Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 10 de dezembro de 2011

Gandhi iluminou alguns caminhos que se trilhados haveria menos tropeços

Sábado, 10 de dezembro de 2011.


Ele também disse em certa oportunidade que um lugar limpo não é aquele que mais se limpa, mas o que menos se suja. Esta afirmação pode, sim, ser estendida para nossas relações pessoais, profissionais e sociais.

O que mais preocupa é o silêncio dos bons


Sábado, 10 de dezembro de 2011.
Julio Bozza postou no Facebook hoje uma afirmação pontual de um líder negro que há muitos anos marcou sua passagem nos Estados Unidos. Trata-se de Martin Luther King. Disse Martin:

“O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons"
Martin Luther King

* Enquanto a maioria da sociedade for individualista, o conceito de cidadania se resumirá a um conceito. No momento em que as pessoas passarem a se preocupar com o todo, a sociedade terá uma chance de alcançar a paz e o equilíbrio de que tanto necessita e almeja. É lamentável, mas a verdade é que enquanto isso não acontecer, a paz, a segurança e a harmonia serão uma utopia. Não há como se assegurar sem conquistar a justiça social. Mas isso só será possível se as pessoas boas não se omitirem. A omissão é a pior das chagas sociais, pois é ela que permite que os maus consagrem o desequilíbrio que resultada na revolta dos oprimidos e na má formação cívica do indivíduo. Aí, minha gente, não há força policial que consiga garantir segurança. O homem é um ser social, precisa do outro para completar-se e ser feliz, mas sua natureza é egoísta. A luta contra este sentimento é o maior desafio de todos. Entendo que a busca permanente do conhecimento e do engrandecimento espiritual é o grande trunfo que tem uma pessoa para vencer o sentimento de egoísmo e, aí sim, se manifestar em favor não só de si, mas dos demais que co-habitam este planeta.

Brigite está mais do que certa

Sábado, 10 de dezembro de 2011.

Acidente entre Celta e micro-ônibus deixa os cinco ocupantes do carro mortos e carbonizados, na RMC


Sábado, 10 de dezembro de 2011.
Os cinco ocupantes do Celta morreram carbonizados, dois homens
e três mulheres (Foto Átila Alberti/O Estado)
Cinco pessoas morreram e quatro ficaram feridas em um acidente de trânsito na BR-376, entre a Planta São Marcos e o bairro Barro Preto, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. A colisão frontal, entre um veículo Celta e um micro-ônibus, ocorreu por volta das 23h20, na pista sentido Curitiba. O Celta, com placa da capital, seguia sentido Santa Catarina quando ficou desgovernado. O automóvel passou pelo canteiro central e atingiu, lateralmente, a frente do micro-ônibus, que seguia no sentido oposto. Após a batida, os veículos foram completamente incendiados. Os ocupantes do ônibus conseguiram sair, já os do Celta morreram momentos depois. No total, cinco ocupantes adultos, dois homens e três mulheres tiveram seus corpos carbonizados. As vítimas socorridas, que ocupavam o micro-ônibus, foram encaminhadas aos hospitais Angelina Caron, Cajuru, Evangélico e do Trabalhador. Nenhuma delas corre risco de morte. Os ocupantes voltavam para casa com o transporte cedido pela empresa. Quem trafegava no sentido Curitiba enfrentou filas que chegaram a 15 quilômetros. Os corpos carbonizados foram recolhidos pelo Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba.  O motorista do Celta, Thiago Costa Martins, 21 anos, a mãe dele, Maria Alves da Costa, a irmã, Suzana Costa Martins e seu namorado, Wilson Ribeiro da Luz, além de uma amiga da família, identificada por Fran, morreram queimados, presos nas ferragens do veículo. Segundo testemunhas, eles seguiam para um casamento em Santa Catarina. (Banda B e Paraná Online)

O mal existe?


Sábado, 10 de dezembro de 2011.
Um professor ateu desafiou seus alunos com esta pergunta:
-Deus fez tudo que existe?
Um estudante respondeu corajosamente:
 - Sim, fez!
- Deus fez tudo, mesmo?
- Sim, professor !
Respondeu o jovem.
O professor replicou:
- Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau.
O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito.
Outro estudante levantou sua mão e disse:
- Posso lhe fazer uma pergunta, professor?
- Sem dúvida - respondeu-lhe o professor.
O jovem ficou de pé e perguntou:
- Professor, o frio existe?
- Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?
O rapaz respondeu:
- Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor.
- E a escuridão, existe? - continuou o estudante.
O professor respondeu :
- Mas é claro que sim.
O estudante respondeu :
- Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas varias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.
Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor:
- Diga, professor, o mal existe?
Ele respondeu :
- Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal.
Então o estudante respondeu :
- O mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz."


Amor em Curitiba, amor por Curitiba


Sábado, 10 de dezembro de 2011.
O Parque Barigüi é apenas uma das muitas opções que Curitiba
oferece aos apreciadores da natureza
Hoje recebi um email de meu amigo Ubiratan Lustosa convidando-me para acessar ao Blog de Paulo Branco (radialista e por muitos anos foi presidente do Sindicato da categoria). Nele, entre outras postagens, uma que faço questão de reproduzir neste sábado: a "Trilogia do Amor no Parque". Curtam e vejam um pouco da bela Curitiba, a capital do Paraná, além de ouvir os belos texto e sonetos de Ubiratan, a narração do Paulo e a inspirada interpretação de Félix Miranda. É só clicar e curtir...



sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Saber comunicar-se é fundamental




Sábado, 10 de dezembro de 2011.
Somos seres sociais e para tanto precisamos desenvolver ao longo de nossa vida aquilo que podemos chamar de habilidades sociais. Quanto mais hábil uma sociedade no relacionamento entre seus cidadãos, suas empresas e o próprio governo, interna e externamente, vertical, horizontal e verticalmente, mais fácil chegará ao seu pleno desenvolvimento. 
Estudiosos no assunto apontam algumas habilidades que são essenciais e que precisam ser lembradas e consideradas. São elas: Civismo, Comunicação, Assertiva: Direito e Cidadania, Empáticas, de Trabalho e de Sentimento Positivo.
Vou destacar nesta postagem a necessária e importante habilidade social da comunicação. Sem ela é impossível uma convivência equilibrada entre as pessoas. E no ambiente das organizações ela se faz cada vez mais necessária para que estas alcancem seus objetivos, tanto financeiros, quanto sociais. Cabe a todos que delas participam pontuarem suas atitudes diárias. Aliás, não só no ambiente das organizações, mas nos relacionamentos fora delas também. Por exemplo, é interessante que não nos esqueçamos que para a comunicação acontecer é preciso que saibamos...
1.    Fazer e responder perguntas;
2.    Solicitar e valorizar o feedback;
3.    Gratificar/Elogiar;
4.    Dar fedback;
5.    Saber como Iniciar,manter e encerrar uma conversação
Todas essas ações devem ser equilibradas, mas nunca esquecidas. Se não, o conteúdo se perde, e sem ele, não há como as coisas acontecerem de maneira a beneficiar o propósito das relações entre as pessoas. Por isso, é interessante que entendamos as diferenças sutís entre comunicação e informação.
Definição no Dicionário 
 • Comunicação
1 - Ação e efeito de comunicar ou comunicar-se;
2 - Mecanismo de transmissão da informação no seio do grupo;
3 - Conjunto de técnicas que permitem a difusão de mensagens escritas ou áudios-visuais a uma audiência vasta e heterogênea.
• Informação é o conteúdo da comunicação (dar a alguém notícia de alguma coisa).

 A informação complementa a comunicação já que o que se comunica é uma mensagem informada. Informação é o conteúdo de uma mensagem e a comunicação é a forma de passar essa mensagem.
Quando a informação de uma mensagem é comunicada esta dá um passo a mais nas relações entre os empregados já que provoca comportamentos mediante a criação de expectativas. 
De modo geral a diferença fundamental entre informação e comunicação reside na resposta do interlocutor (feedback), enquanto que a informação não precisa de feedback, a comunicação para poder seguir se estabelecendo, sim. 
A comunicação procura modificar comportamentos, atitudes, representações ou conhecimentos dos interlocutores ou mover a outras pessoas a fazer algo que não fariam espontaneamente. Comunicar é transferir informação de uma pessoa a outra sem levar em conta se desperta ou não confiança. Os processos de comunicação por sua parte são ferramentas sociais que permitem a interação humana, ou seja, manter um mínimo de interdependência entre distintos elementos: indivíduos, grupos, oficinas, escritórios, departamentos, serviços, etc., que a organização requer para seu sistema interno.

Em jornalismo a diferenciação entre comunicação e informação é facilmente posta:
“Informação é o fato e a comunicação o ato”.
Alguns exemplos: 

1 - João ganhou a eleição = fato
Uso do telefone (instrumento) para “comunicar” ao João, sua a eleição.
Comunicação é o ato de informar. A informação é o fato a ser conhecido através da comunicação.

2 - Bazar Do Salim a partir de segunda, dia 20, dará 50% de desconto em todo seu estoque = fato. 
O proprietário do estabelecimento usa de panfletagem para dar esta informação à sua clientela. E manda também fazer uma faixa para colocar em frente à loja.
A panfletagem e a faixa são instrumentos de comunicação a serem utilizados para dar a informação.

3 - Experimento uma comida e meu amigo pergunta se gostei e se a recomendaria para ele. Faço uma careta e um gesto negativo com a cabeça.
Não gostei da comida = fato
A careta e o gesto de negação foram o “meio” pelo qual me utilizei para comunicar o fato ao meu amigo.

A COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

No ambiente de trabalho lidamos com pessoas e como tal devemos estar atentos as habilidades sociais: civismo, comunicação, assertiva: direito e cidadania, empáticas, de trabalho, de sentimento positivo. É importante entender que ser competente não é somente possuir conhecimentos técnicos e operacionais, é também saber se relacionar com qualidade. E para tanto saber comunicar-se é fundamental.

Leia neste sábado, na Tribuna do Paraná


Sexta-feira, 09 de dezembro de 2011.



1 - Cinco por cento do valor de uma negociação de imóvel vão para pagar impostos

2 - Junta não acata impugnação e eleição no Atlético segue com duas candidaturas

3 - Na segunda tentativa de homicídio, homem morre com 15 tiros dentro de casa

4 - Menina foi estuprada pelo mesmo homem durante quatro anos


Conheça o carro de controle remoto mais rápido que uma Ferrari


Sexta-feira, 09 de dezembro de 2011.
XO-1, o carrinho de controle remoto da Traxxas
O XO-1 é o carrinho de controle remoto mais rápido do mundo, promete a Traxxas, fabricante do brinquedo.  De acordo com a ficha técnica, a miniatura ultrapassa os 160 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,3 segundos, marca de fazer inveja a superesportivos de verdade, como Ferrari 599 GTO e Bugatti Veyron. O primeiro atinge 100 km/h em 3,4s, e o segundo, em 2,5s.
599 GTO é a Ferrari mais potente da história com 670 cv
Outro diferencial do XO-1 é o seu controle a radiofrequência, que, ao ser plugado a um iPhone, reproduz na tela do telefone velocímetro e conta-giros, por exemplo. O carrinho de tração integral e assoalho plano é vendido nos Estados Unidos por US$ 1.100 (cerca de R$ 2.000). Apesar da proximidade do Natal, a Traxxas avisa ao papai Noel: o XO-1 só pode ser encomendado por experts em modelismo e conduzido em pistas específicas.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More