luta do bem contra o mal. A foto me inspirou a fazer esse alerta. É preciso que tratemos nossos adversários como necessários para que a pratica esportiva que tanto gostamos continue. Jamais pontuar a violência. Isso é coisa de derrotado. Daqueles que nem precisam de disputa para se sentirem derrotados. Perdidos pela incoerência e confusão de valores. Um abraço, meu amigo do Facebook, Kuriu e parabéns!

domingo, 10 de fevereiro de 2013

O consumismo e a educação

Domingo, 10 de fevereiro de 2013.
Li dois pensamentos hoje e fiz questão de anotar. O primeiro fala dos excessos na arte da avareza e do consumismo e de uma maneira brilhante define a sociedade moderna, refém da "compra sem necessidade" ou da poupança exagerada. Há quem diga que a propaganda é a maior responsável pela geração ou manutenção de empregos na indústria e no comércio. A ciência do convencimento que entendemos por "propaganda" a cada dia se especializa e se aperfeiçoa mais, para hipnotizar o incauto cidadão, distraído e equivocado na arte de bem viver. Vamos ao primeiro pensamento:
“As pessoas dividem-se entre aquelas que poupam como se vivessem para sempre e aquelas que gastam como se fossem morrer amanhã.” Aristóteles
Bem, o outro define, segundo o seu autor o que seja educação:
“Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem” Karl Kraus
Está certo o Karl. O desafio do século está posto: EDUCAÇÃO. Tanto aquela que gera conhecimento e portanto essencial ao desenvolvimento da sociedade, como a outra, que trata do relacionamento e do respeito entre as pessoas. Tanto a primeira quanto a segunda se insere no conceito de Kraus. As sociedades só serão consideradas efetivamente evoluídas se conseguirem satisfazer essas duas necessidades básicas de seus cidadãos.

Atlético-PR vence campeão da Romênia e fatura a Marbella Cup

Domingo, 10 de fevereiro de 2013.
Atacante Marcão comemora gol do título na Marbella Cup, disputada na Espanha.
Atlético não encontrou dificuldade para dominar o campeão da Romênia e sair 
com a taça. (Foto: Gustavo Oliveira/Site Oficial do Atlético)
O Atlético-PR venceu o Dínamo de Bucareste-ROM por 1 a 0 e faturou o título da Marbella Cup. O atacante Marcão marcou o gol da vitória rubro-negra ainda no primeiro tempo do jogo, que foi disputado na tarde deste domingo, no Estádio Municipal Marbella, em Málaga-ESP. A curta campanha rubro-negra na Europa contou com três vitórias sobre o Ludogorets Razgrad-BUL (6 a 2), Dínamo de Kiev-UCR (1 a 0), além da final. (Site do Clube)


Evite o tolo

Domingo, 10 de fevereiro de 2013.
“Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe,
muitos transmitem e poucos possuem” Karl Kraus
É preciso muito cuidado quando nos relacionamos com pessoas que se acham. Aquelas que pensam que sabem de tudo, que são superiores, que tratam o próximo com desdém. Na verdade são vazias, inseguras, estúpidas, tolas. Mas, não se reconhecem assim pela própria estultícia (estupidez, imbecilidade). Importante lembrar que se algum dia estiver com uma pessoa assim, evite discussão. Será perda de tempo. Ouça enquanto suportar e na primeira oportunidade afaste-se dela. Jamais a contrarie. Salomão, em sua sabedoria deixou esta recomendação, inspirado pela benção de Deus:  “Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia para que também não te faças semelhante a ele."  Provérbios 26:4

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More