Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 22 de março de 2014

Cautela com os equívocos visuais

Sábado 22 de março de 2014.
É preciso cautela com a aparência que à primeira vista seduz. O mal quando disfarçado de bem provoca mais estragos do que o mal aparente, pois apanha a vítima fragilizada pela ingênua pureza dos que não acreditam e nem esperam que sejam por ele atingidos.
“Haveria muito menos mal no mundo, se o mal não pudesse ser feito sob a aparência do bem” Marie Von Ebner Eschembach

Sucesso, filho da audácia

Sábado, 22 de março de 2014.
"Quem chega ao sucesso não perde seu tempo preocupado com
ele. Não foca na coroa, mas na sensação do reinado" JoYa
Benjamin Disraeli foi um político e escritor britânico de origem judaica italiana. Foi dele a definição curta e certeira de que o sucesso é o filho da audácia. Que o digam os acomodados, representantes de um conjunto de pessoas que acaba no ocaso da mesmice que infelizmente impõem a si mesmas. Geralmente quem chega ao sucesso não perde seu tempo preocupado com ele. Apenas luta por aquilo que acredita e não se intimida com obstáculos diante da persistência em busca de metas almejadas. Não foca na coroa, mas na sensação do reinado. E o primeiro e grande passo para as grandes conquistas será sempre a prioridade que dará na busca permanente do autoconhecimento. A maior conquista de uma pessoa e aquela na qual consegue dimensionar seus limites, linha tênue a separar uma vida acomodada daquela fadada ao sucesso. JoYa

Sucesso: conquista reconhecida ou satisfação?

Sábado, 22 de março de 2014.
"As pessoas acreditam equivocadamente que ser bem sucedido
é quando somos melhores do que os outros, ganhamos mais
ou temos um cargo mais alto"
Professor Richard Shell
Ser uma pessoa bem sucedida. Desejo de quem valoriza a vida e aquilo que faz. Mas, o que é ser uma pessoa bem sucedida? Aquela que se destaca em sua profissão e que em função de metas alcançadas atinge o que se chama de sucesso, isto é, o reconhecimento das demais pessoas àquilo que faz? As pessoas acreditam equivocadamente que ser bem sucedido é quando somos melhores do que os outros, ganhamos mais ou temos um cargo mais alto. O professor de direito e mestre em negociação Richard Shell não concorda com este pensamento. Ele diz que o verdadeiro sucesso é quando alguém se sente bem consigo mesmo, com suas decisões. Sucesso para este professor e palestrante do estado da Pensilvânia, nos EUA, não significa alcançar metas e ser reconhecido por isto, mas essencialmente sentir prazer naquilo que faz e nos resultados alcançados em defesa daquilo que acredita ou almeja. Concordo com Shell: sucesso é em primeiro lugar a satisfação com o resultado daquilo que fazemos. É o sentimento pessoal de orgulho por nossa história, pela trajetória que traçamos e pelo percurso conquistado. JoYa

sexta-feira, 21 de março de 2014

Apelo de um pai preocupado em salvar vidas

Sexta-feira, 21 de março de 2014.
Gilmar Yared e seu
filho Gilmar Rafael
Apelo feito pelo meu irmão, Gilmar, pai de Gilmar Rafael, uma das vítimas da tragédia do Mossunguê, protagonizada pelo ex-deputado Carli Filho. Trata-se de um apelo de um cidadão preocupado em salvar vidas:

* O Dr. René Dotti com toda a sua vasta experiência, seu passado como professor, poderia convencer o ex-deputado a assumir o que fez e enfrentar o Júri Popular. Com esta postura criaria uma nova leitura àqueles que bebem e dirigem, salvando vidas, contribuindo com a sociedade brasileira. Dr. René, defenda o seu cliente no Tribunal do Júri. 

Vamos achar os donos deste cachorrinho?

Sexta-feira, 21 de março de 2014.
Lindo cachorrinho se perdeu dos donos. Se você conhece avise. Se não, compartilhe no Facebook, assim como eu. Vamos ajudar a encontrar seus donos?
Amigos, ontem a noite encontramos esse lindo perdido na rua. Ele estava na frente da minha casa aqui
no Boqueirão. Por favor, não posso ficar com ele e acho que ele deve ter dono pois está bem cuidado. Por favor me ajudem a compartilhar essas fotos!!! Obrigada. Carol Rocha (Facebook)
Amigos, ontem a noite encontramos esse lindo perdido na rua. Ele estava na frente da minha casa aqui no Boqueirão. Não posso ficar com ele e acho que ele deve ter dono pois está bem cuidado. Por favor me ajudem a compartilhar essas fotos!!! Obrigada. Carol Rocha (Facebook)

Estamos todos no inferno

Sexta-feira, 21 de março de 2014.

Dedico esta postagem a todos os hipócritas que hoje nos representam junto às instituições sociais criadas para salvaguardar o direito do cidadão. Todas elas, sem exceção: legislativo, executivo e judiciário. Amigos do Facebook informam que a entrevista é fictícia, que o texto é de Arnaldo Jabor e não é atual, embora tenha sido publicado em O Globo. Mas, o interessante é o contexto da análise, na visão de quem não tem nada a perder perante uma sociedade atônita, refém de instituições corrompidas. Ao final, uma análise pontual sobre este conteúdo de um amigo da Internet o qual tenho o maior respeito, Brasilio Brito. Vale a pena ler e refletir.

Entrevista com o líder do PCC, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, ao jornal O Globo:

O GLOBO: Você é do PCC?

- Mais que isso, eu sou um sinal de novos tempos. Eu era pobre e invisível… vocês nunca me olharam durante décadas… E antigamente era mole resolver o problema da miséria… O diagnóstico era óbvio: migração rural, desnível de renda, poucas favelas, ralas periferias… A solução é que nunca vinha… Que fizeram? Nada. O governo federal alguma vez alocou uma verba para nós? Nós só aparecíamos nos desabamentos no morro ou nas músicas românticas sobre a “beleza dos morros ao amanhecer”, essas coisas… Agora, estamos ricos com a multinacional do pó. E vocês estão morrendo de medo… Nós somos o início tardio de vossa consciência social… Viu? Sou culto… Leio Dante na prisão…

O GLOBO: – Mas… a solução seria…

- Solução? Não há mais solução, cara… A própria idéia de “solução” já é um erro. Já olhou o tamanho das 560 favelas do Rio? Já andou de helicóptero por cima da periferia de São Paulo? Solução como? Só viria com muitos bilhões de dólares gastos organizadamente, com um governante de alto nível, uma imensa vontade política, crescimento econômico, revolução na educação, urbanização geral; e tudo teria de ser sob a batuta quase que de uma “tirania esclarecida”, que pulasse por cima da paralisia burocrática secular, que passasse por cima do Legislativo cúmplice (Ou você acha que os 287 sanguessugas vão agir? Se bobear, vão roubar até o PCC…) e do Judiciário, que impede punições. Teria de haver uma reforma radical do processo penal do país, teria de haver comunicação e inteligência entre polícias municipais, estaduais e federais (nós fazemos até conference calls entre presídios…). E tudo isso custaria bilhões de dólares e implicaria numa mudança psicossocial profunda na estrutura política do país. Ou seja: é impossível. Não há solução.

O GLOBO: – Você não têm medo de morrer?
- Vocês é que têm medo de morrer, eu não. Aliás, aqui na cadeia vocês não podem entrar e me matar… mas eu posso mandar matar vocês lá fora…. Nós somos homens-bomba. Na favela tem cem mil homens-bomba… Estamos no centro do Insolúvel, mesmo… Vocês no bem e eu no mal e, no meio, a fronteira da morte, a única fronteira. Já somos uma outra espécie, já somos outros bichos, diferentes de vocês. A morte para vocês é um drama cristão numa cama, no ataque do coração… A morte para nós é o presunto diário, desovado numa vala… Vocês intelectuais não falavam em luta de classes, em “seja marginal, seja herói”? Pois é: chegamos, somos nós! Ha, ha… Vocês nunca esperavam esses guerreiros do pó, né? Eu sou inteligente. Eu leio, li 3.000 livros e leio Dante… mas meus soldados todos são estranhas anomalias do desenvolvimento torto desse país. Não há mais proletários, ou infelizes ou explorados. Há uma terceira coisa crescendo aí fora, cultivado na lama, se educando no absoluto analfabetismo, se diplomando nas cadeias, como um monstro Alien escondido nas brechas da cidade. Já surgiu uma nova linguagem.Vocês não ouvem as gravações feitas “com autorização da Justiça”? Pois é. É outra língua. Estamos diante de uma espécie de pós-miséria. Isso. A pós-miséria gera uma nova cultura assassina, ajudada pela tecnologia, satélites, celulares, internet, armas modernas. É a merda com chips, com megabytes. Meus comandados são uma mutação da espécie social, são fungos de um grande erro sujo.

O GLOBO: – O que mudou nas periferias?

- Grana. A gente hoje tem. Você acha que quem tem US$40 milhões como o Beira-Mar não manda? Com 40 milhões a prisão é um hotel, um escritório… Qual a polícia que vai queimar essa mina de ouro, tá ligado? Nós somos uma empresa moderna, rica. Se funcionário vacila, é despedido e jogado no “microondas”… ha, ha… Vocês são o Estado quebrado, dominado por incompetentes. Nós temos métodos ágeis de gestão. Vocês são lentos e burocráticos. Nós lutamos em terreno próprio. Vocês, em terra estranha. Nós não tememos a morte. Vocês morrem de medo. Nós somos bem armados. Vocês vão de três-oitão. Nós estamos no ataque. Vocês, na defesa. Vocês têm mania de humanismo. Nós somos cruéis, sem piedade. Vocês nos transformam em superstars do crime. Nós fazemos vocês de palhaços. Nós somos ajudados pela população das favelas, por medo ou por amor. Vocês são odiados. Vocês são regionais, provincianos. Nossas armas e produto vêm de fora, somos globais. Nós não esquecemos de vocês, são nossos fregueses. Vocês nos esquecem assim que passa o surto de violência.

O GLOBO: – Mas o que devemos fazer?
- Vou dar um toque, mesmo contra mim. Peguem os barões do pó! Tem deputado, senador, tem generais, tem até ex-presidentes do Paraguai nas paradas de cocaína e armas. Mas quem vai fazer isso? O Exército? Com que grana? Não tem dinheiro nem para o rancho dos recrutas… O país está quebrado, sustentando um Estado morto a juros de 20% ao ano, e o Lula ainda aumenta os gastos públicos, empregando 40 mil picaretas. O Exército vai lutar contra o PCC e o CV? Estou lendo o Klausewitz, “Sobre a guerra”. Não há perspectiva de êxito… Nós somos formigas devoradoras, escondidas nas brechas… A gente já tem até foguete anti-tanques… Se bobear, vão rolar uns Stingers aí… Pra acabar com a gente, só jogando bomba atômica nas favelas… Aliás, a gente acaba arranjando também “umazinha”, daquelas bombas sujas mesmo. Já pensou? Ipanema radioativa?

O GLOBO: – Mas… não haveria solução?

- Vocês só podem chegar a algum sucesso se desistirem de defender a “normalidade”. Não há mais normalidade alguma. Vocês precisam fazer uma autocrítica da própria incompetência. Mas vou ser franco…na boa… na moral… Estamos todos no centro do Insolúvel. Só que nós vivemos dele e vocês… não têm saída. Só a merda. E nós já trabalhamos dentro dela. Olha aqui, mano, não há solução. Sabem por quê? Porque vocês não entendem nem a extensão do problema. Como escreveu o divino Dante: “Lasciate ogna speranza voi cheentrate!” Percam todas as esperanças. Estamos todos no inferno.


"Estamos todos no inferno. Não há solução, pois não conhecemos nem o problema" Marco Willians Herbas Camacho
 (5 fotos)

Análise de Brasílio Brito:
* Ele se diz culto e lê Dante, mas acho que parou apenas no primeiro livro: "O inferno", tem mais o purgatório e o paraíso. Fica no "inferno" aquele que não tem consciência de seus erros e não sabe a força que tem. Realmente vivemos numa sociedade dominada pelo crime e não é apenas o PCC não, basta ver o que acontece no nosso congresso e no judiciário, porém temos muita gente que não aparece, não faz politica, não faz guerras mas batalha contra o maior inimigo que é sua própria natureza, e aos poucos vai acendendo para outros patamares ou níveis de consciência. A saída para os que não acordam talvez seja encontrada em outro livro que acredito ele não tenha lido: O apocalipse. Será que esta próximo?

Recomendação pela vida

Sexta-feira, 21 de março de 2014.
Fotos de colisões fatais provocadas por motoristas embriagados (Fonte Internet)
Direção e bebida com teor alcoólico não combinam 
Serve para todos os dias, mas neste em especial. E também amanhã, sábado. Nada contra você gostar de baladas, barzinhos da vida e até participar de festas e jantares sociais. Faz parte da vida. Do relaxamento depois de uma semana de trabalho. Mas, se for beber cerveja ou qualquer produto alcoolizado, não dirija no retorno. Use táxi ou pegue carona com amigo abstêmio.
Não estou sendo chato, embora pareça a primeira vista. O que quero evitar são cenas como estas das fotos que escolhi aleatoriamente na internet. Com certeza as vítimas ao saírem de casa não imaginavam o que lhes esperava e se lessem uma recomendação como a que estou fazendo, talvez até a considerariam "coisa de mala". Na hora de escolher, opte pela vida. JoYa

‪”Canarinho” da Praça é Nossa morre vítima de infarto, em São Paulo

Sexta-feira, 21 de março de 2014.

Vítima de infarto, Aloísio Ferreira Gomes, o “Canarinho”
morreu nesta sexta-feira, em São Paulo, aos 86 ano
O humorista Aloísio Ferreira Gomes, que ficou conhecido pela interpretação do personagem Canarinho, morreu na manhã desta sexta-feira, em São Paulo. Aos 86 anos, ele sofreu um ataque cardíaco. O comediante atuava no humorístico A Praça é Nossa, do SBT. A assessoria de imprensa da emissora confirmou a morte. Aloísio Ferreira Gomes nasceu em Salvador em 1927. Em 1955, chegou a São Paulo, onde passou a participar de programas humorísticos.  Ele participou também de filmes como 'O Dia que o Santo Pecou' e 'Costinha, o Rei da Selva', além de viver o Gamizé na primeira versão do 'Sítio do Picapau Amarelo'. O corpo do humorista será cremado. Ainda não há informações sobre velório. G1

Defesa de Carli Filho entra com recurso para alterar decisão do TJ-PR pelo julgamento do caso em júri popular

Sexta-feira, 21 de março de 2014.
Espera dolorida por uma Justiça emperrada por
medidas processuais legais, porém protelatórias
A defesa do acusado Luiz Fernando Ribas Carli Filho, representada pelo advogado criminalista René Dotti, entrou com recurso de embargos de declaração no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Objetivo da medida é tentar modificar os termos da última decisão que determinou a remessa do caso para julgamento pelo júri popular. Este recurso da defesa deverá ser julgado na próxima quinta-feira (27/3) ou em seções posteriores pela mesma Primeira Câmara Criminal e Relator Desembargador Telmo Cherem. O advogado Criminalista Elias Mattar Assad, que funciona no processo como assistente da acusação pela família de uma das vítimas (Gilmar Rafael Yared) declarou que o recurso tem cunho meramente protelatório e que nada há para ser aclarado ou modificado na paradigmática decisão do TJPR.
*É como tentar convencer um especialista em foliáceas que o mesmo entregou alface no lugar de chicória". Poupe-me. (JoYa)

O projeto escandaloso que afasta a Sanepar do povo

Sexta-feira, 21 de março de 2014.
Luis Carlos Martins
Confio em que Cheida, pé vermelho, médico, ativista, origem ideológica de esquerda, conhecedor e defensor ferrenho de nossa biodiversidade não vote neste escandaloso projeto que vai na contramão de tudo o que defendeu na vida. É dele a frase: "Pior do que afirmar que há espécies inúteis na natureza é o homem se autoproclamar o mais útil das espécies". Cheida: esqueça o preço, pontue o valor. Preço se paga, valor se leva! A Sanepar foi criada para priorizar o serviço público e não o lucro dos acionistas. Caso vote, conheço o povo londrinense, não será eleito nem mais para síndico de prédio no Cafezal. JoYa

** Recebi a confirmação após escrever o texto acima que o ambientalista e médico Luis Eduardo Cheida votou a favor do projeto de venda de ações da Sanepar. Cheida, estou decepcionado com você. Juro que por essa eu não esperava. Com a palavra os eleitores londrinenses. Lembra do Moisés? Vai ser difícil convencer seus eleitores a partir desta postura totalmente equivocada, cujo ônus político será devastador para você. Eu fui um eleitor do Cheida quando por 13 anos morei em Londrina. Admirava muito sua postura em defesa do meio ambiente. Não me causou surpresa o voto do Romanelli. Agora o do Cheida, sim. Faço esta crítica como cidadão e como eleitor. Profundamente lamentável.
Governador Beto Richa
Por declarar que iria votar contra projeto da Sanepar, governo tira Luiz Carlos Martins da Assembleia , o mesmo era suplente e tinha assumido a vaga. Publicado em 19 de março de 2014,16:09
Da Redação
O deputado Luiz Carlos Martins (PSD) foi afastado da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (20) por decisão do governo do Paraná. Sem avisá-lo, o governo chamou o secretário do meio ambiente, Luiz Eduardo Cheida (PMDB) para voltar ao cargo, às pressas, porque Martins havia declarado que iria votar contra o projeto que aumenta o capital social da Sanepar e coloca à venda ações da companhia.



O desafio do dia seguinte

Sexta-feira, 21 de março de 2014.
FOTO: Crédito/Celso Prado
Nunca aprendemos o bastante, por mais idade que alcancemos nesta vida. O que nos remete a uma busca permanente do conhecimento que está logo ali, no dia seguinte a nos desafiar à verdadeira conquista: transformar o conhecimento adquirido em sabedoria. Aprendi, tenho 60. Oxalá chegue aos 61. isto não tem preço, pois é valor. Preço se paga, valor se leva. JoYa

Ler só não basta - Conteúdo do livro A Essência do Ser

Sexta-feira, 21 de março de 2014.
"Há que se objetivar a leitura que fazemos do mundo e, a partir daí
pontuar a qualidade do conteúdo que buscamos nos livros" JoYa
“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever, inclusive a sua própria história” Bill Gates
Há pessoas que adquirem desce cedo o hábito da leitura. Bom, muito bom. Mas não basta. O conteúdo daquilo que se lê e a objetividade da assimilação através da leitura são muito importantes. Certa vez me vi dentro de uma sala cheia de livros. Ao olhar mais atentamente percebi que ali estavam para decoração do escritório da pessoa que o usava. Eram livros sem manuseio. Em outra, me deparei com certa quantidade de livros em uma estante. Ao retirar alguns livros para observação, por pura curiosidade vi que o conteúdo era duvidoso, embora a quantidade impressionasse. O pedagogo Paulo Freire lembrava que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Devemos, portanto, objetivar a leitura que fazemos do mundoi e, a partir daí, pontuar a qualidade do conteúdo que buscamos nos livros. Isso diminuirá a perda de tempo precioso para o bem que a leitura certamente nos fará. O poeta Mario Quintana afirmava que “o verdadeiro analfabeto é aquele que aprendeu a ler, mas não lê” e se lê, não tem a capacidade de escolher conteúdos que objetivem o seu desenvolvimento intelectual. Ler por ler não basta! JoYa

* Numa promoção da Editora Instituto Memória, terça-feira que vem, dia 25 de março, ocorrerá nova noite de autógrafos no Palacete dos Leões. Portanto, estarei à disposição para autografar o livro A Essência do Ser que foi lançado no último dia 25 de fevereiro e que estará a venda no local. O Palacete dos Leões fica na Avenida João Gualberto, 530, Alto da Glória, Curitiba. O evento começa às 19 horas. O estacionamento é amplo e gratuito. Conto com a sua presença. JoYa

quinta-feira, 20 de março de 2014

Vitória sobre nós mesmos - Inspirado no conteúdo do livro A Essência do Ser

Quinta-feira, 20 de março de 2014.
A vida é uma série de acontecimentos sequenciais que envolvem passado, presente e futuro. Acredito que a vida não seja apenas uma soma das experiências que tivemos. Ela é mais, muito mais. Mesmo que fuja ao nosso controle, o futuro deve ser almejado com a força dos que insistem em viver o novo, de novo e 
de novo. Só assim viabilizamos o futuro, que embora incerto é possível. O certo é que cada um vive sem dimensionar direito a força que tem até que a sua única alternativa é ser forte. Daí ser fundamental nunca desistir daquilo em que se acredita, pois é esse crédito que nos dá a força de que se necessita para seguir adiante. O jornalista e escritor espanhol José Ortega y Gasset já dizia que a vida é uma série de colisões com o futuro. Dizia ainda que “a vida não é apenas uma soma do que temos sido, mas sim do que desejamos ser”. Não esqueça disso: Lute por aquilo que acredita.
O Palacete dos Leões fica na Avenida João Gualberto,
530, Alto da Glória, Curitiba. O evento começa às 19
horas. O estacionamento é amplo e gratuito. Conto
com  a sua presença.
JoYa
Será esta luta que dará o verdadeiro sentido à sua existência. Aí sim poderá se considerar verdadeiramente um vitorioso. “A verdadeira força não nasce de um músculo rígido, mas sim de um coração flexível” Frei Carlos Murion
** Numa promoção da Editora Instituto Memória, terça-feira que vem, dia 25 de março, ocorrerá nova noite de autógrafos no Palacete dos Leões. Portanto, estarei à disposição para autografar o livro A Essência do Ser que foi lançado no último dia 25 de fevereiro e que estará a venda no local. 

Morre Bellini, o capitão campeão da seleção de 58

Quinta-feira, 20 de março de 2014.
O Brasil perde mais um campeão do mundo. Capitão da seleção brasileira na conquista de sua primeira Copa, em 1958, Bellini morreu nesta quinta-feira, aos 83 anos, em São Paulo. Desde 2011, ele sofria de Mal de Alzheimer e vivia entre idas e vindas ao hospital. Internado nesta semana, ele não resistiu. Ele será sepultado nesta sexta-feira, em Itapira, sua cidade natal, no interior de São Paulo. Foi ele quem criou o gesto de erguer a Taça Jules Rimet, que mais tarde viria em definitivo para o Brasil.

Bellini encerrou sua carreira no Atlético Paranaense. Não chegou a ser campeão pelo clube paranaense, pois sua última partida foi em 20 de julho de 1969, em um Atletiba que terminou em 0x0. O Atlético sagrar-se-ia campeão no ano seguinte, em 1970. Bellini veio para Curitiba junto com outro campeão mundial, o lateral Djalma Santos, falecido ano passado. JoYa

Aniversários interrompidos

Quinta-feira, 20 de março de 2014.
Gilmar Rafael Souza Yared, que teve sua vida interrompida
aos 26, completaria hoje 31 anos 
Se já é dolorido sepultarmos nossos pais, avós e tios, imagine a dor de sepultar os mais novos. E quando este é um filho? A morte do Filho no madeiro da cruz impõe a que entendamos a dimensão do sacrifício por uma causa. Neste caso a da Salvação estendida a todos. Hoje Gilmar Rafael Souza Yared estaria completando 31 anos. Sua vida foi interrompida aos 26. Dor inimaginável em seus pais. Intensa saudade nos demais parentes e amigos. Sua vida foi ceifada em ocorrência que indigna e atinge a todos, pois assim como aconteceu com ele poderia ter acontecido com qualquer um. E o pior: as causas que levaram à sua violenta morte ainda não foram devidamente julgadas e discutidas. Esta omissão gera a sensação de impunidade que trás a todos o perigo de que volte a acontecer só que com outros protagonistas. Hoje lutamos para que sua morte e a de seu amigo não tenham sido em vão. Que o sacrifício da dor vivido por seus pais, principalmente, e por seus parentes e amigos e que a indignação social gerada pela morosidade da justiça sejam compensados por um sopro de consciência hoje principalmente de parte dos ministros do STJ, em Brasília. O que motivou as mortes de Gilmar Rafael e de Carlos Murilo precisa ser assumido, discutido e tratado com a responsabilidade de quem tem interesse na salvaguarda da vida social. É triste, muito triste conviver com a realidade de aniversários interrompidos pela violência de um trânsito insensato que transfere as velas dos bolos comemorativos aos gélidos túmulos dos cemitérios. JoYa

Cautela com mudanças pretendidas

Quinta-feira, 20 de março de 2014.
 O autoconhecimento esclarece e
dimensiona nossas escolhas
Mudar é preciso, mas com o cuidado necessário para não comprometer a essência de nosso ser. Muitas vezes em busca de algo melhor, sacrificamos o que mais é importante em nossa vida. Sacrifícios valem, mas com limites. O autoconhecimento esclarece e dimensiona nossas escolhas. É preciso não esquecer que somos responsáveis pelas consequências de nossas ações. Li dia desses e concordo plenamente: Na vida mais do que recompensas e castigos o que há são consequências. O relacionamento interpessoal impõe a que sejamos responsáveis por aquilo que cativamos nas pessoas e jamais devemos macular este sentimento gerado em busca do que achamos melhor para nós. O sentimento egoísta não nos é gratificante. O custo será muito alto e geralmente, ao final, se perceberá que não valeu a pena. Temos o direito de ser feliz sim, desde que nossa felicidade não gere tristeza em quem quer que seja. Somos seres sociais e esta é a primeira e mais pontual responsabilidade que temos com o mundo que nos cerca: A felicidade só é possível se compartilhada. Não há outro caminho. Ninguém consegue ser feliz verdadeiramente se este sentimento gerar a infelicidade em outrem. Como escrevi no início deste texto:"Mudar é preciso, mas com o cuidado necessário para não comprometer a essência de nosso ser." JoYa

quarta-feira, 19 de março de 2014

Meu pai tinha razão

Quarta-feira, 19 de março de 2014.
Na época de torcedor fanático eu não perdia jogo do meu time por nada. Cheguei a atravessar o Brasil de avião para vê-lo competir. Era torcedor de campo mesmo. Um dia levei meu pai ao Couto Pereira e percebi que ele ficava em silêncio acompanhando os primeiros trinta minutos de jogo. Em seguida descrevia o esquema tático dos dois treinadores e aí sim dava seu palpite sobre quem estava melhor em campo e quem merecia vencer. Não importava qual clube fosse. Hoje entendo que meu pai era torcedor do bom 
futebol. Não importava quem estivesse jogando. Depois de tanta decepção, com a seleção e com meu time mesmo, um dia acordei e tirei o nariz de palhaço que insistia em usar como adorno de um torcedor fanático que ia às lágrimas de emoção nas vitórias e de tristeza, nas derrotas. E me perguntei: o que muda na minha vida se meu time ganha ou perde uma partida ou até mesmo um campeonato? Que transferência infeliz é esta que me faz ficar agressivo com os torcedores dos times adversários? Depois de ter presenciado uma cena despropositada de violência protagonizada por um médico contra um torcedor de seu próprio clube me indignei e parei de ir a campo de futebol. Algum tempo depois me lembrei da postura de meu pai e comecei a 
torcer pelo time que estivesse melhor em campo. Continuo a gostar de futebol. É um costume de infância, afinal meu pai foi um atleta profissional na juventude. Era goleiro e me levava, quando criança, nos treinamentos e meu tio aos jogos em que ele atuava. O futebol faz parte de minha vida. Mas não tenho mais time de preferência. Torço pelo bom futebol. E só. Acho que está de bom tamanho. Hoje lamento pelo comportamento dos torcedores mais fanáticos que encaram adversários como se fossem inimigos. Que sentimento mais equivocado. 
Muitos morrem e não vão perceber que na vitória ou na derrota de seu time, nada vai mudar em sua vida. Mudança somente para aqueles que são profissionais e estão diretamente envolvidos com o resultado da equipe de seu interesse, jogadores ou não. De resto, só jogo de cena mesmo. É o teatro da vida, no qual muitos são meros figurantes de um show que insiste em continuar, mas que na verdade não influi em nada em suas vidas a não ser pelas equivocadas transferências que fazem pelas vitórias ou derrota dos outros. É, hoje percebo que meu pai tinha razão. JoYa 

Reincidente, leite da marca Líder é retirado do mercado por adulteração

Quarta-feira, 19 de março de 2014.
Mas não é que aconteceu de novo. A Secretaria Estadual da Saúde do Paraná determinou nesta terça-feira (18) a imediata suspensão da venda de dois lotes do Leite UHT Integral, da marca Líder. A orientação para quem já adquiriu o produto é que também suspenda o consumo imediatamente.
Perigo
A adulteração do leite ocorre por meio do uso de ureia, que contém formol e pode causar sérios danos à saúde do consumidor. A ureia é utilizada para mascarar a adição de água ao leite, o que aumenta o volume do produto. Se o leite adulterado for consumido em grandes quantidades ou por um longo período de tempo, a intoxicação por formol 

pode até causar câncer.
Punição severa
Os responsáveis por este tipo de fraude deveriam ir para a cadeia e a marca ser retirada do mercado definitivamente. Não é possível que se tente corrigir uma atitude como esta com suspensão, multa ou advertência. É crime cruel, pois pode levar o consumidor à morte em um longo prazo, sem lhe dar a mínima chance de evitar o mal que o veneno trará à sua saúde. JoYa
Informações complementares
* A medida foi tomada após o Ministério da Agricultura informar irregularidades em unidades dos lotes “Lob 04 D 06:00”, fabricado em 13/02/2014, e “Lob 18 C 04:01”, fabricado em 14/02/2014. Ambos os lotes foram produzidos no Estado do Rio Grande do Sul e distribuídos no Paraná. A interdição cautelar dos lotes determina que o comerciante recolha o produto irregular que porventura ainda esteja à venda. Já as pessoas que têm o leite em casa devem evitar o consumo e buscar os seus direitos de consumidor junto ao local onde comprou o produto. (SESA-PR)

Viver é evoluir

Quarta-feira, 19 de março de 2014.
"Viver é essencialmente  aprender e  justificar a vida é
fundamentalmente usar todo conhecimento adquirido
em benefício da harmonia e equilíbrio consigo mesmo 

e com o mundo que nos cerca" JoYa
Este sou eu hoje. 60 anos de constante aprendizado e evolução. Sei que sou melhor hoje do que fui ontem. Mas não é o bastante. Sei que preciso melhorar muito mais. Reconhecer-se imperfeito é o primeiro passo. Vergonha na cara, o segundo. Determinação e confiança vêm em seguida. Mas, tudo é permissão de Deus. Não lembro de ter contribuído com minha vinda. Minha partida também não foi anunciada e, provavelmente nem será. Então me resta dignificar o intervalo entre um acontecimento e outro, chamado vida. Entender esta premissa e ter o compromisso pessoal de melhorar o proceder para si e para o mundo com certeza vai dignificá-la. É o que priorizo neste momento que classifico como "especial" em minha existência. JoYa

A verdadeira elegância (Conteúdo da obra A Essência do Ser)

Quarta-feira, 19 de março de 2014.
“A verdadeira elegância é o caráter,
pois molda a essência do Ser”
É salutar não confundir elegância com educação embora, creio se completem. Há muitas pessoas educadas, porém com péssimo gosto para se vestir e outras ainda com postura corporal de assustar. Em contrapartida há muita gente que impressiona pela elegância, ao mesmo tempo em que choca pela petulância, arrogância e má educação. Ao enfatizar que “a verdadeira elegância é a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado sutil de se deixar distinguir”, Paul Valéry, um filósofo, escritor e poeta francês da escola simbolista definiu corretamente a sutiliza de seu entendimento. É bem por aí. Ao se colocar diante do espelho nunca se esqueça disso. A pessoa elegante é aquela que busca nas coisas um complemento harmônico das linhas de seu ser. Do corpo e do proceder. Não há como separar uma da outra. "No direito e no avesso, seja bela", como dizia Coco Chanel. 

“A verdadeira elegância é a arte de não se fazer notar,
aliada ao cuidado sutil de se deixar distinguir”
 Paul Valéry
** Numa promoção da Editora Instituto Memória, terça-feira que vem, dia 25 de março, ocorrerá nova noite de autógrafos no Palacete dos Leões. Portanto, estarei à disposição para autografar o livro A Essência do Ser que foi lançado no último dia 25 de fevereiro e que estará a venda no local. O Palacete dos Leões fica na Avenida João Gualberto, 530, Alto da Glória, Curitiba. O evento começa às 19 horas. O estacionamento é amplo e gratuito. Conto com a sua presença. JoYa

Previsão do tempo Simepar

Quarta-feira, 19 de março de 2014.
É  preciso atenção para os temporais de final de tarde na região
da Grande Curitiba
(Crédito: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)
Durante esta quarta-feira um sistema de baixa pressão 'aprofunda-se' e ganha intensidade sobre a Região Sul. Por isso, o ambiente atmosférico se torna ainda propício para a ocorrência de chuvas/temporais nos três estados sulinos. O dia começou abafado no Paraná e a instabilidade aumenta rapidamente no decorrer do período. A partir da tarde ocorrem temporais, mas, semelhante aos últimos dias, de forma isolada sobre a maioria das regiões paranaenses.
Tempo instável com chuvas
Portanto, o tempo permanece bastante instável e chuvoso nessa quinta-feira no Paraná. É esperado expressivo volume de chuva em grande parte da região paranaense, principalmente sobre os municípios da metade sul. Chove a qualquer hora do dia, mas as chuvas mais fortes ocorrem mesmo entre a tarde e a noite.
Atenção
O excesso de precipitação aumenta os riscos de alagamentos nas áreas mais suscetíveis e de enxurradas/cheias em córregos e riachos; áreas com risco de deslizamentos e o nível dos rios também devem ser monitorados. Recomenda-se uma atenção especial às orientações da Defesa Civil e acompanhamento dos próximos boletins e alertas meteorológicos. 

Fonte: Lizandro Jacobsen – Meteorologista do Simepar

terça-feira, 18 de março de 2014

Sociedade muda

Terça-feira, 18 de março de 2014.
“Se não acendemos Luz da fé e dos bons propósitos em nossos corações, como
esperar que enxerguemos o caminho certo a percorrer e assim elevarmo-nos à
condição da verdadeira mudança? JoYa
Para que efetivamente uma sociedade deixe de ser muda para almejar verdadeiramente mudar é necessário que entenda de uma vez por todas que cada um de seus membros precisa acender para ascender. Se não acendemos a Luz da fé e dos bons propósitos em nossos corações, como esperar que enxerguemos o caminho certo a percorrer e assim elevarmo-nos à condição da verdadeira mudança? Aquela em preconiza que todo desenvolvimento será inócuo se não beneficiar o conjunto de seus integrantes. Enquanto o desenvolvimento social não contemplar a todos, não haverá justiça e sem a justa distribuição das riquezas por ela produzida, uma sociedade tenderá a permanecer refém de seus próprios limites. Uma sociedade sem pontuar a luta pela igualdade é fraca na essência e muda na aparência. E uma sociedade muda, não muda. JoYa

Oração

Terça-feira, 18 de março de 2014.
Senhor, meu Pai do Céu.
Abençoe seu servo e liberta-o das amarras da insensatez, da inveja e da sombria dissimulação que separam e diminuem as pessoas. Dê-lhe forças, Senhor para que levante e siga adiante para Sua honra e glória. 
Amém

Equilíbrio e Justiça - Conteúdo do livro "A Essência do Ser"

Terça-feira, 18 de março de 2014.
O filósofo grego Aristóteles dizia que “A base da sociedade é a justiça; o julgamento constitui a ordem da sociedade: ora o julgamento é a aplicação da justiça”. Um dos maiores entraves hoje para se chegar ao equilíbrio das relações sociais é a sensação de injustiça que impera pelo retardamento manifesto do Estado em aplicar a Lei que ele mesmo cria. O cidadão é um amontoado de virtudes e defeitos que precisa ser regido e controlado pelas normas de conduta onde se pontua que o direito de um termina onde começa o do outro. Daí a necessária postura contra a inércia do julgador que induz à injustiça pelo falta do manifesto legal. JoYa
“Se ages contra a justiça e eu te deixo agir, então a injustiça é minha” Mahatma Gandhi




A nova noite de autógrafos será dia 25 de março, terça-feira, no
Palacete dos Leões, Alto da Glória, Curitiba, a partir das 19 hora
s
* Terça-feira que vem, dia 25 de março, o editor Anthony Leahy me convidou para participar de nova noite de autógrafos. Portanto, estarei à disposição para autografar o livro A Essência do Ser lançado no último dia 25 de fevereiro e que estará a venda no local. O evento acontece no Palacete dos Leões, Avenida João Gualberto, 530, Alto da Glória, Curitiba, a partir das 19 horas. Estacionamento amplo e gratuito. Conto com a sua presença. JoYa

População orientada a "segurar" o lixo dentro de casa

Terça-feira, 18 de março de 2014.
Coleta de lixo prejudicada em Curitiba
Utilidade Pública: Prevendo uma greve rápida, a Prefeitura de Curitiba através de sua secretaria do meio ambiente orienta a população para que não exponha o lixo nas cestas em frente as suas residências durante a paralisação dos coletores, que começou nesta terça-feira (18). Nenhuma medida emergencial está prevista já que a expectativa é de que um acordo aconteça nas próximas reuniões entre a Cavo, empresa responsável pela coleta e o Simeaco, sindicato que representa a categoria. Uma nova reunião entre a Cavo e o Siemaco acontece nesta tarde e a proposta será encaminhada aos trabalhadores à noite. Os trabalhadores na coleta (um trabalho reconhecidamente difícil) percebem um salário medíocre. Menos de novecentos reais por mês. Pode ser que o movimento termine ainda hoje, mas a reivindicação salarial deverá ser levada em conta. Em caso contrário, não haverá como segurar o lixo dentro das residências por muito tempo e nossa capital viverá uma situação semelhante a do Rio de janeiro durante e após o carnaval deste ano. JoYa

Reincidente, Posto Cajuru é lacrado por venda de gasolina batizada

Terça-feira, 18 de março de 2014.
Posto Cajuru foi apanhado pela terceira vez adulterando combustível
(Crédito/Bruno Henrique/Site Rádio Banda B)
Polícia especializada lacrou hoje o Posto Cajuru, aqui em Curitiba, flagrado mais vendendo gasolina com 64% de etanol, índice bem superior ao máximo permitido que é de 26% por litro. Localizado na esquina das Ruas Mauricio Fruet e Luiz França, o posto é reincidente, pois nos outros dois flagrantes o estabelecimento também estava vendendo a chamada gasolina “batizada”. Que esta operação sirva de alerta aos demais. Pode não ser o único a utilizar esta prática desonesta. Gaeco/Banda B

“A Essência do Ser” no II Sarau Literário Instituto Memória

Terça-feira, 18 de março de 2014.
Obra literária de minha autoria, A Essência do Ser estará à disposição para
ser adquirida e autografada durante o evento do próximo dia 25 de março
no Palacete dos Leões, Avenida João Gualberto , 530, Alto da Glória, Ctba.
Na próxima terça-feira, dia 25 de março, a partir das 19 horas, o Instituto Memória Editora & Projetos Culturais e o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul realizam mais um Sarau Literário, evento cultural que visa dar vez e voz à cultura nacional. Durante o evento serão entregues os Certificados de Mérito e Reconhecimento em homenagem às mulheres que fizeram a diferença, quebraram paradigmas e ocuparam o seu lugar no mundo, representadas por Arriete Rangel de Abreu, Marilena Wolf De Mello Braga e Carolina Vila Nova. Na oportunidade algumas obras literárias serão lançadas. Lá estarei à disposição para autografar meu livro A Essência do Ser, lançado no último dia 25 de fevereiro e que estará a venda no local. O evento acontece no Palacete dos Leões, Avenida João Gualberto, 530, Alto da Glória, Curitiba. Estacionamento amplo e gratuito. Conto com a sua presença. JoYa

segunda-feira, 17 de março de 2014

Bêbados ao volante: Roleta russa imposta à sociedade brasileira

Segunda-feira, 17 de março de 2014.
“Um motorista bêbado, sem carteira e em alta velocidade tirou a vida de Egon
Koerner Junior (55) em um BRM na região de Ponta Grossa. Egon, natural de
Porto União, SC, morava em Florianópolis onde era Procurador Regional do
Trabalho de Santa  Santa Catarina. Enquanto nossas leis deixarem impunes
motoristas irresponsáveis e nossas autoridades de trânsito não realizarem a
segurança na saída das baladas e festas em clubes e salões tradicionais de
eventos, continuaremos a receber notícias tristes como esta.” TrilhasBR
Sábado, 15 de março de 2014. Na mesma hora em que perdia este conhecido de minha infância, estava em um casamento da filha de uma amiga. Confesso que não conhecia noventa por cento das pessoas naquele salão, porém o comportamento percebido não foi incomum, pois o vejo em todas as festas que vou. Bebidas alcoólicas (vinho, cerveja, licor) servidas à vontade. E ninguém se importando com nada. A lei sendo transgredida e a festa continuava como se nada estivesse acontecendo. Fico indignado, pois nas ramificações de minha família mesmo vejo isto. Nós da segunda geração dos Yaredes não temos por costume ingerir bebida alcoólica. Os poucos que assim o fazem, agora, depois da tragédia que se abateu sobre nós com a morte prematura do Gilmar Rafael, têm tomado o cuidado de reservar um motorista para conduzir o veículo em caso de ingerir bebida alcoólica. Eu mesmo assim procedo em caso de decidir por tomar um ou no máximo dois cálices de vinho, única exceção que faço. As demais bebidas não aprecio. Odeio cerveja. A realidade é que estamos reféns da insensatez e da imensa sensação de impunidade da grande maioria do povo brasileiro. Culpa da péssima educação e desta tragédia que é a legislação brasileira, sempre condescendente aos réus protagonistas de crimes de trânsito provocados pela embriaguez ao volante. Depois da experiência vivida pela morte de um parente, acontecimento que acabou por aguçar minha observação sobre esta triste realidade, lhes garanto: muitas vidas serão perdidas até que alguma coisa seja feita de prático diante da questão. Talvez esta geração não viva para testemunhar as mudanças estruturais em nossa legislação. Até lá, a impunidade imperará, principalmente àqueles que tiverem dinheiro para contratar bons advogados que certamente se utilizarão desta perniciosa legislação processual penal brasileira para beneficiar seus clientes. Que Deus nos ajude e nos livre dos insensatos, pois estamos como que numa roleta russa. Saímos sem a mínima certeza de que retornaremos, sãos e salvos deste verdadeiro exército de bêbados soltos em nossa sociedade. JoYa

Sorte ou azar?

Segunda-feira, 17 de março de 2014.
"Não há castigo, muito menos recompensa, mas essencialmente
consequências daquilo que pensamos, assumimos, decidimos e
exteriorizamos" 
JoYa
Penso que é bobagem este sentimento de que temos sorte ou azar. Tudo na vida parte de uma ação. Não há castigo, muito menos recompensa, mas essencialmente consequências daquilo que pensamos, assumimos, decidimos e exteriorizamos. Daí ser providencial que antes de qualquer tomada de decisão, a pessoa pense e reflita a respeito das consequências da ação que pretende executar. O planejamento de nossas ações nos prepara melhor às reações naturais que despertam no mundo e nas pessoas com quem nos relacionamos. Quanto mais planejamento, menos surpresas desagradáveis. Mais do que sorte ou azar, vivemos sempre a consequência de nossas decisões. É, portanto, injusto imputar a algo ou a alguém culpa por uma decisão mal planejada e, em consequência uma ação mal executada. Tome, portanto cuidado com sua ansiedade que leva a decisões precipitadas. Não esqueça: "Mais que castigo ou recompensa, vivemos e um mundo de consequências". JoYa

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More