sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O fogão à lenha

Sexta-feira, 19 de outubro de 2012.

Imagem ilustrativa de um fogão à lenha
A imagem, puramente ilustrativa, remonta à minha infância. Tínhamos ao lado do fogão um caixote onde era guardada a lenha que acesa esquentava o alimento que minha mãe preparava e também aquecia o ambiente da cozinha, lugar preferido de todos, nos dias e principalmente nas noites frias do inverno serrano. Sentadinhos no caixote eu e meus irmãos acompanhávamos o pinhão sendo preparado por sobre a chapa de ferro do fogão. A cuia com chimarrão era passada de mão em mão, uma companhia inseparável das incontáveis horas de minha infância. Hoje, em Curitiba recordo-me também dos momentos agradáveis e não menos emocionantes dos oitenta e três dias que passei na Lages de minha origem. Ao visitar os lares das pessoas que me convidavam durante a campanha de Elizeu Mattos à prefeitura da cidade pude relembrar o “sabor” de minha infância e experimentar o acolhedor ambiente de minhas origens as quais guardo com carinho no lado esquerdo do peito.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More