segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Origem e letra do Toque de Silêncio


Segunda-feira, 24 de setembro de 2012.
O Toque de Silêncio é sem dúvida um dos toques mais lindos que existem. Durante o funeral de um militar é comum ouvirmos o Toque de Silêncio durante a despedida. É uma melodia tocada por um único músico usando uma corneta. O que talvez você não saiba é a origem deste toque.
Conta a história que durante a guerra Norte/Sul Americana (1862), após uma batalha ouviu-se durante a noite os gemidos agonizantes de um ferido próximo das linhas nortistas. Um Capitão Nortista decidiu ir ao encontro do soldado ferido e levou-o para seu acampamento mesmo sendo um inimigo; talvez ainda pudesse salvá-lo. Era um homem jovem e infelizmente não resistiu aos ferimentos. Quando o Capitão pegou a lanterna e iluminou o rosto do soldado morto, qual não foi seu espanto e dor, ao verificar que aquele jovem era o seu filho que tinha ido para o Sul estudar música e que tinha se alistado nas forças sulistas sem o conhecimento do pai.
Mesmo seu filho tendo lutado do lado inimigo, o Capitão pediu permissão a seus superiores para enterrá-lo com dignidade e prestar-lhe honras fúnebres. O Comandante das Forças Nortistas compreendendo a dor do seu Oficial permitiu que as honras fossem feitas, porém só permitiu ao pai escolher apenas um músico da banda para homenagear seu filho. O pai então pediu ao corneteiro para fazê-lo e quando o músico perguntou “O que o senhor deseja que eu toque?”, o Capitão entregou-lhe uma partitura que encontrara no bolso do filho morto. O corneteiro então tocou-a, era uma melodia tão triste que tocava profundamente a alma, e muitos dos soldados ali presentes choraram. Ela ficou conhecida então como O Toque de Silêncio. E com o passar do tempo foi adotada não só pelo Exército Americano, mas vários exércitos do mundo.
Esta é a letra da melodia:

“O dia terminou, o sol se foi dos lagos, das colinas e do céu.
Tudo está bem, descansa protegido. Deus está próximo.
A luz tênue obscurece a visão e uma estrela embeleza o céu, brilhando luminosa.
De longe, se aproximando, cai a noite.
Graças e louvores para os nossos dias. De baixo do sol, de baixo das estrelas, de baixo do céu.
Enquanto caminhamos, isso nós sabemos, Deus está próximo.”

Eu já ouvi várias vezes o Toque de Silêncio, e me emocionei em cada uma delas, pois é de arrepiar. Só não sabia que existia uma letra. E não sabia sua origem. É muito triste saber que vidas inocentes são tiradas todos os dias pelo mundo a fora, em guerras estúpidas por causa da ganância de alguns ou por questões religiosas como no Oriente Médio. Triste do povo que precisa sacrificar seus filhos desta forma. O Toque de Silêncio lembra com carinho os soldados que jamais voltaram das guerras e aqueles que entregam suas vidas na violência dos nossos dias.

5 comentários:

ja tive a experiência de tocar em um funeral militar!

É sem palavras. Para expressar a tamanha dor, que sente um pai nesse momento,acho que só quem já perdeu um filho dessa forma, é quem saberia realmente expressar mais aproximado o verdadeiro sentimento.

É sem palavras. Para expressar a tamanha dor, que sente um pai nesse momento,acho que só quem já perdeu um filho dessa forma, é quem saberia realmente expressar mais aproximado o verdadeiro sentimento.

A três anos me emocionei com toque de silêncio pelo corneteiro da Corporação musical de minha Cidade, foi no sepultamento do meu saudoso pai ex combate, durante a segunda grande guerra.

Essa música é impactante, sem igual. Todavia, a história mais conhecida sobre a sua origem é bem fantasiosa. Uma outra lenda atribui a sua origem a um corneteiro mexicano, mas a versão mais factível está em https://www.deviante.com.br/noticias/ciencia/cinco-mitos-e-lendas-urbanas-na-historia-militar/

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More