sábado, 28 de fevereiro de 2015

A motivação e a musculação

Sábado, 28 de fevereiro de 2015.
Treinador Personal Trainer Juliano Nascimento 
Motivação e musculação
Motivação (do latim moveres, mover) refere-se à condição do organismo de uma pessoa que influencia a direção para um determinado comportamento e/ou orientação para um objetivo. Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação. Já musculação deve ser entendida como uma atividade física saudável que pode ser realizada desde a fase da adolescência até a da melhor idade e essencialmente consiste em trabalhar a musculatura corporal do indivíduo. Para tanto necessário se faz a prática de exercícios constantes contra uma resistência que pode ser empregada das mais variadas formas. As mais conhecidas são os aparelhos das academias ou simplesmente contra a força da gravidade. Ao iniciar esta prática a pessoa deve entender que não é super homem e que precisa passar por um período de adaptação.
A opção pela orientação profissional
Cada pessoa tem um organismo típico e necessário se faz passar por avaliações de profissionais. Um deles é o professor de educação física, que estudou e se especializou para dar este necessário suporte a quem, não importa o motivo, decide praticar este saudável hábito. Até aqueles que atendem à recomendação de médicos. Os cardíacos, por exemplo. A motivação para o início e a sequência dos exercícios é que vai determinar o sucesso ou não da empreitada. Neste momento é importante que o atleta ou praticante não perca o foco inicial nos reais objetivos que o levaram à prática dos exercícios. Este fator será essencial, fundamental até para o sucesso ou não dos resultados buscados. Mais do que somente a estética, o foco deve estar notadamente nos benefícios que um condicionamento físico pode trazer à qualidade de vida do praticante. Atleta ou não. O resultado vai depender sempre do nível de seriedade com que assume o cronograma de treinos estabelecido.
Condições motivacionais
Mais uma vez voltamos a questão da motivação que nada mais é do que os impulsos que levam uma pessoa a atingir seus objetivos. Entendo que no caso da musculação os principais são saúde, estética e qualidade de vida pela força que esses predicados darão à sua autoestima. É fundamental para que os resultados sejam alcançados de maneira sequencial e equilibrada, segundo o organismo de cada um, que haja um acompanhamento de um profissional especializado na área, no caso, um professor de educação física, pois ele sempre terá uma visão diferente desta atividade, pois cabe a ele adequar e motivar o aluno à forma correta para atingir os melhores resultados possíveis à sua estrutura física e óssea. Para cada praticante da musculação, deve haver um treinamento diferenciado. Daí a importância do acompanhamento de um profissional especializado.
As funções de um orientador especializado
É interessante lembrar que cabe a um professor orientar o aluno quanto ao conteúdo do programa de treinamento, a forma correta de execução dos exercícios e a correta utilização dos aparelhos. Quanto o praticante tem todas essas orientações, por si só se sentirá motivado, pela segurança, a continuar naqueles momentos em que o desânimo se instala. E isso é normal acontecer. Os resultados não são imediatos, daí a importância de não perder o foco. Um bom professor sempre estará apto a ajudar neste quesito e a motivar seu aluno a persistir nos exercícios.
De que forma ele pode fazer isso?
Simples. Passar o máximo de informações possíveis quanto a necessidade do equilíbrio e da paciência na utilização dos equipamentos, dirimir dúvidas que sempre surgem e manter a concentração do praticante nos benefícios que a sua prática pode oferecer e satisfazer todas as dúvidas que sempre surgem.
Especificidade do treinamento
Na montagem do programa de treinamento do aluno o que deve ser levado em consideração é a especificidade do treinamento, um termo utilizado no treinamento desportivo onde cada indivíduo deve treinar e desenvolver as qualidades físicas relacionadas aos seus objetivos. Então para cada praticante da musculação deve haver um treinamento diferenciado. Pode até acontecer de um ou mais alunos utilizarem o mesmo treinamento, mas isso só ocorrerá se os objetivos forem os mesmos, se o nível de adaptação ao treino for o mesmo e se nenhum dos exercícios forem contra-indicados para nenhum destes mesmos alunos.
Motivação e persistência
Ao atender a esses requisitos, o praticante será automaticamente motivado, pela qualidade do acompanhamento, a persistir nas cansativas práticas até atingir os objetivos a que se propôs. É importante lembrar, para finalizar, que a musculação é uma atividade que necessita de continuidade. Ela tem começo, tem um meio, mas a finalidade é que não haja um fim, mas sempre um desafio para manter a qualidade de vida conquistada. JoYa


* Produzi este artigo atendendo a solicitação do Treinador Personal Trainer Juliano Nascimento (foto preto e branco). A todos que me leem e interessados em ingressar nesta prática absolutamente saudável deixo aqui o e-mail do professor para entrar em contato com este profissional e obter mais informações sobre o assunto.
E-mail: julianon.souza@yahoo.com.br
Interessados no trabalho dele, solicitar seu telefone em inbox.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More