Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 29 de janeiro de 2011

Ex-comandante dos Bombeiros diz que é inocente e tem como provar


O Cel. Jorge Martins diz que não estava em
Curitiba no dia da morte de algumas das vítimas

O Cel. Jorge Luiz Thais Martins, ex-comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná deu hoje uma entrevista à Televisão Bandeirantes de Curitiba, exibida no Jornal da emissora agora à noite. Nela, condenou energicamente a forma como seu nome foi, segundo ele, injustamente exposto pela polícia civil do Paraná. O Cel. diz que tem como provar  sua ausência de Curitiba, quando da data de execução de algumas das vítimas. Afirmou ainda que foi confundido com outro policial, parecido com ele e que este sim, estaria envolvido com as mortes dos jovens. Também, por coincidência, segundo o Cel. Jorge Martins, o militar também perdeu um filho, assassinado por viciados da região. Martins revelou estar magoado pela forma como o caso vem sendo conduzido, inclusive com sua detenção, já que tem residência fixa e é pessoa por demais conhecida e respeitada, por tudo que realizou como policial militar durante sua carreira. Este reconhecimento, lembra, culminou com a nomeação para o comando do Corpo de Bombeiros do Paraná. Ele revelou ainda que em toda a sua vida, só teve uma arma: uma pistola ponto 40 que ganhou em 2006, ao assumir a corporação. Segundo Jorge Martins, ele vai entregar a pistola intacta, sem nunca ter disparado um tiro sequer. Ele disse que jamais teria tomado uma atitude de vingança contra pessoas que nada tinham a ver com a morte de seu filho. A morte desses jovens certamente levou aos pais a mesma tristeza que sentiu e sente pela perda de seu garoto. Porém, reconheceu que não teria o mesmo comportamento se estivesse frente a frente com o assassino de seu filho.

* Não sou experiente em assuntos policiais, mas as declarações do Cel. Jorge Martins me pareceram bastante convincentes.

Revoltante: Irã enforca ativista sob alegação falsa

A execução foi confirmada em Teerã e revolta o mundo
O Irã divulgou neste sábado que Zahram Bahrami, 45, que também era cidadã holandesa, foi enforcada por ter participado dos protestos durante as controversas eleições de 2009, quando o presidente Mahmoud Ahmadinejad foi reeleito, informa a agência semi-oficial Mehr.
Embora sua atuação ao lado dos opositores ao regime seja vista pelo Ocidente como a principal causa por sua execução, a Justiça da República Islâmica alega que a mulher foi condenada por porte e venda de drogas.
Sua filha disse ao grupo Campanha Internacional por Direitos Humanos, com base em Nova York, que as acusações são falsas.
De acordo com o grupo a mulher vivia em Londres mas ia ao Irã periodicamente para visitar sua família.(Folha Online)

A foto que não deixa esquecer o fato

Nesta foto comigo, Gilmarzinho não havia completado 1 ano
Hoje, revendo fotos de meu arquivo, uma me chamou especial atenção. Ela foi tirada há 28 anos atrás. Nos meus braços duas crianças. O de roupa azul é meu filho Neto e o de roupa vermelha é meu saudoso e querido sobrinho Gilmar Rafael Souza Yared. Anos se passaram. Hoje, meu filho está para fazer 31 anos, agora dia 4 e eu, logo em seguida, faço 57, no dia 7 de fevereiro. Mas, a outra criança que era para estar fazendo 28 anos, teve sua vida interrompida aos 26 anos, naquele fatídico mês de maio de 2009, no Mossumguê, em Curitiba. O veículo em que estava, um Honda Fit foi apanhado por trás e destruído por um Passat alemão que desenvolvia uma velocidade acima de 160 kms/h,  incompatível para uma via urbana, sómente aceita em pistas de corrida. O Passat (um carro possante e pesado), devido a alta velocidade que desenvolvia, foi transformado em uma bomba que acabou explodindo no veículo conduzido por meu sobrinho. O motorista responsável pela "bomba" era o ex-deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho. Além de infringir o limite de velocidade para aquela via, que era de 60 kms/h, dirigia sob efeito de bebida alcoólica e com a carteira de habilitação suspensa. Apesar de todos esses agravantes, a sociedade brasileira, que acompanha o caso, ainda não viu o protagonista das mortes dos dois jovens que estavam no veículo "explodido" nem siquer ir a julgamento. Mas, ele irá, sem dúvida. Fatos como este não podem e não devem ser esquecidos. E a foto que postei ajuda, sim, a não esquecer o fato.

* Logo abaixo, leiam meu escrito "O Pecado da Omissão" que trata do assunto.

No Brasil, duas em cada três pessoas não têm acesso à internet

O acesso à internet ainda é caro no Brasil (Foto MEC)

A internet é ferramenta indispensável para o dia a dia da população. Mas cerca de dois em cada três brasileiros (63%) dizem que não têm acesso algum à rede, esteja ela na própria casa, no trabalho ou na residência de parentes e amigos.  O número ainda está bastante distante dos países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma em cada quatro pessoas (25%) tem banda larga na própria casa. Apesar disso, o resultado é o menor dos últimos cinco anos, segundo pesquisa Observador, da financeira Cetelem em parceria com a consultoria Ipsos.

Opiniões sobre a situação na Paraná Educativa lideram vizualizações

A cada dia que passa as visualizações de meu Blog tem aumentado consideravelmente. Fico feliz. Este espaço foi a alternativa de momento para continar a manter contato com todos aqueles que respeitam meu trabalho, minhas opiniões. Acostumados a só me verem como apresentador, ou como âncora de telejornais, esta ferramenta da internet também oferece a oportunidade de tomarem ciência de minhas opiniões. Também posto algumas notícias que entendo interessantes para o conhecimento de todos. São como que "aperitivos" para os jornais da noite. Espero voltar breve para as ondas sonoras de uma emissora de rádio e para a telinha de um canal de televisão. Enquanto isso, agradeço a todos os que me brindam com este grande número de vizualizações. O gráfico indica que as de maior interesse são as que abordam o "desmonte" da Paraná Educativa. Hoje, por exemplo, recebi a notícia (o comentário está logo abaixo) da demissão da jornalista Kelly Ambrósio. Ela estava em licença de saúde devido a um acidente de trabalho que ocorreu em uma das escadas da emissora. Ela me comunicou que teve de fazer já duas cirurgias. Mas, mesmo assim, não houve consideração, nem tratamento diferenciado.  Espero continuar honrando a atenção de todos. Obrigado!

Sem alternativa, Silvio Santos aceita vender PanAmericano

Silvio, sem alternativa


(Folha Online) Silvio Santos já aceitou vender o banco PanAmericano para o BTG Pactual, segundo assessores do apresentador. Agora só falta o Pactual e o BTG Pactual acertarem como vão conseguir recursos para fazer o banco operar. O plano da diretoria é dar uma má notícia (o rombo de R$ 4 bilhões) ao lado de uma boa (a venda do banco).

Pura tietagem


Ronaldo recebe o ator Fábio Assunção no CT do Corinthians
O jogador de futebol Ronaldo recebeu a visita do ator Fábio Assunção na manhã deste sábado, no CT Joaquim Grava, no Parque Ecológico. O artista esteve acompanhado do filho João e de amigos, todos trajados com a camisa do Corinthians. Após o treinamento, Assunção aproveitou para tirar fotos e pegar autógrafos para o Fenômeno. (Folha Online)










Ashton Kutcher durante jantar com Ronaldo
Na quinta foi a vez de Ronaldo fazer tietagem. Ele recebeu para jantar o casal de artistas norte-americanos, Ashton Kutcher e Demi Moore.  Kutcher está no Brasil para desfilar na São Paulo Fashion Week. Moore só acompanha o marido. (Folha Online)

O pecado da omissão

A omissão nos faz cúmplices

É preciso sentir dor para reagir?
É preciso que o mal atinja alguém conhecido para que nos importemos de verdade?
Desde que o homem se organizou em sociedade precisou criar normas de conduta para viabilizar a convivência com seu semelhante e harmonizar essa relação.
As normas não foram criadas por acaso e nem para defender o interesse de um ou de outro, mas sim o do conjunto da população.
Ao longo dos anos e da própria evolução das sociedades organizadas chegamos ao nosso regime democrático cuja premissa é o poder que emana do povo. Esse poder é repartido em três funções que devem servir à sociedade da qual emanam: o legislativo que cria as leis que vão regular as relações sociais; o judiciário, responsável pelo julgamento e aplicação dessas normas legais e o executivo que executa as ordens emanadas do segundo e tem também como função a administração do bem público através de ações estabelecidas em seus programas de gestão, sob a égide da constituição.
Se o poder emana do povo, isto é, de todos nós, somos responsáveis por tudo o que emana desses poderes. Seja bom ou não.
É inegável que a questão do trânsito de veículos em vias urbanas ou em rodovias tem sido um desafio para todas as sociedades neste planeta. Algumas com resultados mais eficientes no esforço de tornar esse trânsito mais seguro. Outras, longe disso.
As normas disciplinadoras foram estabelecidas exatamente para salvaguardar a segurança e o bem estar das pessoas. E no trânsito não é diferente. Nos primeiros ensinamentos a quem quer se habilitar a conduzir um veículo encontramos a indicação de que o veículo maior tem de zelar pelo menor e que a prioridade nas vias urbanas deve ser dada ao pedestre.
Também aprendemos sobre a importância do respeito aos limites de velocidade sob pena de transformarmos o veículo em uma arma mortal, o que muitas vezes acontece.  O não atendimento a esse ensinamento, ceifa a vida de milhares de pessoas e mutila outras tantas por dia em nosso país.
A sociedade brasileira precisa dar um basta e partir firme e responsavelmente a ações que dêem mais segurança ao trânsito de veículos em vias urbanas e rodovias.
Hoje necessitamos de uma legislação que atenda a realidade de nosso trânsito e repercuta diretamente no comportamento dos motoristas.
Penas brandas ou respostas evasivas das autoridades responsáveis somadas ao comportamento passivo da sociedade não foram, não são, nem serão solução para a tão almejada paz no trânsito.
O movimento 190 km/h chama a atenção para esse fato. E mais: que a sociedade brasileira aproveite esse momento como um divisor de águas. O acidente do Mossunguê, em Curitiba é um entre tantos outros que acontecem por esse Brasil afora. Chamou a atenção porque foi provocado por um deputado embriagado que ao dirigir a mais de 167 km/h em via pública e com carteira de habilitação suspensa, exatamente por excesso de velocidade, matou dois jovens devido a violência do impacto.
Os fatos que se sucederam ao acidente têm indignado quem acompanha os passos lentos dados em direção a uma pronta resposta das instituições.
A lei deve ser igual para todos. Deve, mas não tem sido nesse caso. Já foi provado pela perícia técnica e pelas provas já levantadas, que o veículo causador do acidente estava desenvolvendo velocidade incompatível com o local e que, exatamente devido a essa velocidade, colidiu com o primeiro obstáculo que apareceu à sua frente, destruindo-o. E com o agravante de estar sendo conduzido por um motorista embriagado e sem autorização para dirigir. Fatos suficientes para uma prisão imediata, enquanto aguarda julgamento. Casos com motivos semelhantes e até mais brandos levaram à prisão imediata os causadores dos sinistros. Por que não, nesse caso?
A sociedade brasileira precisa ficar alerta e não deixar esse caso cair no esquecimento. E ainda: usá-lo como motivação para cobrar de nossos deputados a aprovação de uma legislação mais abrangente e objetiva para prontamente dar a resposta a qualquer ato criminoso no trânsito.
Não nos esqueçamos que a omissão nos faz cúmplices e que um dia poderemos ser “os outros” dos omissos.
O trânsito precisa deixar de ser uma roleta russa.
Só depende de nós!

Morre em São Paulo a atriz Geórgia Gomide

Georgia Gomide morre aos 73 anos

Vítima de uma infecção generalizada, morreu na madrugada deste sábado em São Paulo, a atriz Geórgia Gomide.  Ela  tinhas 73 anos. A atriz, cujo nome de batismo era Elfriede Helene Gomide Witecy, trabalhou no cinema e na televisão, onde fez seus principais trabalhos. Geórgia Gomide começou sua carreira na TV Tupi, na década de 1960. Na TV Globo, participou das séries "Anos Rebeldes", "O Quinto dos Infernos", "A Diarista" e "Malhação". Entre outros trabalhos, atuou nas novelas "Vereda Tropical", "As Pupilas do Senhor Reitor", "Quatro por Quatro", "Uga Uga" e "Tocaia Grande".

29ª Oficina de Música de Curitiba encerra com chave de ouro


Leny Andrade, canto e emoção

A cantora carioca Leny Andrade, o músico cubano Paquito D´Rivera e o Trio Corrente fazem o Concerto de Encerramento da 29ª Oficina de Música de Curitiba, hoje à noite a partir das 21h, no Guairão.  Considerada a maior cantora brasileira de jazz, Leny é respeitada no meio artístico e promete impressionar no espetáculo.
A Oficina de Música de Curitiba é realizada pela Prefeitura de Curitiba através de sua Fundação Cultural  e do Instituto Curitiba de Arte Cultura (ICAC).
Ingressos a trinta reais. Um bom programa para quem gosta de música de qualidade. 


Ministro do Trabalho quer Osmar Dias na Itaipu

Ministro Lupi quer ex-senador na Itaipu
O ministro do Trabalho e presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, ainda não perdeu a esperança de emplacar Osmar Dias na presidência da Itaipu. Ele deixou isto claro ontem em Ponta Grossa, durante conversa com os pedetistas. Mesmo reconhecendo a competência de Jorge Samek, atual presidente da Itaipu, Lupi disse que o PT deve reconhecer o trabalho e contribuição de Osmar na vitória de Dilma. (Do Blog de Fábio Campana)

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More