sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Você se importa?


Sexta-feira, 02 de dezembro de 2011.
Esquadrinhar nosso coração é, sem dúvida, o desafio de uma vida
Somos aquilo que as pessoas pensam que somos? Ou aquilo que achamos que somos? Ou ainda, que verdadeiramente somos? Parecem questões de fácil resposta, mas não! Muitos não conhecem a si mesmos e vivem toda uma vida sem conseguir conhecer-se. Para melhorarmos como pessoas é preciso que nos conheçamos. Que reconheçamos nossos limites, virtudes e defeitos. Conhecer-se é um desafio de uma vida. Felizes são aqueles que pelo menos percebem seus limites e, por conhecê-los, evoluem como pessoas.
O romancista e teatrólogo português Raul Germano Brandão Portugal (1867//1930) reconhecia em um de seus escritos o quão é difícil conhecer-se verdadeiramente.
“Conhece-te a ti próprio - eis o que é difícil. Ainda posso conhecer os outros, mas a mim mesmo não consigo conhecer-me. Um fio - instintos e um fantasma... Dos outros faço idéia mais ou menos aproximada, de mim não faço idéia nenhuma.
Há uma disparidade entre mim e mim. Há em mim o homem correto, o homem igual a todos os homens - e o homem que lá dentro sonha, grita e é capaz, por insignificâncias, de imaginar um terremoto ou de desejar uma catástrofe...”
“... O meu verdadeiro ser não é aquele que compus, recalcando lá para o fundo os instintos e as paixões; o meu verdadeiro ser é uma árvore desgrenhada - é o fantasma que nos momentos de exaltação me leva a rasto para atos que reprovo. Só a custo o contenho...”
Ainda ontem ouvi de um colega um pensamento que é pontual para quem se importa com as pessoas com quem convive tanto quanto se importa consigo mesmo. Isto é sinal de evolução na incrível trajetória que é o tempo de nossa vida:
“As pessoas não se importam com quanto você sabe, até saber o quanto você se importa!”
Deixo o conteúdo deste escrito, compartilhando com você aquilo que penso neste momento. Certamente porque me importo em conhecer, primeiro a mim mesmo, para depois me ocupar em melhorar o mundo em que “vivemos”. É com isso que verdadeiramente me importo. As demais, creio, naturalmente me serão acrescentadas.
Jorge Yared

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More