quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A exuberância da glicínia

Quinta-feira, 25 de outubro de 2012.

Caramanchão de glicínias que faz parte do visual do Parque Jonas Ramos, ao lado
da Academia da Terceira Idade, em Lages, SC. Se você mora em Lages, não deixe
de admirar esse belo visual à sua disposição nessa época do ano

Nas minhas andanças diárias pela bela cidade serrana catarinense de Lages, não pude deixar de perceber a beleza das glicínias cultivadas carinhosamente e expostas à população lageana em um caramanchão (*) situado no Parque Jonas Ramos, o parque do “tanque”. Pela exuberância de sua beleza fiz questão de pesquisar um pouco sobre essa bela planta, a glicínia.
Pertencente à família das Leguminosas, a glicínia é uma planta trepadeira de grande valor ornamental. Por suas características pode ser cultivada como um arbusto e até mesmo como um bonsai, dependendo das podas que forem realizadas. Planta vigorosa e lenhosa, a glicínia produz belos cachos de flores nas colorações branca, lilás ou rosadas que podem atingir até 45 cm. A glicínia se reproduz bem e floresce mais rapidamente por meio de estacas de galho, entretanto, o plantio pode ser realizado também através de sementes, apesar da floração ser mais demorada. A planta necessita de sol direto para se desenvolver bem e florir bastante. Quanto ao clima, não é muito exigente, mas o ideal para o cultivo é o clima temperado. O solo para o plantio deve apresentar boa drenagem.
Um cuidado especial: as glicínias necessitam de boas regas, principalmente nos períodos de crescimento e floração, portanto, não descuide das regas, evitando deixar o solo excessivamente seco. As podas, que devem ser realizadas durante os meses de abril e maio, é que vão determinar o formato da planta. De qualquer forma, a glicínia vai precisar ser tutorada para que seu crescimento seja ordenado. Como planta de grande valor ornamental, a glicínia pode ser cultivada isoladamente ou combinada com uma ou mais variedades, resultando em belos efeitos no revestimento de caramanchões ou enroscando-se em troncos de árvores, colunas, grades e portões. Nos jardins ou varandas, pode até ser plantada em vasos grandes ou caixas que suportem bem o crescimento das raízes. É importante destacar que a glicínia é muito apreciada pelas abelhas, sendo uma espécie muito valiosa para os apicultores.

(*) O que é um CARAMANCHÃO?
É um lugar de descanso e reflexão construído para o encontro com a natureza que varia de geração a geração ou de pessoa a pessoa. Pode se usar vários tipos de matérias como, por exemplo: bambu ou flores tipo trepadeiras, moldando conforme sua tradição, simbologia espiritual e até cultural.



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More