terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Próximo Papa pode ser negro

Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013.

A imprensa mundial, assim que o Papa Bento XVI anunciou sua renúncia começou a especular sobre os cardeais favoritos para sucedê-lo. Segundo a última lista do Vaticano, atualizada há duas semanas, um total de 119 cardeais estão aptos a votar e serem votados (aqueles com menos de 80 anos), incluindo cinco brasileiros. Dois nomes africanos surgem forte nesta especulação: Francis Arinze, cardeal da Nigéria e Peter Turkson, cardeal de Gana (fotos). Fala-se muito nesses dois nomes e não será novidade se um dos dois seja o escolhido. Entre os dois, o da Nigéria transmite mais confiança, mas a idade avançada lhe é desfavorável (72 anos). O de Gana, mais novo preenche uma das necessidades para o exercício do papado: energia. Vamos conhecê-los:
Peter Turkson, cardeal de Gana
Tido como favorito em duas casas de aposta, é presidente do Pontifício Conselho por Justiça e Paz e foi nomeado cardeal por João Paulo 2º após quase 30 anos de sua ordenação. Nascido em 1948 em Nsuta-Wassaw, uma região mineira na região oeste de Gana, é filho de uma metodista e um católico. Estudou e lecionou em Nova York e Roma antes de se tornar padre, em 1975. Poliglota, fala fante, uma das línguas de Gana, inglês, francês, italiano, alemão, entre outras, além de entender latim e grego. Sua popularidade no oeste da África é impulsionada por participações televisivas regulares, principalmente uma aparição semanal no canal estatal de Gana.
Francis Arinze, cardeal da Nigéria
 Nascido em Eziowelle, na Nigéria, em 1932, foi enviado quando criança para uma escola missionária irlandesa e logo decidiu virar padre. Foi ordenado em 1958 e começou a dar aulas de liturgia e filosofia no sudeste de seu país natal e também na Inglaterra. Foi consagrado bispo em 1965 e se tornou arcebispo dois anos depois. Liderou o órgão que hoje é conhecido como Pontifício Conselho pelo Diálogo Inter-religioso, responsável pelo relacionamento do Vaticano com outras religiões.
(IG)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More