domingo, 10 de fevereiro de 2013

O consumismo e a educação

Domingo, 10 de fevereiro de 2013.

Li dois pensamentos hoje e fiz questão de anotar. O primeiro fala dos excessos na arte da avareza e do consumismo e de uma maneira brilhante define a sociedade moderna, refém da "compra sem necessidade" ou da poupança exagerada. Há quem diga que a propaganda é a maior responsável pela geração ou manutenção de empregos na indústria e no comércio. A ciência do convencimento que entendemos por "propaganda" a cada dia se especializa e se aperfeiçoa mais, para hipnotizar o incauto cidadão, distraído e equivocado na arte de bem viver. Vamos ao primeiro pensamento:
“As pessoas dividem-se entre aquelas que poupam como se vivessem para sempre e aquelas que gastam como se fossem morrer amanhã.” Aristóteles
Bem, o outro define, segundo o seu autor o que seja educação:
“Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem” Karl Kraus
Está certo o Karl. O desafio do século está posto: EDUCAÇÃO. Tanto aquela que gera conhecimento e portanto essencial ao desenvolvimento da sociedade, como a outra, que trata do relacionamento e do respeito entre as pessoas. Tanto a primeira quanto a segunda se insere no conceito de Kraus. As sociedades só serão consideradas efetivamente evoluídas se conseguirem satisfazer essas duas necessidades básicas de seus cidadãos.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More