segunda-feira, 17 de março de 2014

Compromisso ou envolvimento?

Segunda-feira, 17 de março de 2014.

"Quando o indivíduo tem compromisso com sua essência,  a vida
não se torna um fardo pesado de carregar"
Roberto Shinyashiki
São palavras sinônimas, portanto podem ser usadas de forma a dar o mesmo sentido em uma frase. - "Estou envolvido com a causa. Sempre fui comprometido em salvaguardar nossa biodiversidade", por exemplo. Mas, no relacionamento interpessoal me parece que comprometimento soa mais forte do que envolvimento. -"Estou envolvido num jogo de sedução, mas na verdade não desejo me comprometer." Envolver-se é relacionar-se com alguém sem nenhum compromisso prévio que não seja o desejo apenas de estar juntos. Caso um dia se perca o interesse, de comum acordo, a relação se esvai. Há envolvimento, não comprometimento. Agora, quando o casal está comprometido com a união, até as situações difíceis são motivo para fortalecê-la. Envolvimento é seduzir-se pela aparência daquilo que é gostoso, nos agrada e trás sensação de bem estar. Comprometimento é pontuar a essência de uma união: o desejo de estar sempre juntos, custe o que custar. Doa o que doer. São valores invisíveis aos olhos, mas profundamente fortes na união de propósito de duas pessoas em torno de suas vidas, não importa se na alegria ou na dor. O compromisso não é com o momento, mas com a vida. E eu pergunto: Você se sente envolvido (a) ou comprometido (a)? JoYa

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More