Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 13 de abril de 2013

Coritiba goleia e mostra força

Sábado, 13 de abril de 2013.
Craque Alex comemora um dos gols diante do Rio Branco, 
no Couto Pereira (De André Rodrigues / Gazeta do Povo)

Seis a zero no Rio Branco, de Paranaguá. Goleada mostra que o Coxa está vivo neste segundo turno. Atlético, líder e Londrina, vice-líder não podem titubear se quiserem ir a uma final com o Coritiba. Apesar da liderança neste segundo turno, o sub-23 do Atlético ainda não empolgou a torcida, o que é natural. O Londrina, com bom elenco, mas limitado banco depende dos titulares para fazer frente aos Coxas, se for à final. Gosto de futebol e considero que os estaduais, apesar de deficitários para muitos clubes sejam essenciais como celeiros de jogadores. Muitos craques foram e são forjados nessas competições. Isso sem contar o glamour do título estadual. Imaginem o campeão desembarcando em Belo Horizonte para um jogo com o Cruzeiro pelo Nacional. A imprensa local narraria que "Desembarca em Minas o campeão paranaense para....". Acho o título uma tremenda apresentação em qualquer lugar que se apresente o campeão dessa tradicional competição. Pena que o Atlético não entenda dessa forma ao colocar um elenco sub-23 para competir com profissionais mais tarimbados no futebol.

Lembranças do primeiro carro

Sábado, 13 de abril de 2013.
Rural, tração nas quatro rodas, o veículo que marcou época no Brasil
Ano:1966. Tudo muito diferente de hoje. Principalmente na dificuldade de se ter veículos automotores, tão comuns nos dias atuais. Não era fácil na época comprar um carro. O cidadão tinha que ganhar bem para, por exemplo, trocar de carro todo ano e a oferta de modelos não era muita. Foi nessa época, depois de muito esforço que meu pai adquiriu seu primeiro carro. Bem, não era um carro comum. Era uma Rural Willys, tração nas quatro rodas. Estradas asfaltadas eram raras naquele tempo. Sem essa prerrogativa de engrenagem o veículo saía sem garantia de chegada. Quase sempre, ao chover, as estradas tornavam-se intransitáveis e encalhar era fato comum. A primeira viagem da família foi ao Balneário Camboriú, em 1966, quando conheci o mar. Emoção em dobro. Viajar no veículo do pai, com a mãe e todos os cinco irmãos e conhecer a beleza indescritível do mar no litoral catarinense. Lembrei dessa história e desses momentos ao ver essa foto no Facebook, neste sábado. A Rural era igualzinha a esta, inclusive da mesma cor. Bom, muito bom ter lembranças de momentos felizes e de referência familiar. Devo isso aos meus pais Lia e Jorge, dois guerreiros que colocaram seis filhos neste mundo e com dignidade os criaram. Hoje meu reconhecimento de filho, na certeza de que por maiores que sejam os problemas tenho orientações e exemplos suficientes para superá-los. O amor, o respeito e a unidade da família estão entre eles.

Somos essencialmente bons

Sábado, 13 de abril de 2013.
Eu creio no arrependimento sincero. Se não fosse por ele, Jesus não teria dado sua vida por nós, mesmo sabendo o que o aguardava ao ser pregado de forma tão cruel no madeiro da cruz. Essencialmente somos bons. Há aqueles que, vítimas, se desviam do caminho. O tirocínio, a capacidade de escolher o caminho é fundamental para que pessoas consideradas "sem coração" endireitem suas veredas. Escrevi hoje sobre hipocrisia e dissimulação. Lembro que só Deus esquadrinha nossos corações. Quando Jesus dizia "Vá, tua fé te salvou!" é porque sentia virtude no arrependimento de quem buscava Nele, perdão. E é desse jeito. Daí, colocarmos em nosso sentimento a esperança da bondade em nosso próximo. Confiar em que existam pessoas essencialmente boas. Mais vale confiar em uma vida alicerçada na bondade, do que sofrer com o receio da escuridão que o mal nos aflige.

Somos hipócritas?

Sábado, 13 de abril de 2013.
Uma vida dissimulada pela hipocrisia é uma vida desperdiçada
O cirurgião plástico e pensador mineiro Eduardo Cabral  disse com toda a razão que hipocrisia “é a arte de exigir aquilo que não se pratica”. Lembram da conhecida frase: “Faça o que digo, mas não o que faço"?. Então, devemos ter cuidado para não nos inserir neste contexto. Na educação dos filhos, por exemplo. Já vi muitos pais ensinarem os malefícios do cigarro, mas não se esforçam para vencer o vício. Com a bebida alcoólica é a mesma coisa. E dirigir, então? Quanta imprudência se comete na frente dos filhos e, depois, preocupados tentamos incutir nas suas mentes confusas a importância do respeito às leis. E na alimentação, na forma de se vestir, de falar? Quantas vezes falamos mal dos outros, até despertando os ouvidos para uma fofoca, para depois condenar tais atitudes nos outros. Li também uma alerta pontual: “Quando Deus ensina na Bíblia a importância de orar e vigiar, não quis remeter à vida dos outros, mas sim a nossa”. Como perdemos tempo precioso em corrigir nossos próprios defeitos por estar preocupados com os dos outros. Uma vida dissimulada pela hipocrisia é uma vida desperdiçada na confusa imagem que tentamos projetar de alguém que na verdade não existe e que acaba, nos detalhes não existindo mesmo. Hipocrisia e dissimulação são dois desvios de comportamento que o ser precisa primeiro reconhecer que tem, para depois da necessária imersão, corajosa e paulatinamente tentar corrigir. A vida não é um jogo de azar. Não azare a sua aceitando-se refém da hipocrisia e da dissimulação. 

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Atropelamento fatal no centro de Curitiba

Sexta-feira, 12 de abril de 2013.
Depois de compras em peixaria, homem é 
atropelado por ônibus e morre no Centro 
(Banda B/Antonio Nascimento)
Lamentável a morte por atropelamento de um homem que aparenta ter 50 anos e ainda não identificado. Ele foi atingido por um ônibus "ligeirinho" na tarde desta sexta-feira (12) no Centro de Curitiba. A vítima havia acabado de fazer compras em uma peixaria e ao tentar atravessar a rua João Negrão, em frente ao Terminal do Guadalupe foi atropelado, morrendo na hora. Ele permaneceu por um longo tempo embaixo do coletivo da linha Sítio Cercado. O pessoal da Urbs precisa urgentemente rever o conceito "ligeirinho" e o horário apertado a ser cumprido pelos motoristas principalmente nos considerados de "pico". Com o passar dos dias, o profissional de maneira equivocada apressa o pesado veículo em lugares onde deveria ter extrema atenção, como o da tragédia de hoje. O nome da vítima ainda não foi divulgado. Uma família chora a morte de seu ente querido neste momento. Foi comprar peixe e não retornará mais para casa. Profundamente lamentável.

Lages recebe peça de sucesso nacional, no Marajoara

Sexta-feira, 12 de abril de 2013.
Atores Ivan Mendes, o Pepeu de Salve Jorge e
Daniela Carvalho, a Catarina de Malhação
O Teatro Municipal Marajoara, de Lages apresenta neste domingo, dia 14, às 19 horas mais um sucesso nacional de bilheteria: Caixa de Phosphorus. Comédia romântica, a peça conta a história de Cris (Daniela Carvalho) e Pedro (Ivan Mendes), um casal que não consegue se esquecer. Vivendo vários desencontros e situações inusitadas, eles descobrem que, apesar das diferenças, nasceram um para o outro. Esta não é a primeira vez que o casal contracena. Eles participaram da novela "Malhação", no ano passado. O texto é de Renata Mizrahi e a direção da competente Susanna Kruger. Quem assistir a esta peça concorrerá a um jantar com os atores Ivan Mendes (o Pepeu de Salve Jorge) e Daniela Carvalho (a Catarina de Malhação). As pessoas que apreciam o teatro em Lages não têm do que se queixar: em março teve Domésticas, um grande sucesso. Nesta semana o Bolshoi encantou ao público com uma apresentação maravilhosa e na semana que vem o espetáculo nacional, Caixa de Phosphorus que tem feito bastante sucesso em suas apresentações nas principais cidades brasileiras.

Preparem os agasalhos

Sexta-feira, 12 de abril de 2013.
Um alerta aos moradores do sul do Brasil. Li hoje cedo na página do amigo Lizando Jacobsen, do Simepar que a primeira onda de frio do outono se aproxima. Sentiremos bastante a mudança de temperatura. Uma massa de ar polar vai provocar intenso resfriamento a partir deste fim de semana na Região Sul. Além disso, o vento gelado deixa a sensação de frio ainda mais acentuada do que os valores de temperatura previstos. Portanto, preparem-se gaúchos, catarinenses e paranaenses!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

A experiência faz acontecer

Quinta-feira, 11 de abril de 2013. 
Hoje me flagrei com saudade do passado. Em cada lembrança, um sentimento de bem viver. Uma agradável experiência das coisas que me aconteceram e que, hoje me sinto capaz de decidir como algumas podem se suceder. A constatação de que estou envelhecendo não é apenas quando olho no espelho e percebo os cabelos cada vez mais brancos e as rugas se impondo nas expressões que emergem das naturais emoções de quem vive e sente a vida a cada segundo que passa. Senti que estou envelhecendo quando me flagrei dando conselhos aos mais jovens, ao mesmo tempo em que lembrei que meus avós e pais já fizeram o mesmo. Senti que estou envelhecendo, pois começo a entender a importância da fé em minha vida e a grandeza de se buscar Deus e encontrá-lo a cada bom testemunho dado aos mais jovens. É meus amigos, hoje descobri no espelho da vida, o reflexo de uma existência digna. E esse reflexo me mostrou uma alma jovem e limpa, sem as marcas inexoráveis que o tempo deixa na pele que habito.

Amigo verdadeiro

Quinta-feira, 11 de abril de 2013.
Para entender a importância de um amigo é preciso sentir o que seja amizade. Trata-se de um sentimento que assim como o amor emerge sem que tenhamos algum controle sobre ele. Trata-se de um "sentir" de mão dupla. Não consegue se direcionar em mão única. O curioso é que placas de sinalização até existem, mas a verdadeira direção quem dá é o imediato sentimento que brota da sinceridade da entrega, não da expectativa em receber. Escrevi nesta semana que a amizade de qualidade é que nem parafuso. Só se dimensiona na hora do aperto. Entregamos pouco, pois nos preocupamos em receber de mais. Não existe poesia maior na amizade do que a raridade de seu existir, pois raros são os reais valores existenciais. Se você entende a importância da entrega e se sentir capaz de fazê-la, está preparado para ser um amigo verdadeiro, pois captou o fluído que mantém acesa a chama de uma amizade.

A falsa sensação de posse

Quinta-feira, 11 de abril de 2013.
Baltasar Gracián y Morales foi um importante prosador espanhol
do século XVII ao lado de autores como Francisco de Quevedo e
Miguel de Cervantes, além de teólogo e filósofo
A cultura oriental nos ensina que “a sensação de perda é fruto da falsa sensação de posse”. E quanto mais apegados às coisas, mais se sofre porque elas são absolutamente temporais, assim como nós. O certo é buscar dimensionar o equilíbrio necessário a cada uma delas em nossa vida. O lado prático mesmo. Limitar, graduar, pesar, dimensionar. Sinceramente não me recordo de muita coisa que tive e as quais dava imenso valor no passado. Hoje, passadas algumas décadas nem lembro que as tive. Se você parar para pensar a respeito perceberá que também passou por isso. É a prova que precisamos para não achar que as coisas são fundamentais para que nos sintamos felizes. A felicidade é um estado de espírito e não de coisas. A primeira regra de sentir-se feliz é saber que assim como as coisas, somos passageiros. Só que com uma diferença. Temos a consciência de buscar no justo equilíbrio de nossas ações as razões maiores desse sentimento vitorioso: a felicidade.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Respeito àquilo que fazemos

Quarta-feira, 10 de abril de 2013.
Tive muitos motivos para pensar em desistir, mas apenas um bastou para que continuasse: o respeito por aquilo que faço. Durante alguns anos, 13 no total, mudei o foco do dom que recebi. Pensei primeiro na grana e na segurança que ela proporcionaria. Ledo engano. Depois de tê-lo, percebi que dinheiro garante somente preocupação em não perdê-lo e a tendência é querer acumular sempre e sempre. Acaba-se escravo desta ânsia. Os benefícios de adquirir o que se deseja se esvaem na insatisfação a longo prazo pelo vazio do ter sem ser. O que conta é levantar ao acordar e sentir que poder-se-á colaborar através de simples, mas pontuais ações, na melhora do mundo em que vivemos. O médico para curar. O farmacêutico por disponibilizar a receita prescrita para a cura. O motorista que leva as pessoas, que transporta a produção, que conduz os doentes. Os industriais, operários, comerciantes e comerciários que disponibilizam o necessário consumo para a subsistência, etc...Cada trabalho tem uma finalidade e é exatamente esta que dignifica a pessoa. Foi por isso que não desisti. É devido a isso que continuo. Pois respeito o que faço hoje. A carga aliviou quando percebi que sou infinitamente maior que o problema que me afligiu e o segredo foi o sentimento de esperança no amanhã. Esperar coisas melhores é acreditar que podemos ser, sim melhores em tudo o que fazemos. Basta ter fé. Acreditar no Deus do Impossível nos torna capazes de alcançar o que nos é licitamente possível.

Não era a hora

Quarta-feira, 10 de abril de 2013.
Difícil acreditar que o motorista tenha escapado ileso deste acidente. Mas escapou
(Foto: Reprodução/RPCTV)
Quem já não ouviu a afirmação de que "Ninguém morre na véspera?" Já soube de gente que morreu por causa de um simples tropeço. Também já informei sobre uma vítima de tentativa de homicídio que sobreviveu a uma saraivada de balas em seu corpo. Quando não é chegada a hora, não importa a gravidade de uma ocorrência, a pessoa escapa. Foi o que aconteceu hoje à tarde quando um motorista de um carro, que foi prensado por dois caminhões, saiu apenas com ferimentos leves do acidente. A batida foi por volta das 15h desta quarta-feira (10), na BR-376, em Ponta Grossa, no Paraná. Segundo os policiais que atenderam a dupla colisão, o carro atingiu a traseira de um dos caminhões, para em seguida ser prensado por um segundo caminhão que vinha logo atrás. Conforme as fotos mostram, o veículo em questão ficou destruído. A única parte com menos danos foi o banco do motorista. Por precaução, o homem foi levado ao hospital. Incrível, não?

Recomeçar é recriar

Quarta-feira, 10 de abril de 2013.
É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou. Entregar todos os teus sonhos porque um deles não se realizou. Perder a fé em todas as orações porque em uma não foi atendido. Desistir de todos os esforços porque um deles fracassou. É loucura condenar todas as amizades porque uma te traiu. Descrer de todo amor porque um deles te foi infiel. É loucura jogar fora todas as chances de ser feliz porque uma tentativa não deu certo. Espero que na tua caminhada não cometas estas loucuras. Lembrando que sempre há uma outra chance, uma outra amizade, um outro amor, uma nova força. Para todo fim, um recomeço." (Colaboração do amigo Juarez Jr)

A razão maior do recomeçar

Tradução:"Talvez não seja sempre tentar consertar algo quebrado.Talvez seja sobre começar de novo e criar algo melhor."

A melhor hora do dia

Quarta-feira, 10 de abril de 2013.
Coisas do sul: Pinhão assado na chapa de ferro de um fogão à lenha
Lages, julho de 2012. Enquanto aguardava as definições para a largada da campanha, que se apresentou mais tarde vitoriosa, de Elizeu Mattos à Prefeitura daquele município da serra catarinense, me deliciava com um baita costume alimentar de minha terra natal. À beira de um fogão à lenha saboreava um pinhão assado na chapa acompanhado de queijo da colônia, salame italiano e um bom vinho produzido dos gélidos parreirais da minha querida região. Sem dúvida, bons momentos de uma inesquecível passagem pela terra onde levei minhas primeiras palmadinhas. Posso garantir pessoal: é uma delícia!

Choque térmico

Quarta-feira, 10 de abril de 2013.
Casal Christiane e Gilmar Yared, há 19 anos
Junho de 1994. Aeroporto de Porto Seguro, Bahia. Tirei essa foto depois de uma semana naquele paradisíaco lugar. Morava em Londrina, na época. Meus amigos Jorge e Eliane Buzelatto tiveram a iniciativa e juntamente com meu irmão Gilmar e minha cunhada Christiane (foto) fomos (eu e a Nice) convidados a participar da inesquecível viagem. Fui a peça destoante da turma, pois só pensava em ficar no Hotel para assistir aos jogos da Copa de 94. A foto foi tirada já a bordo do avião que nos traria de volta a Curitiba. Lembro que saímos de Porto Seguro de bermuda e camiseta, induzidos pelos trinta graus de temperatura. Duas horas após desembarcávamos no Afonso Pena, em São José do Pinhais com zero grau. Foi um "choque térmico" inesquecível também.

Nota zero ao Gestão de Pessoas da Globo

Quarta-feira, 10 de abril de 2013.
Dispensada de forma equivocada, profissional vai às lágrimas e emociona colegas
Esperava um pouco mais de investimento em uma área fundamental para uma empresa que trabalha na telinha tão bem o quesito "emoção". Em um ambiente competitivo como o de uma estação de televisão, onde os remanejamentos são naturais e constantes, confesso que esperava mais do departamento de "assuntos humanos da Globo". Mais do que um simples RH, o Gestão de Pessoas moderno preconiza uma atenção especial ao quesito emocional de seus colaboradores, notadamente se exposta na vitrine como foi o caso da jornalista e apresentadora Carla Vilhena. A forma nua e crua de seu afastamento da bancada do jornal que apresentava de São Paulo à Rede lembrou, em um passado recente, o que aconteceu comigo na infeliz gestão atual da Educativa do Paraná. Guardadas as respectivas proporções de tamanho e alcance, o despreparo e a canalhice foram as mesmas. Cabe a Carla entender-se superior à situação e que não é, não foi e nunca será a única a sofrer esse tipo de situação. Fica um alerta aos demais profissionais do meio. Trata-se de uma situação que poderá atingir a todos em algum momento. Ninguém é insubstituível. O que critico é a forma como acontece. Nota zero ao Gestão de Pessoas da poderosa conglomeração da comunicação brasileira.

Não podemos ter tudo

Quarta-feira, 19 de abril de 2013
A professora dava aula sobre ninguém tem tudo. Júlia levanta o dedo:
- Senhora, meu pai tem tudo: TV,Telescópio, DVD, Mercedes...
- Tudo bem, diz a professora, mas será que tem uma lancha?
Júlia reflete e diz:
- Bem, não...
- Viu, não podemos ter tudo.

- Professora, disse Artur, meu pai tem tudo:
TV, Telescópio, DVD, Mercedes, Lancha,...
- Sim, responde a professora, mas será que tem um avião particular?
Depois de refletir, Artur responde:
- Bem, não...
- Está vendo que não se pode ter tudo na vida, disse a professora.

Joãozinho levanta o dedo e diz:
- Professora, meu pai, AGORA, tem tudo...
- Será? disse a professora.
- Certeza, pois sábado passado, quando minha irmã apresentou seu
novo namorado, gringo, de cabelo loiro (denominado quilouro),
torcedor do Boca, tatuado, usando brinco, de bonezinho virado,
cueca aparecendo o rego da bunda ...
Meu pai disse:

ERA SÓ O QUE ME FALTAVA !

terça-feira, 9 de abril de 2013

O Arco da União

Terça-feira, 09 de abril de 2013.
A ponte da chegada e partida de Porto União e
União da Vitória, as Gêmeas do Iguaçu
Não importa o nome que se dê a essa ponte. Ao olhá-la dou-lhe o nome de "Arco da União". Meu elo com um passado feliz e cuja estrutura tem me sustentado até os dias de hoje. Muitas das pessoas que convivi lá já não existem mais, mas a doce lembrança de suas existências faz com que ao ver essa ponte meu coração exploda de saudade. Agradeço a Deus por ter vivido os primeiros anos de minha vida em um lugar tão maravilhoso junto a um povo amável e guerreiro. Porto União e União da Vitória são duas cidades que se fizeram únicas em meu ser. Um ser agradecido e feliz!

Maracanã dá gosto de ver

Terça-feira, 09 de abril de 2013.
Os quatro telões do Maracanã já estão instalados (Foto: Reprodução/CBF TV)
Quase tudo pronto para terminar a gigantesca reforma do maior estádio do Brasil e um dos maiores e mais modernos palcos futebolísticos do planeta. O Maracanã reabrirá suas portas oficialmente no próximo mês de junho e será, sem a menor dúvida, um divisor de águas em relação ao futuro do futebol brasileiro. Há quem critique os gastos que o país terá com o mega evento da Copa do Mundo, em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Não entro no mérito dessas críticas, pois sempre há quem apoie e quem é contra iniciativas dessa envergadura. 
O estádio já tem traves (Foto: Reprodução/CBF TV)
O que desejo pontuar são os benefícios diretos e indiretos que esses investimentos estruturais deixarão às cidades que sediarão as competições. Os eventos são limitados em no máximo trinta dias. A FIFA, por exemplo, vai faturar horrores com a Copa. Mas, após esses trinta dias ficaremos com alguns dos mais modernos estádios do planeta e público para sustentá-los, pois é o futebol nosso esporte preferido. 
Homens trabalham na conclusão da cobertura (Foto: Reprodução/CBF TV)
As obras estruturais rodoviárias, hoteleiras, aeroportuárias e material humano capacitado fomentarão o turismo, um dos segmentos que mais trazem divisas aos países que sabem explorá-lo. A CBF divulgou imagens do estádio quase concluído. Confesso que me emocionei e como brasileiro não deixo de sentir um enorme orgulho de nosso estádio maior. Oxalá coroemos esse palco com mais uma conquista dentro de campo, pois fora dele já podemos nos considerar vencedores.
Notícia que motivou o comentário
No dia 27 deste mês, o Maracanã terá seu primeiro evento-teste. Na ocasião, o estádio receberá um amistoso entre amigos dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto. Cerca de 23 mil pessoas irão acompanhar a partida. No entanto, o evento não será aberto ao público. Apenas funcionários do estádio, seus familiares e convidados estarão presentes. O Maracanã ainda terá outro jogo-teste fechado ao público em maio. A reinauguração oficial do estádio, aberta ao público, ocorrerá no dia 2 de junho, com o amistoso entre Brasil e Inglaterra. Na Copa das Confederações, em junho, o estádio receberá dois jogos da primeira fase. Itália x México (dia 16), e Espanha x Taiti (dia 20). O Maracanã também será palco da decisão do torneio, no dia 30 de junho. (G1)

Curitiba, um passo a frente no cuidado com animais em situação de risco

Terça-feira, 09 de abril de 2013.
Cães e gatos merecem cuidados especiais da sociedade organizada
Os meus cumprimentos a uma iniciativa do prefeito Gustavo Fruet que vem em boa hora em Curitiba e servirá certamente de exemplo para toda a região. Hoje, terça-feira, dia 9, um encontro discutiu a questão do cuidado com os animais abandonados que perambulam pelas ruas da cidade. A busca, identificação, resgate, acomodação e destinação desses animais em situação de risco (cães, gatos e cavalos) foram tratados de uma forma objetiva junto aos responsáveis por ONGS e demais cidadãos que se ocupam do tema. Quem participou do encontro me informou que agora só falta decidir sobre os locais onde serão realizados esses atendimentos. Sabe-se que os animaizinhos serão tratados em um prazo de três meses e, depois seguem para a adoção, já castrados. Mas, ainda é pouco. Há que se ter uma legislação específica que englobe de uma forma ampla a questão. A Câmara de Vereadores deve ser cobrada a respeito de uma legislação municipal urgente. Por exemplo, o controle sobre a venda indiscriminada de animais em Pet Shops. Todo cão ou gato comercializado deve ter um chip de identificação cujo proprietário (nominado) responderá civil e criminalmente em caso de maus tratos e abandono. Os animais terão controle absoluto de vacinas e castração. Animais não castrados terão acompanhamento diferenciado e custarão bem mais. Não estou inventando isso. Esse tipo de política já existe em alguns países europeus e nos Estados Unidos. Nesses lugares não há mais problemas com cães, pelo menos não na dimensão de países como o Brasil que carecem de políticas públicas e de educação para uma questão que desafia nossa responsabilidade humana com os animais.

Os motivos de Joaquim Barbosa não dar prazo para a defesa

Terça-feira, 09 de abril de 2013. 
De Luis Nassif

Não se iludam os Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) com a aparente unanimidade da mídia em relação ao julgamento do mensalão. O enquadramento das redações e colunistas impediu manifestações maiores de dúvida sobre a isenção dos magistrados. Fosse em tempos de maior pluralidade, a mídia teria servido de freio a alguns abusos cometidos.
Além disso, todo tema complexo permite o exercício do arbítrio pelo especialista – pela óbvia dificuldade em se entrar nos meandros da discussão e identificar as vulnerabilidades das conclusões. Quando os primeiros questionamentos foram feitos – ainda em plena efervescência do julgamento -, não foram levados a sério por indicarem inconsistências tão absurdas, que soavam inverossímeis. Muitas pessoas com quem conversei, simpáticas a uma condenação exemplar, acreditavam que entre as dezenas de milhares de páginas do inquérito haveria evidências capazes de derrubar as críticas. A questão é que o tempo passou, houve a oportunidade de trabalhos mais alentados e meticulosos sobre o inquérito. E as críticas, em vez de esclarecidas, foram aprofundadas. Cada vez mais é evidente que a análise das acusações tem produzido dúvidas cada vez maiores nos colunistas que efetivamente contam.
Mesmo com a imensa dose de cautela, compreensível nesses tempos bicudos, houve a manifestação de Elio Gaspari, avalizando o trabalho em que Raimundo Pereira desconstrói  as acusações contra João Paulo Cunha. Direto, Jânio de Freitas explicita as enormes dúvidas em relação as acusações contra Henrique Pizzolatto. Nenhum dos dois pode ser acusado de petista, assim como outros jornalistas de renome que, fora das grandes redações, puderam exercitar livremente sua opinião. A indignação decorre do abuso de poder. E, como tal, são caracterizadas as ações em que os magistrados colocam sua vontade acima dos fatos analisados.
É bem possível que as agências de publicidade tivessem pago pedágio ao PT, pelas contas conquistadas. Mas não foi isso o que a acusação apurou. Tratou como desvio a verba de publicidade da Visanet ignorando um relatório detalhado do Banco do Brasil indicando todas as fontes de aplicação dos recursos. Atribuiu a responsabilidade total da destinação das verbas a Henrique Pizzolatto, ignorando documentos que demonstravam expressamente que as decisões eram colegiadas, com a participação de representantes de outros sócios da empresa.
Salta aos olhos de qualquer jornalista o absurdo de considerar, exclusivamente nas operações da Visanet, os BVs (bônus de veiculação, o dinheiro que as agências recebem dos órgãos de mídia onde anunciam) como indício de corrupção. E não estender esse julgamento a todo o universo de BVs. Ou não exigir a devolução do dinheiro dos beneficiados – grandes órgãos de mídia.
No caso de João Paulo Cunha, tratou como ocultação o fato de não ter ido receber pessoalmente os R$ 50 mil do PT, mas enviado a esposa, que apresentou RG e assinou o recibo. E ignorou totalmente a comprovação do uso dos recursos para pesquisas eleitorais.
A postura de Joaquim Barbosa – impedindo prazo maior para a apreciação da defesa – não se deve ao seu conhecido espírito de torquemada. É mais que isso: é receio de que as inconsistências das acusações sejam expostas agora, não mais em matérias de blogs, mas nos próprios autos do processo. É paúra, medo de uma discussão na qual o clamor da mídia não servirá mais de respaldo para o uso do poder imperial.

Luis Nassif

Três em um

Terça-feira, 09 de abril de 2013.
Yaiune, Julian Victor e Jorge Neto, filhos e companheiros
O poeta escreveu que os filhos não são nossos, são do mundo e da vida. São como flechas arremessadas para o futuro pelo arco da existência. Vem de nós, mas não estão em nós. São da ânsia de viver. Pensamos que os temos, porém são eles que nos têm. Grande é a felicidade por vê-los também felizes e imensurável a satisfação por vê-los atender a nossa expectativa. Assim sou eu, filho que fui, pai que me tornei: um agradecido ao eterno Deus que me possibilita viver essa inenarrável sensação de felicidade plena. A imagem vale o que as letras tentam descrever, Yaiune, Julian e Jorge Neto, momento raro com os três junto. Devo isso ao Dia dos Pais, presente maior que recebi, quando da estadia em Lages, ano passado. Eles nem imaginam a alegria que me proporcionaram pela presença no Dia, que no futuro poderá ser também deles. Aí sim, entenderão esse sentimento maravilhoso que os três geram em mim.

O prazeroso cafezinho

Terça-feira, 09 de abril de 2013.
Sempre é hora de tomar um delicioso cafezinho 
Pausa para um delicioso cafezinho. Momento agradável do dia. Costume do tempo de estudante que não abro mão: Tenho as mais diversas opções de xícaras, porém no copinho de massa de tomate parece que fica perfeito. Gosto muito do Café Melitta Tradicional e sem açúcar. Faço na cafeteira italiana com porção para seis xícaras de cafezinho.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Amizade, sentimento que duplica e divide

Segunda-feira, 08 de abril de 2013.
A amizade tem muito a ver com o amor. É um sentimento de doação, cujo interesse maior é o bem estar compartilhado de forma absolutamente natural. Diz a sabedoria popular que a amizade é que nem parafuso, só se descobre sua qualidade na hora do aperto. A regra número um da amizade é não ser fardo para ninguém. O amigo verdadeiro não precisa ser convocado para dar ajuda, pois será sempre de seu interesse o pronto socorro a quem dela precisar. É a mão estendida para levantar quem cai, mesmo que a ajuda não seja solicitada. Amizade verdadeira é rara. É como joia preciosa. Se a tiver, zele. Cuide com carinho, pois, sem a menor dúvida, é um tesouro inestimável por quem vai sempre valer a pena lutar. O filósofo inglês Francis Bacon define este sentimento em poucas palavras: "A amizade verdadeira duplica as alegrias e divide as tristezas."

Ator Nicolas Cage está vivo e bem

Segunda-feira, 08 de abril de 2013.
Internet divulga morte do ator Nicolas Cage, porém
não há confirmação do fato em veículos confiáveis
O site UOL divulgou que o ator Nicolas Cage teria morrido na última quinta, dia 04, aos 49 anos em seu apartamento, em Long Beach, na Califórnia, ao lado da mulher, Alice Kim.
Segundo a informação, ele teria sofrido infarto na manhã daquele dia. Busquei confirmação sobre a morte desse ator e não encontrei. Na verdade não encontrei nenhum outro site confiável que confirmasse a informação. Não é possível que brinquem com um assunto tão sério. Para todos os efeitos é mais uma brincadeira de mau gosto plantada na internet.

Morre Margaret Thatcher, a Dama de Ferro

Segunda-feira, 08 de abril de 2013.
Thatcher  e  Reagan, duas personalidades que marcaram
a política internacional no século XX
Uma das personalidades políticas mais poderosas do século passado, Margaret Thatcher morreu nesta segunda-feira, aos 87 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral. Thatcher foi primeira mulher a se tornar primeira-ministra britânica, cargo no qual ficou por três mandatos consecutivos, entre 1979 e 1990. Ela foi uma das figuras dominantes na política inglesa no século XX e a sua política neoliberal (thatcherismo) influencia políticos e é criticada até hoje. Thatcher não falava em público desde 2002, quando os médicos desaconselharam a presença diante de audiências após uma série de pequenos derrames que deixaram como sequela confusões ocasionais e perdas de memória. Nos piores momentos, segundo fonte da família, Thatcher tinha dificuldades para terminar as frases e esquecia que o marido, Denis, havia morrido em 2003.
Cerimônia fúnebre e cremação
O governo britânico anunciou que Thatcher, cujo nome completo era Margaret Hilda Thatcher, terá um "funeral cerimonial", com honras militares, mas não um "funeral de Estado". Ele será realizado na Catedral de Saint Paul, em Londres.  Ainda não foi definida uma data. (London News)

domingo, 7 de abril de 2013

Tomate: fruta, legume ou fruto?

Domingo, 07 de abril de 2013.
O hábito de comer tomate é absolutamente saudável. O problema
é o desconhecimento da forma de cultivo quando se utiliza vasta
quantidade de veneno
Fui questionado hoje por ter chamado tomate de legume. Até, confesso fiquei em dúvida e busquei mais esclarecimento sobre a questão. Compartilho a rápida pesquisa com meus amigos. O tomate não é uma fruta. Na botânica, tomate é um fruto (e não fruta, que é conceito comercial). No comércio de alimentos, os vegetais são classificados em fruta (que é diferente de fruto, da biologia) e em legume. O tomate é um legume no comércio. Isto é, valem para o tomate as leis comerciais de importação/exportação e compra/venda dos legumes, e não das frutas. Portanto chamá-lo de legume, no âmbito do comércio não é errado, porém o correto mesmo é denominá-lo de “FRUTO”. O nome científico do tomateiro é : ¨Solanum Lycopersicum ¨. O tomate é o fruto do tomateiro, planta da família das Solanáceas , embora popularmente seja considerado um legume. É originário da América Central e do Sul e já era consumido pelos povos pré-colombianos. Atualmente é cultivado e consumido em todo o mundo. Existem várias espécies de tomates, como o italiano, o cereja, o caqui , etc. É rico em cálcio, fósforo, potássio e frutose. O Brasil é o 9º maior país em produção de tomate do mundo (dados de 2005). (www.dicionarioinformal.com.br/tomate/)

A corneta dos insensatos

Domingo, 07 de abril de 2013.
Reconhece-se avanços na fiscalização. No entanto há casos
emblemáticos que esbarram na morosidade da resposta penal
Penso que é tudo reflexo da sensação de impunidade que esses jovens têm quando percebem que casos envolvendo motoristas abastados não têm uma resposta satisfatória da Justiça. Para eles há uma premissa: "Se lei existe para ser respeitada, autoridade há para ser comprada!" A culpa é da morosidade em chegar às pessoas que têm condições de contratar advogados que sabem se utilizar de um sistema processual que beneficia escandalosamente o infrator da lei. E segue o baile cujo principal instrumento de sopro não é o bafômetro e sim a corneta dos insensatos.

Prestem atenção ao conteúdo que li na página de meu irmão Gilmar Yared:
"Neste domingo às 07:00 chamou-me a atenção no inicio da Silva Jardim um jovem conduzindo uma Ranger prata modelo novo demonstrando sinais de embriaguez devido a forma como dirigia. Minhas suspeitas foram confirmadas quando o motorista resolveu jogar do interior de seu veículo um garrafão de vinho. Sim, isso mesmo, um garrafão de vinho. O que deve passar na cabeça deste jovem: que não há fiscalização em Curitiba? Que o dinheiro pode alterar as leis? Infelizmente todo final de semana em nossa capital, mais jovens desafiam a policia e a Tolerância Zero e, em consequência colocam em risco a vida de muitas pessoas. O que fazer? Como resolver? Deixo aberto à quem desejar comentar."

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More