Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 27 de julho de 2013

Gestão de Pessoas, Investimento Pessoal e Corporativo

Palestra: Gestão de Pessoas, Investimento Pessoal e Corporativo 
Por Jorge Yared Filho - Jornalista, Bacharel em Ciências Jurídicas e MBA Gestão de Pessoas

“Passamos a maior parte de nosso tempo tentando consertar situações conflituosas originadas por inabilidade de relacionamento” (Dom Helder Câmara)

"Interromper não quer dizer desistir. Pode ser a oportunidade
de se construir um novo e vitorioso final"
JYF
Utilizo este espaço no blog para informar aos meus amigos da mais recente palestra que passei a apresentar, destinada a todos que de alguma forma lidam com pessoas, profissional ou socialmente. Ela se utiliza de conceitos tradicionais da ciência da administração para motivar o profissional, de qualquer campo, a mudar o foco de sua vida tanto pessoal, quanto profissional e social. A motivação de sempre se pontuar a essência, sua e a dos outros, ao estabelecer ou dimensionar valores. Pontua noções de autoconhecimento e de relacionamento interpessoal como ferramentas para se atingir os objetivos necessários à mudança pretendida.
Estimula o indivíduo a parar para refletir sobre si mesmo, ao mesmo tempo em que o direciona a melhorar as relações com o mundo e com as pessoas que o cercam. Muitas vezes a vida exige que paremos para refletir. Da reflexão à tomada de decisão para mudar, melhorar, aperfeiçoar, necessário se faz firmar a certeza de que o esforço seja recompensado e como consequência o bom retorno das ações estabelecidas.

"Parar o que se está fazendo não quer dizer desistir. Pode ser a oportunidade da oxigenação e de se construir um novo e vitorioso final" JYF


Contatos:
Blog Jorge Yared: jorgeyared.blogspot.com

Telefones: 041 96229657 – TIM e 041 3226 6069 – FIXO

Imitadores de Cristo

Sábado, 27 de julho de 2013.
O Papa Francisco citou a “incoerência de cristãos”. Na Via-Sacra marcada por
discurso politizado e crítico, Francisco relacionou a perda de fiéis a falhas de
clérigos da Igreja, ontem, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro
(Folhapress/ Foto de Ueslei Marcelino/Reuters)
O Papa Francisco proferiu uma mensagem aos fiéis por ocasião da encenação da 'Via Crucis". No conjunto da sua mensagem, na JMJ, ontem no Rio de Janeiro, ele lembrou a todos que "Ninguém pode tocar na Cruz de Jesus, sem nela deixar parte de si mesmo". Acreditar, professar e agir concretamente, conforme se entenda a mensagem nos dada através de palavras e testemunho são desafios permanentes daqueles que se dizem cristãos. Mais do que carregar a cruz "de" Cristo é carregá-la "com" Cristo. É trazê-lo junto às nossas ações, para os bons e os maus momentos, nossos e dos outros. Não é ação fácil, pois a natureza humana nos impele o individualismo, egoismo, egocentrismo, enfim ações e sentimentos focados primeiro em nossas satisfações. Quem acredita no mensageiro que testificou, deve seguir seu exemplo e também dar testemunho vivo ao conteúdo da mensagem. Isso é toca na cruz de Cristo. Isto é carregar a cruz, com Cristo. JYF

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Universitário da PUC-PR some depois de aula

Sexta-feira, 26 de julho de 2013.
Luis Fernando Sousa Demario, de 17 anos
está desaparecido deste terça-feira, dia 23

(Foto via Facebook)
O estudante de engenharia Luís Fernando Sousa Demario, de 17 anos, está desaparecido desde a manhã da última terça-feira, dia 23. Ele cursa o primeiro ano na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). O pai de Luís, Antônio Demario, contou à rádio Banda B que deixou o filho na universidade pela manhã e quando foi buscá-lo por volta das 13h ele não voltou mais. Quem tiver informações sobre o paradeiro do estudante pode ligar para os telefones: (41) 9816-3350, 9933-1035 ou 3329-4034, ou para a DVC: (41) 3815-3000. A Delegacia de Vigilância e Capturas (DVC) de Curitiba investiga o caso.

O feedback

Sexta-feira, 26 de julho de 2013.
O tripé da comunicação se consolida com o
 mensageiro, a mensagem e o receptor
Recebi hoje pela manhã uma mensagem, via Facebook, de um participante da palestra sobre "Gestão de Pessoas e sua importância no meio educacional" que fiz ontem no município da Lapa. Ele agradeceu pelo conteúdo exposto quanto a gentileza, a evolução e principalmente no que mais o tocou: o de buscar o melhor de si. São palavras que "ecoaram em meu futuro", reconheceu.
Minha resposta:
Sou um mensageiro. Um portador de mensagens. Não as crio. As aprendi, experimentei e sou prova viva de que são fundamentais para uma oxigenação em nossa forma de ser e posteriormente proceder. Agradeço muito por você ter recebido a mensagem. Assim, o tripé da comunicação se consolidou: A mensagem, o mensageiro e o receptor. Mas, como disse, tudo é lindo, belo, exuberante a primeira vista, quando se examina a aparência. O que conta e aí está a grande diferença, é a essência, o interior e a posterior prática. A concretização dos anseios baseados na pureza do sentir e na essência do ser em permanente evolução. Ser melhor que ontem e focar no hoje para que o amanhã seja uma sequência positiva e reagente de um passado que o justifique. JYF

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Previsão indica chuva para esta sexta em Curitiba

Quinta-feira, 25 de julho de 2013.

Segundo as previsões, o curitibano terá um dia chuvoso nesta sexta
(Foto do Blog  Na Mira do Leitor/Doralice Araújo)
Previsão do tempo para sexta-feira: O Instituto Simepar publica em sua página na internet que "gradativamente a massa de ar seco e frio perde suas características principais, seca e muito fria, e seu centro avança para leste. Ou seja, a sexta-feira já inicia com temperaturas mais elevadas que nos dias anteriores. Ainda faz um frio ao amanhecer, porém sem previsão de temperaturas negativas. No leste e litoral a nebulosidade predomina e as chuvas serão registradas em vários momentos. Nas demais regiões o sol aparece entre poucas nuvens." Infelizmente para quem esperava sol para esta sexta-feira em Curitiba e região, a previsa frustou ao indicar chuva intermitente pela manhã e à noite e de forma ocasional e leve à tarde. A temperatura mínima será de cinco graus e a máxima não passa de doze. A partir de sábado o tempo se firma e aí sim o sol dará o ar de sua graça, porém com a intensidade conhecida do inverno curitibano. (Simepar)

O teste da cunhada

Quinta-feira, 25 de julho de 2013.
A minha namorada e eu estávamos juntos a mais de um ano, por isso decidimos casar. Só havia uma coisa que me chateava. Era a irmã mais nova dela. A minha futura cunhada , tinha 16 aninhos, usava mini-saias com um bumbum durinho e perfeito e grandes decotes com belos e fartos seios. Tinha a mania de abaixar perto de mim, me olhando com uma olhar de atrevida, e tive muitas vezes visões de sua roupa interior. Um dia convidou-me pra ir ver os convites de meu casamento, que estavam prontos. Disse-me que em breve eu estaria casado e confessou que ela tinha sentimentos e desejos por mim, que ela não conseguia esquecer e nem queria. Eu fiquei em total choque e nem consegui dizer uma palavra !

Ela disse:

- Vou lá pra cima, pro meu quarto, se quiseres …

Fiquei atônito. Estava congelado, enquanto observava subir as escadas. Quando ela chegou ao topo da escada, puxou a calcinha e atirou-a pela escada para mim. Eu fiquei lá por um momento, então virei-me e fui direto à porta da frente. Abri a porta e sai de casa, indo correndo desesperadamente para o meu carro. O meu futuro sogro estava la fora. Com lágrimas nos olhos, abraçou-me e disse.

- Estamos muito contentes que tenhas conseguido passar no nosso pequeno teste … Não podíamos pedir um melhor homem para nossa filha. Bem vindo à família!

Moral da história : É melhor guardar as camisinhas no carro do que na carteira.

O outro que nos é necessário

Quinta-feira, 25 de julho de 2013.
Cheguei à pouco da cidade da Lapa onde realizei a primeira palestra sobre Gestão de Pessoas, após o recebimento do certificado de MBA. Foi gratificante passar aos professores da Rede Estadual de Ensino do Colégio Agrícola da Lapa e do Colégio São José noções da importância da aplicação de conceitos de Gestão de Pessoas no ambiente educacional. A palestra fez parte da Formação Continuada dos valorosos professores lapeanos. Entre os assuntos tratados abordei sobre o relacionamento interpessoal e sua importância para o desenvolvimento de nossas vida social, laborativa e familiar. Na verdade, a relação interpessoal acontece em todos os meios: familiar, educacional, social, institucional e profissional. O ser humano não basta em si mesmo. Ele é um ser absolutamente social, isto é, precisa dos outros para sobreviver. De manter contato com os outros para sobreviver. Daí, a importância do conhecimento e da preparação para bem se relacionar com as outras pessoas. Profissional bem sucedido não é aquele que possui só conhecimento técnico, mas também habilidade de lidar com as pessoas. Critérios como flexibilidade, criatividade e inteligência emocional são fundamentais para o crescimento pessoal e profissional do indivíduo. Nossa forma de ser, pensar e agir influencia diretamente nossos relacionamentos sociais e profissionais e o êxito em ambos só acontece quando colocamos em primeiro lugar o respeito às diferenças. Não somos seres iguais. O respeito às diferenças, portanto se faz necessário na busca da harmonia com o mundo. Assim como servimos às pessoas, nos servimos delas também. Dom Helder Câmara lembrava que "Passamos a maior parte de nosso tempo tentando consertar situações conflituosas originadas por inabilidade de relacionamento”. Indico a todos os que lidam com pessoas a se aprofundarem sobre o assunto. Só faz bem e potencializa nossas relações em todos os sentidos, por exemplo, a postura gentil, a atenção sensível e o retorno às comunicações que recebemos.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Ovo quente e previsão de especialista

Terça-feira, 23 de julho de 2013.
Ovo quente, boa opção para amenizar os efeitos do frio
Já escrevi a respeito. Mas, a informação do especialista é mais completa. Quem e interessa em saber como será o clima amanhã é só ler logo abaixo. Lizando não erra. Uma boa noite a todos. Não se esqueça das recomendações: evite choque térmico (saída de banho quente ou de quarto aquecido direto para um ambiente frio). Faça uma adaptação de alguns minutos e agasalhe-se bem. Opte por alimentos calóricos e não deixe os pés e o peito desguarnecidos. Sou de terra fria e desde criança sigo essas recomendações. Lembro que antes de ir para o Grupo Escolar ou para o Ginásio, minha querida mãe, Dona Lia, me preparava um ovo quente. Colocava em uma caneca o ovo, como se fosse para cozer, só que tirava antes. Quebrava, colocava numa xícara ou copo, adicionava sal e dava para beber. Macetes de quem nasceu e viveu como se, no inverno, morasse em um freezer. Boa Noite pessoal!
Quarta-feira, 24 de Julho de 2013.
Foto do inverno passado que poderá se repetir nesta quarta
pela manhã no Jardim Botânico, em Curitiba. Previsão é de
dois graus negativos 
A massa de ar polar segue presente no Paraná nesta quarta-feira, quando deveremos observar frio intenso em todas regiões do Estado. Deve gear em praticamente todas regiões paranaenses. Mesmo no norte e no noroeste os indicativos são de geadas fortes, com mínimas previstas próximas a 0°C. O sol predomina durante o dia, mas, mesmo assim, não chega a aquecer muito. Seguirá muito frio também na quinta e sexta-feira, principalmente na madrugada e primeiras horas da manhã. Novamente com risco de geadas. (Lizandro Jacóbsen - meteorologista do Simepar)

Morre Djalma Santos, ex-lateral direito da seleção brasileira

Terça-feira, 23 de julho de 2013.
Djalma Santos, bi-campeão mundial, marcou época na
lateral direita da seleção brasileira
(Foto Divulgação)
Se na música estamos tristes pela perda do incomparável sanfoneiro Dominguinhos, no mundo do futebol o luto está por conta da perda do grande lateral direito da seleção brasileira, Djalma Santos. Neste 23 de julho de 2013, o craque visto por muitos como o melhor lateral-direito de todos os tempos deixou a vida, aos 84 anos. Ele morreu em Uberaba, interior mineiro, onde morava há duas décadas. Segundo nota divulgada pelo Hospital Dr. Hélio Angotti, o ex-jogador faleceu às 19h30 em decorrência de uma pneumonia grave e instabilidade hemodinâmica, culminando com parada cardiorrespiratória. Ele estava hospitalizado desde o dia 1º de julho. Bicampeão mundial em 1958 e 1962 e presente nas duas finais, na Suécia e no Chile, Djalma deixa luto mais forte nos torcedores de Palmeiras, Portuguesa e Atlético-PR, os clubes que defendeu. Também esteve nas Copas de 1954 e 1966. Marcou época. (G1)

Morre Dominguinhos, um dos melhores sanfoneiros do Brasil

Terça-feira, 23 de julho de 2013.
Músico Dominguinhos morreu nesta terça-feira em SP
(Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem/AE)
O Brasil dorme mais triste hoje. O músico Dominguinhos morreu nesta terça-feira (23), aos 72 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão. De acordo com o hospital, o músico morreu às 18h em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas. Instrumentista, cantor e compositor, Dominguinhos ganhou em 2002 o Grammy Latino com o “CD Chegando de Mansinho”. Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan. Considerado o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com 8 anos. Aos 13 anos, morando no Rio, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como seu herdeiro artístico. (G1)

Quem viu, viu

Terça-feira, 23 de julho de 2013.
Flagrante da neve que caiu em alguns pontos isolados de Curitiba e Região Metropolitana
(Foto Rodolfo Buhrer/Estadão)
Se você não teve a oportunidade de ver a neve hoje em Curitiba, não verá mais. Pelo menos neste esfriamento, pois as condições de chuva já não existem mais. O Simepar reconheceu a ocorrência do fenômeno de forma isolada em algumas regiões de Curitiba. Para os próximos dias agora a previsão é de muito frio durante a madrugada especialmente. Segundo o Instituto Simepar vai gear em várias cidades do Paraná por pelo menos dois dias com temperatura negativas. Depois disto a temperatura vai subir de forma gradativa. A previsão para a madrugada de amanhã, quarta-feira, dia 24 é de dois graus negativos. O tempo abre a tarde com sol, mas o frio persistirá na sequencia com previsão de zero grau na madrugada de quinta-feira. Agasalho, muito cobertor e alimentos calóricos são recomendados. Cuido com as mudanças bruscas de temperatura. Tomar um banho quente, estar em um ambiente com aquecedor e sair desprotegido no ambiente frio. O choque térmico é perigoso e leva muita gente para a cama. JYF

Quando o ser é "gente"

Terça-feira, 23 de julho de 2013.
"Sucesso profissional. Falarei também sobre este tema na palestra que
apresentarei quinta-feira, às 14 horas, no Colégio São José, na Lapa"
O ser humano não basta em si mesmo. Ele é um ser absolutamente social, isto é, precisa dos outros para sobreviver. Daí, a importância do conhecimento e da preparação para bem se relacionar com as outras pessoas. Profissional bem sucedido não é aquele que possui só conhecimento técnico, mas também habilidade de lidar com as pessoas. Critérios como flexibilidade, criatividade e inteligência emocional são fundamentais para o crescimento pessoal e profissional do indivíduo. Não somos seres iguais. O respeito às diferenças, portanto se faz necessário na busca da harmonia com o mundo. Assim como servimos às pessoas, nos servimos delas também. JYF

Neve e chuva congelada em algumas regiões da Grande Curitiba

Terça-feira, 23 de julho de 2013.
Foto registrada hoje pela manhã por um ouvinte da rádio
Banda B, de Curitiba
(Site da Banda B)
A grande maioria do povo curitibano não tem outro assunto hoje. Repartindo atenções com a chegada do Papa e o nascimento do bisneto da Rainha da Inglaterra, a expectativa pela ocorrência de neve domina as rodas de conversa. E não é que o fenômeno foi registrado em alguns setores da Grande Curitiba. O primeiro deles foi o município de Araucária, a 30 km da capital. Depois, o fenômeno foi verificado em Fazenda Rio Grande, também na RMC, além de bairros da capital como Fazendinha, Cidade Industrial de Curitiba e Sítio Cercado. A última vez que nevou por aqui foi em 1975, há 38 anos.  E os curitibanos devem ficar atentos ao longo do dia, pois há condições para nevar na região hoje. Não confundir neve com chuva congelada.
Entenda a razão

Para que haja possibilidade do fenômeno, três fatores precisam ocorrer: a umidade do ar, o posicionamento das massas de ar e a queda brusca da temperatura em torno de zero grau. Fechando esses três fatores, aí sim poderemos testemunhar o raro fenômeno.  E as condições climáticas neste momento favorecem a precipitação.

A histórica nevasca de 1975

Lembro bem quando, em 1975, até a agencia estadual de meteorologia (como era chamada na época) foi pega de surpresa com a nevasca que atingiu Curitiba. O professor Oswaldo Iwamoto, hoje com 61 anos e aposentado, era quem dava as informações do tempo para nós da Rádio Clube Paranaense e demais colegas jornalistas. Ele, confessa, juntamente com seu colega César Duquia (ainda em atividade), foram surpreendidos com a neve, pois não tinham como o Simepar tem hoje, os equipamentos que poderiam "detectar" as três condições acima relatadas. A temperatura desceu, no dia 17 de julho de 1975 a -0,5 graus. Havia intensa umidade do ar e mais o posicionamento dos ventos possibilitaram a rara ocorrência. Mas, a neve não durou muito. Um pouco mais de uma hora, tempo suficiente para deixar toda a região de Curitiba com paisagem européia. Lembro bem que a alegria do dia 17 se transformou em pesadelo no dia seguinte. As temperaturas continuaram a cair e ao atingir seis graus negativos em praticamente todo o Estado, arrasou os cafezais do norte paranaense originando a conhecida
"geada negra". Essa ocorrência causou um estrago tão grande em nossa economia que até hoje não conseguimos mais recuperar o título de maior produtor de café do mundo. Nem do Brasil somos mais. As culturas de milho, trigo e soja foram paulatinamente tomando conta das grandes regiões produtoras de café do Paraná. Na época o desemprego na agricultura foi tanto que ocasionou um verdadeiro problema social nos pequenos e médios municípios do interior, com o fenômeno do êxodo rural, que acabou por engrossar os bolsões de pobreza das grandes cidades. Faço esse registro em minha página do Face, pois muitos dos que vivem a expectativa da nova ocorrência de neve em nossa região não imaginam o estrago que a baixa temperatura pode ocasionar em nossa principal atividade econômica, afinal ainda somos considerados o estado celeiro do Brasil. Torço principalmente para que as geadas, caso ocorram, jamais cheguem do jeito que chegaram no dia 18 de julho de 1975 nos fantásticos estados agrícolas do sul do Brasil, notadamente o nosso rico Paraná. JYF

*A foto acima comprova que nevou hoje em Curitiba, sim. O site da Banda B informa que o Instituto Meteorológico Metsul, postou em seu perfil na rede social twitter, por volta das 5h desta terça-feira (23), que as próximas seis horas estão propícias para neve em Curitiba. Segundo o Metsul, “Modelos indicam que temperatura em altura ideal para formação da neve sobre Curitiba seria alcançada durante as próximas 6 horas. Até agora CTBA teve instabilidade, mas não ar frio em altura pra neve. Terá frio em altura em breve, logo dependerá de instabilidade”, afirmou o instituto.

* Anda não nevou em toda a capital paranaense por que mesmo que o frio seja suficiente na superfície, não chegou ainda ao ponto de formação da neve, pois depende ainda da pressão da massa de ar juntamente com a umidade em toda as as regiões da capital, altas e baixas. Por enquanto, os registros são isolados e de fraca intensidade.

Missa de 7° dia do Cel. Anselmo

Terça-feira, 23 de julho de 2013.
Cel. Anselmo José de Oliveira
(Foto PMPR)
A missa de sétimo dia do Cel Anselmo José de Oliveira acontecerá hoje terça-feira, 23, às 19 horas, na Paróquia São José em Vilas Oficinas. A referida igreja fica rua Raul de Oliveira, 185, próximo ao terminal de Vilas Oficinas. Fica entre o terminal e o posto de saúde da região. É preciso atenção para quem vai até o local e não o conhece. A prefeitura alterou o número do endereço. Antes era 38, hoje é 185. Para estacionar o veículo no pátio da Igreja é necessário contornar a quadra e ingressar na rua José Clóvis de Oliveira Weisheimer.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Curitibano dorme focado na neve

Segunda-feira, 22 de julho de 2013.
Praça Santos Andrade, manhã do dia 17 de julho de 1975
 A grande maioria do povo curitibano não tem outro assunto hoje. Repartindo atenções com a chegada do Papa e o do nascimento do bisneto da Rainha da Inglaterra, a expectativa pela ocorrência de neve domina as rodas de conversa. Tem muita gente se precavendo e até solicitando a profissionais que passam a noite trabalhando para que não se façam de rogados e acionem seu celular em caso de o fenômeno ocorrer. Só que para nevar em Curitiba três fatores precisam ocorrer. Até agora um deles somente se manifesta: a umidade do ar. Os outros dois ainda precisam se estabelecer: o posicionamento das massas de ar e a queda brusca da temperatura para a mínima de zero grau. Fechando esses três fatores, aí sim poderemos testemunhar o raro fenômeno em nossa região. Lembro bem quando, em 1975, a agencia estadual de meteorologia foi pega de surpresa com a nevasca que atingiu Curitiba. O professor Oswaldo Iwamoto, hoje com 61 anos e aposentado, era quem dava as informações do tempo para nós da Rádio Clube Paranaense e demais colegas jornalistas. Ele, confessa, juntamente com seu colega César Duquia (ainda em atividade), foram surpreendidos com a neve, pois não tinham como o Simepar tem hoje os equipamentos que poderiam "detectar" as três condições acima relatadas. A temperatura desceu, no dia 17 de julho de 1975 a -0,5 graus. Havia intensa umidade do ar e o posicionamento dos ventos possibilitaram a rara ocorrência. Mas, a neve não durou muito. Um pouco mais de uma hora, tempo suficiente para deixar toda a região de Curitiba com paisagem européia. Lembro bem que a alegria do dia 17 se transformou em pesadelo no dia seguinte. As temperaturas continuaram a cair e ao atingir seis graus negativos em praticamente todo o Estado, arrasou os cafezais do norte paranaense originando a conhecida "geada negra". Essa ocorrência causou um estrago tão grande em nossa economia que até hoje não conseguimos mais recuperar o título de maior produtor de café do mundo. Nem do Brasil somos mais. As culturas de milho, trigo e soja foram paulatinamente tomando conta das grandes regiões produtoras de café do Paraná. Na época o desemprego na agricultura foi tanto que ocasionou um verdadeiro problema social nos pequenos e médios municípios do interior, com o fenômeno do êxodo rural, que acabou por engrossar os bolsões de pobreza das grandes cidades. Faço esse registro em minha página do Face, pois muitos dos que vivem a expectativa da nova ocorrência de neve em nossa região não imaginam o estrago que a baixa temperatura pode ocasionar em nossa principal atividade econômica, afinal ainda somos considerados o estado celeiro do Brasil. Torço principalmente para que as geadas, caso ocorram, jamais cheguem do jeito que chegaram no dia 18 de julho de 1975 nos fantásticos estados agrícolas do sul do Brasil, notadamente o nosso rico Paraná. JYF

Papa Francisco pede licença para bater à porta de nosso coração

Segunda-feira, 22 de julho de 2013.
"Não tenho ouro nem prata, mas trago o que mais precioso me foi
dado: Jesus Cristo. Venho em seu nome para alimentar a chama de
amor fraterno que arde em cada coração. A paz de Cristo esteja
com vocês" (Papa Francisco)
Ao desembarcar hoje no Brasil, o Papa Francisco começou a mostrar a que veio. Carismático, encanta a todos por onde passa. Mas, o que mais me impressionou e emocionou foi a forma generosa e amável com que se dirigiu ao povo brasileiro, pela primeira vez em nosso solo. Ao lembrar da grandeza do Brasil enalteceu a pureza do coração de nossa gente e pediu licença para bater e entrar no de cada um de nós. Lembrou que não trás nem ouro, nem prata, mas o que mais de valor possui: Jesus Cristo. Seja bem vindo Papa Francisco. Tua missão é grandiosa, mas se torna pequena diante de Quem representas. Que o teu testemunho continue a lembrar da importância de Jesus Cristo em nossas vidas. JYF

A gentileza é humilde

Segunda-feira, 22 de julho de 2013.
"Não precisa ser perfeito, basta ser verdadeiro"
Você já parou para perceber que gostamos das pessoas mais pelo que elas são e não por aquilo que elas têm? Para e pense nas pessoas que você gosta verdadeiramente e note que é a mais pura verdade. Daí posso afirmar que devemos nos ocupar sempre com aquilo que podemos proporcionar às pessoas através do nosso "ser" e deixar em plano secundário a sempre presente preocupação com aquilo que podemos "oferecer". Uma gentileza em hora necessária (gesto de carinho) será muito mais impactante do que um delicioso jantar à quem provavelmente sinta mais fome de carinho do que de comida. Esta encontra-se bem mais facilmente do que aquele. A primeira se compra, o segundo se ganha na conquista do verdadeiro sentimento que nos edifica: o amor. JYF

Começa a esfriar

Segunda-feira, 22 de julho de 2013.
Não é preciso ser muito sensível para perceber que a temperatura começa a cair em Curitiba. Estávamos com mínima de dez graus, porém a previsão é de que baixe a dois graus na madrugada, podendo zerar até quarta pela manhã. Com a umidade, a sensação térmica piora. O conselho é se agasalhar bem, evitar choque brusco de temperatura e ingerir alimentos calóricos. Coloco a seguir informação oficial do meteorologista Lizandro Jacobsen para as condições do tempo em Curitiba nas próximas horas:
Conforme o previsto, a temperatura começa a baixar em Curitiba 
(Foto:Jonathan Campos/Agência de Notícias Gazeta do Povo)
"O tempo segue mais instável e chuvoso entre o centro, sul, sudeste e parte do leste do Paraná, com chuvas fracas a moderadas. Céu encoberto em todas as regiões do Estado e o frio está ganhando intensidade; isto é, as temperaturas seguem diminuindo seus valores (máximas foram registradas na madrugada e as mínimas serão registras à noite).
E a neve?
Condições meteorológicas são mais propícias para ocorrência de chuva congelada nas próximas horas. Pequena possibilidade de neve entre a madrugada e primeiras horas da manhã da terça-feira, principalmente em municípios mais próximos da divisa com Santa Catarina. Em Curitiba é pouco provável, porém ao sul da capital paranaense a condição é mais favorável. (Lizandro Jacobsen)

Presente oficial do Brasil ao Papa será escultura do paranaense João Turin

Segunda-feira, 22 de julho de 2013.
Escultura "Frade lendo",  do paranaense João Turin será o presente
oficial do Brasil  que a presidente Dilma dará hoje ao Papa Francisco
Uma escultura do artista paranaense João Turin (1978-1949) será o presente oficial que a presidente Dilma Rousseff irá dar ao Papa Francisco no encontro que manterá daqui a pouco no Palácio da Guanabara, no Rio. A obra “Frade lendo” tem 44 centímetros altura, pesa 22,5 quilos e representa um frade lendo um livro. A escultura foi produzida na década de 1930. Considerado o precursor da escultura no Paraná, João Turin deixou um considerável acervo que inclui pequenas esculturas e baixos-relevos, pinturas, monumentos históricos e outras obras em locais públicos da capital e municípios paranaenses. 
“A arte é expressão de nossa vida, de nossas paixões,
de nossos vícios e virtudes" (João Turin)
João Turin destacou-se e é reconhecido como escultor animalista sendo premiado no Salão Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro em 1944 e 1947. João Turin nasceu em Porto de Cima, município de Morretes - Paraná, no dia 21 de setembro de 1878 e faleceu em Curitiba no dia 9 de julho de 1949, aos 70 anos. Ele morreu trabalhando e deixou obras inacabadas. "As Quatro Estações", encomenda do Governador Moisés Lupion, atualmente, reproduzidas em bronze, ficaram no cavalete e quem as retocou foi o escultor Erbo Stenzel. Nos poucos dias que antecederam à sua morte, recebeu o comunicado de que havia obtido o primeiro lugar no concurso Pró-Monumento a Vicente Machado. Os bustos de João Gualberto, Dulcídio Lacerda e Sarmento de Morais, que deviam ser entregues em curto espaço de tempo para a Polícia Militar do Paraná, nem foram iniciados. João Turin desejava viver mais. Prognosticou sua morte para 1972, no projeto de seu próprio jazigo. Não deu certo, a matemática da vida subtraiu-lhe vinte e três anos. (Secretaria da Cultura/Governo do Paraná)

Chega de falação, queremos ação

Segunda-feira, 22 de julho de 2013.
O prefeito Gustavo Fruet tem sim autoridade para impor mudança imediata na cena desta denúncia que vi hoje no Facebook. Sei que a responsabilidade para a solução deste tipo de problema oriundo da gestão do transporte coletivo chega também ao prefeito. Então, que as redes sociais façam com que o brado da denúncia chegue ao conhecimento daquele ou daqueles que têm condições de dar uma solução definitiva a esta barbaridade. Expor o trabalhador a um sofrimento desses é um crime e como criminosos devem ser tratados os que impõem esse sacrifício absolutamente ilegal e desumano. Lamentável que ocorra nesta Curitiba, cantada em prosa e verso como uma cidade de primeiro mundo. Chega de falação. Queremos ação! JYF

O QUE É ISSO?
Não é a lenda "O Homem sem cabeça"...é o funcionário do tubo tentando se proteger do frio e da chuva, mas aqui na nossa "querida e exemplar Curitiba" é sim uma lenda urbana sabe pq??
Não é de hj que reivindicam melhorias para HUMANIZAR essa categoria...eles são proibidos de se agasalhar sabia ?...só podem usar aquela jaquetinha do uniforme e tem mais ali naquele cantinho chove e venta pra caramba, água nos pés, sem banheiros o turno todo...por favor Sr. Prefeito isso é exemplo de que???
ACORDA CURITIBA!!!
PREFEITO DÁ UM JEITO URGENTE O INVERNO TÁ AI, ali encolhido é um ser humano, não é uma máquina que dá o troco para o usuário do coletivo.

Ayda Lucia Marins de Oliveira
20/06/2013

Bom dia, Curitiba! - Acesse: www.busaocuritiba.com.br

Segunda com neve em Lages, na serra catarinense

Segunda-feira, 22 de julho de 2013.
Neve em Lages na manhã desta segunda-feira, 22 de julho de 2013
(Foto Jornalista Tainá Borges/Lages-SC).
O jornalista e primo Arnaldo Sousa informa em sua página que nevou em Lages, SC, nesta segunda-feira, pela manhã. Segundo ele o relógio marcava 09h44min. Não foi com a intensidade da que caiu em São Joaquim, próximo a Lages, mas que fica em um lugar mais alto. Os termômetros marcaram zero grau hoje pela manhã na região. Segundo as previsões, esse frio intenso se manifestará na quarta-feira em Curitiba, assim que o tempo abrir. Para nevar é preciso que a temperatura chegue a zero e haja ocorrência de chuva. Por isso que é mais provável que em vez da neve, a região de Curitiba sofra mesmo é com a geada.

domingo, 21 de julho de 2013

O mais nobre dos dons

Domingo, 21 de julho de 2013.
"A caridade é o mais nobre dos dons de uma pessoa" JYF
Àqueles que se preocupam com salvação e para tanto frequentam igrejas, leem a Bíblia, rezam o terço, oram horas e horas sem parar não devem se esquecer de que salvação não existe sem caridade. Creiam, a pratica da caridade jamais deveria ser um ato ocasional. Para o nosso próprio bem ela deveria ser uma ação constante. Agasalhos, cobertores, alimentos calóricos, aquecedores... Bom, muito bom. Que venha o frio. Os que que têm, aguardam tranquilos a confirmação da previsão de frio intenso. Penso neste momento naqueles que não estão preparados para a prevista queda de temperatura. Principalmente nos idosos e nas crianças. Não espere muito. Depois de ler esta lembrança, separe o que certamente existe de mais em seu lar e doe. Igrejas, orfanatos, asilos, instituições de assistência particulares ou do governo, não importa. Se conhecer quem precisa, melhor ainda. Moradores de rua não são difíceis de achar. Exercite o dom da caridade, o mais nobre dos dons de uma pessoa. Santo Agostinho já dizia que "aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar".

Princípios de valor

Domingo, 21 de julho de 2013.
Faço sempre muita questão de dar uma passada pelo Facebook, pois trata-se, se bem utilizado, de um importante instrumento de comunicação, de interação e de compartilhamentos. Tenho lido e postado lá e neste blog, simultaneamente, muitas mensagens que são como sementes lançadas aleatoriamente em milhares de terremos que sequer conhecemos. Alguns se apresentam necessariamente férteis, pois reagem positivamente a elas. Eu me considero um deles. Não deixo passar em branco mensagens que percebo importantes para mim e para muita gente que me acompanha no dia a dia. Por exemplo, essa que coloco logo ao lado. A vida nos dá condições e nos impõe até a obrigação de evoluirmos como pessoas. Para tanto, o que se apresenta como verdade hoje, pode não ser amanhã. O que parece nos satisfazer plenamente, de uma hora para outra nos frustra e exige uma mudança de foco, ou direção. Assim é a vida. Agora, o que nunca devemos abrir mão são dos valores que forjam o nosso caráter. Não importa em que circunstâncias a vida nos imponha mudanças, jamais deveremos permitir que se aproximem dos valores que nos sustentam. A lama existe e sempre estará nos caminhos da vida, porém nunca devemos permitir que ultrapasse a sola de nossos sapatos. Já disse aqui: "A verdadeira elegância é o caráter, pois molda a essência do ser!" JYF

O frio intenso já se aproxima do Paraná

Domingo, 21 de julho de 2013.
Na noite de segunda-feira, sensação térmica deve chegar a -22°C na região do Planalto Sul de Santa Catarina.
Depois de chegar com força na Argentina, frio atinge RS, SC e PR
 Segundo previsões da Epagri/Ciram, a sensação térmica em algumas regiões de Santa Catarina pode chegar a essa mínima já a partir de amanhã. Durante o dia, a sensação deve ser de -8°C na região. Em Florianópolis, a sensação à noite será de -3°C e de dia, 0°C. No Oeste, enquanto tiver sol, espera-se a sensação de -7°C, já à noite cairá para -19°C. O cálculo da sensação térmica é feito utilizando a combinação de temperatura e intensidade do vento. Além do frio intenso, segundo dados da Epagri/ Ciram, há previsão de ventos fortes de sudoeste a sul e mar muito agitado no litoral catarinense, a partir da noite deste domingo e na segunda-feira. (Jornal Vitrine Lageana)
Paraná no frezzer
Por aqui, o Instituto Simepar informa em sua página que os prognósticos de previsão do tempo continuam indicando uma situação de intenso resfriamento para a próxima semana nas regiões paranaenses, com dias muito frios em todos os municípios. Observa-se uma tendência favorável para a ocorrência de neve no sul do estado, entre a segunda-feira e a madrugada de terça-feira.
Curitiba na geladeira 
Segundo as previsões as chuvas tenderão a permanecer ainda nesta segunda-feira na capital, segurando o resfriamento mais intenso. A mínima esperada é para seis graus. À noite o tempo se firma dando condições para a queda brusca, similar à de outras regiões do Sul do Brasil. A partir de terça o curitibano deve esperar temperaturas não superior a um grau, podendo chegar a zero grau na quarta-feira, quando é esperada também a ocorrência de geadas.(Simepar)

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More