sexta-feira, 15 de abril de 2016

Pela classe dos mais humildes

Sexta-feira, 15 de abril de 2016.
Se você se diz Cristão reflita sobre o que li no Facebook hoje:

"Sinceramente não acredito que qualquer pessoa que professe Jesus Cristo como Salvador possa ser cúmplice do maior atentado da história do nosso país contra os direitos de uma classe a qual Jesus pertenceu" Elias Cordeiro.

Após ler o conteúdo do pensamento de Elias Cordeiro, um amigo no Facebook perguntou a que classe ele se referia. 
Minha interpretação do texto diz que é a classe dos mais pobres, dos mais humildes, daqueles que precisam das políticas públicas em busca do equilíbrio e da justiça sociais. De pessoas que precisam do Bolsa Família para não passar fome. Dos que precisam do Minha Casa Minha Vida para realizar o sonho de sua casa própria. Dos que precisam de um Sistema de Cotas ou de um ProUni para ingressar em uma faculdade. Dos que precisam de um Mais Médicos para receberem a presença desses profissionais em lugares de difícil acesso no interior do país. Dos que precisam de um Brasil Sorridente para ter à disposição um programa efetivo de saúde bucal. Dos que precisam também de um Luz para Todos para serem incluídos nos benefícios da energia elétrica em suas residências, nos mais longínquos lugares deste gigantesco país. Dos que precisam de um Pronaf para estimular a que agricultores familiares tenham sua atividade incrementada e possam manter no campo seus filhos e tantos outros.
Decididamente não apoio a política neo-liberal representada em nosso país entre outros pelo PSDB. Basta ver os exemplos dos Estados de São Paulo e Paraná. O desmonte do Estado (empresas públicas e serviços públicos) e o apoio à iniciativa privada em serviços até então subsidiados pelas empresas públicas e/ou de encomia mistas. Enquanto estas últimas priorizam o serviço ao cidadão, principalmente os de baixa renda, as empresas privadas estão voltadas para o lucro, prêmio maior do regime capitalista.
Entendo isso quando pontuo a necessidade de um governo voltado ao atendimento da população em geral, mas com um viés social por inspiração e norte. Não importa o partido, mas o compromisso com o social é fator determinante para que possamos ter a esperança de uma sociedade mais segura, equilibrada e justa.
Minha noção de interpretação de texto me leva a crer que o Elias Cordeiro quis dizer isto quando se referiu à classe que Jesus pertenceu e pela qual deu a vida no madeiro da cruz.
Cristo não estava necessariamente preocupado com as coisas deste mundo (Dai a Cesar o que é de Cesar e ao meu Pai o que Lhe pertence), porém lembrava às pessoas a importância do amor, da solidariedade, do cuidado com os mais simples e humildes. O ser humano não é perfeito. Em quaisquer atividades que venha a por a mão está sujeito ao deslumbre das coisas deste mundo e, portanto, aos tropeços que cedo ou tarde são revelados. Mas, o que importa é a essência de uma doutrina que existe para sempre lembrá-lo que a confiança deve ser dada ao Senhor (conteúdo de Sua Palavra) e não ao ser corruptível.

A reflexão é válida a partir do princípio de que toda ação legítima deve ter a Lei de Deus a norteá-la em primeiro lugar. A partir deste alicerce as demais deverão ser consagradas. JoYa

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More