sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A "demissão em massa" na Educativa já havia sido decidida antes mesmo da posse


Ao sair da TV Paraná Educativa, no último dia 6, depois de ser comunicado da dispensa pelo Paulo Vítola, atual diretor-presidente, fui me despedir dos colegas. Confesso que foi um momento difícil. Pela primeira vez em minha vida estava vivendo aquela situação. Nunca antes havia sido dispensado. Ao passar pela portaria, me foi entregue uma cartinha. A última que recebi. Devido à situação emocional do momento confesso que li e não me concentrei corretamente em seu conteúdo. Apenas senti a manifestação de carinho de mais um cidadão que aprecia nosso trabalho. Hoje passados alguns dias, minha esposa ao lê-la chamou minha atenção para o seu conteúdo. Ele é emblemático, pois demonstra  a recompensa de nosso trabalho: o amor e carinho das pessoas por nós,  profissionais da comunicação. Carinho e respeito.
Vamos à cartinha:
Curitiba 18.12.10
Prezado Jorge Yared
“Eu desejo a você e toda a sua família um Feliz Natal e um excelente 2011. Você merece. Eu te conheço desde quando você trabalhava na Rádio Clube (1984). Me lembro com muita saudade. Eu trabalhava na Telepar e tinha um rádio que levava pro trabalho todos os dias. Lá ouvia você na Clube. Que saudade!  Um abraço, Jorge, que Deus te proteja. Você e sua família e a todos.  Fiquem com Deus. Você e muitos outros são os que existem de melhor no mundo.”
Assinado: Jorge Batista Teixeira
Posto esta última carta que recebi. Não foi por acaso que a mesma chegou até mim naquele difícil momento. Hoje lendo com mais calma percebo que nosso grande tesouro está exatamente nas conquistas que realizamos através de nossas ações. São pessoas anônimas que gostam de nós, sem ao menos nos conhecer pessoalmente. Ao meu xará meus sinceros agradecimentos pela manifestação de carinho. É por pessoas como você que nós comunicadores trabalhamos. Essa é nossa maior recompensa: o reconhecimento de vocês. Que este exemplo sirva também aos meus inúmeros colegas que foram, estão e ainda serão dispensados na Educativa.
O que está acontecendo na Educativa hoje foi comentado em conversa de bastidores na TV Bandeirantes de Curitiba pelo atual Secretário da Cultura, Paulino Viapiana. A decisão pela "demissão em massa" já  havia sido tomada antes mesmo da posse. A estratégia foi demitir aos poucos para não tirar a emissora do ar. Ir substituindo sem causar alarde. Uma atitude pensada e calculada friamente e executada à risca.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More