quarta-feira, 26 de junho de 2013

Pisou na bola, dançou

Quarta-feira, 26 de junho de 2013.
Publico outra notícia importante nesta quarta-feira. Muito mais do que a vitória da seleção brasileira (mesmo jogando abaixo do esperado), a aprovação do projeto que considera a corrupção do agente público crime hediondo impacta e pode dar uma nova face à representação popular neste país. O poder emana do povo e por ele deve ser exercido. Aqueles que o exercem nunca devem se esquecer dessa premissa. Qualquer cidadão, quando servir ao povo em mandato temporário ou não (caso dos funcionários públicos estatutários) , a partir da aprovação desse projeto entenderá a dimensão punitiva por possíveis desvios de função. São as vozes das ruas ecoando nos corredores do poder. Sabe bem quem os frequenta que a rédea agora é curta.  Pisou na bola, dançou. Notícia que motivou o comentário:
Voz das ruas: Senado aprova e corrupção está a um passo de ser considerado crime hediondo
 Brasília, agora à noite. Projeto integrou agenda de votações prioritárias
 estabelecida pelo Senado. Texto será agora enviado para apreciação da
Câmara dos Deputados (Imagem G1/Brasilia)
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (26) o projeto de lei que altera o Código Penal para aumentar a punição para corrupção e tornar esse tipo de delito crime hediondo, considerado de maior gravidade. O texto aprovado determina que a corrupção ativa (quando é oferecida a um . funcionário público vantagem indevida para a prática de determinado ato de ofício) passa ter pena de 4 a 12 anos de reclusão, além de multa – atualmente, a reclusão é de 2 a 12 anos. A mesma punição passa a valer para a corrupção passiva (quando funcionário público solicita ou recebe vantagem indevida em razão da função que ocupa). A proposta também inclui entre crimes hediondos a prática de concussão (ato de exigir benefício em função do cargo ocupado). A proposta segue agora para a Câmara – se alterada pelos deputados, voltará para o Senado antes de ser sancionada pela presidente da República. (G1)

* Em tempo, a seleção brasileira venceu a uruguaia hoje a tarde por dois a um. Foi um jogo difícil e a vitória veio só no final do jogo. Os uruguaios ainda desperdiçaram uma penalidade máxima. A partida foi disputada em Belo Horizonte no novo Mineirão. Com a vitória os brasileiros esperam o vencedor de Espanha e Itália para disputar domingo no Maracanã, RJ, o título da Copa das Confederações. Os dois jogam amanhã à tarde no Castelão, em Fortaleza.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More