segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Você acredita nos números desta pesquisa?



Segunda-feira, 12 de setembro de 2011.
Passados oito meses desde o início das gestões da presidente Dilma Rousseff (PT) e do governador Beto Richa (PSDB), ambos contam com a aprovação de mais da metade dos paranaenses. Além disso, cerca de 80% dos moradores do estado avaliam as duas administrações como ótima/boa ou regular. No entanto, apesar dos bons índices, mais de 70% dos entrevistados não souberam dizer ou não citaram nenhuma realização dos chefes do Executivo federal e estadual até agora. É o que aponta um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas com exclusividade para a Gazeta do Povo. Aqui no Paraná, Beto Richa alcançou 72,4% de aprovação, contra desaprovação de 20,6%. A administração do tucano até agora é considerada ótima ou boa por 56,1% dos paranaenses; regular por 27,1%; e ruim ou péssima por 11,7%.
Análise
Para o cientista político Ricardo Costa de Oliveira, professor da Universidade Federal do Paraná (UPFR), os números da pesquisa podem ser considerados positivos nos dois cenários. Em relação a Dilma, ele ressalta que, mesmo tendo sido derrotada no Paraná na eleição que a elegeu presidente, a petista obteve números de aprovação elevados. “A rejeição ao petismo no Paraná ainda é razoável. Mas me parece que a Dilma tem conquistado a simpatia dos paranaenses, mesmo dos que não votaram nela, por se diferenciar do Lula em alguns aspectos”, destaca Lepre.  “Ela, por exemplo, não carrega a aura do populismo, do Bolsa Família; e passou a impressão de que não é conivente com a corrupção. Isso está dando pontos a ela no Estado.”
Efeito
Analisando os números de Richa, Lepre afirma que o carisma do tucano e o desgaste deixado pela gestão peemedebista de Roberto Requião e Orlando Pessuti ajudam a explicar o re­­­sultado da pesquisa. “O Pessuti e, principalmente, o Requião saíram muito desgastados do governo. Inevita­­­velmente, o eleitor faz essa comparação e, como ainda estamos em início de mandato, a imagem do Beto como um cara simpático ainda conta bastante”, argumenta. Já Ricardo Oliveira destaca que a alta popularidade que Richa carrega do período em que foi prefeito de Curitiba reflete, ao menos por enquanto, nos números do tucano como governador. “Além disso, o quadro socioeconômico positivo do país, com geração de emprego e renda, beneficia os governadores em geral”, afirma. (Gazeta do Povo)
Opinião
Opinião é opinião. Temos de respeitar. Então, aqui vai a minha, sobre os números da pesquisa e sobre a atual gestão paranaense. Até agora, só dois pontos considero positivos: a boa imagem do governador e a capacidade de bem investir na mídia. Assim como fez, enquanto prefeito, no governo do Estado, Richa tem se utilizado bem da mídia para “maquiar” uma administração ainda “fraca de realizações”.  Acompanhei de perto a administração de Roberto Requião pois trabalhava na Educativa e diariamente cobria as realizações de sua gestão. Era esse meu trabalho. Assim como vi acertos, também vi equívocos. O pior deles, foi exatamente não fazer o que Richa tão bem faz: se utilizar da mídia para divulgar positivamente suas ações. Ao contrário, Requião abriu uma verdadeira guerra contra veículos de grande penetração junto a opinião pública. Ótimas ações como na área social, (Luz Fraterna/Tarifa Social da Água/Plano de Carreira para o Magistério/Recuperação de órgãos públicos como Celepar/Sanepar/Copel e DER), entre outras, não mereceram a devida divulgação. E, se divulgadas, mostravam apenas o lado negativo. Isto construiu ao longo dos anos uma falsa imagem de uma gestão, que entre acertos e erros, era voltada prioritariamente ao social. Ciente do IDH negativo em algumas regiões, o Estado fez o que pode, ao mesmo tempo em que tentava corrigir erros e vícios históricos da gestão de Lerner (acordo de acionistas, na Senepar,px). Aliás, em relação a este assunto, foi uma das primeiras medidas de Richa na área. A retomada do famigerado acordo de acionistas, delegando ao sócio minoritário (privado), a gestão da empresa de capital misto, deixando o sócio majoritário de lado (o Estado). Priorizando o lucro, é claro que ações como a Tarifa Social da Água, estão comprometidas. Se a população tivesse acesso às informações verdadeiras do que tem sido a gestão Richa nesses primeiros meses, certamente sua popularidade não estaria assim, tão em alta. Mas o que conta é o que chega ao conhecimento. E isto, a Secretaria de Comunicação Social de Richa está sabendo como fazer. Tem escola. O pior de tudo: cadê a oposição? É lamentável o PMDB ter deixado esta responsabilidade somente com o PT aqui no Estado. A esperança é que com as eleições do ano que vem, tudo seja divulgado no horário político eleitoral. A população tem o direito de saber o que verdadeiramente ocorre nos bastidores do poder.





0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More