segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sustentabilidade: O que eu “cristão” tenho a ver com isso?

Domingo, 09 de dezembro de 2012.

O projeto inicial de Deus para o homem frente a toda a terra (natureza) previa ações bem definidas como: dominar, cultivar e cuidar. Quando o homem escolhe viver o seu projeto independente do Criador, a morte entra em cena em todas as áreas da vida humana, inclusive a natureza. Diz a bíblia que esse relacionamento de paz e segurança entre o homem e a natureza do projeto inicial agora não mais seria assim, pois a natureza passaria a produzir “cardos e abrolhos”, passaria a ser maldita pela atitude humana em desacordo com o Criador e  esperaria o retorno do Homem à Terra.  (Esse resumo foi tirado do poema da Criação que se encontra em Genesis de 1 a 3)
Em Romanos 8:20-23 o apóstolo Paulo diz algo interessante sobre a atitude da natureza frente a essa escolha humana, da qual ela é co-participante, “Sabemos que toda natureza criada geme até agora, como em dores de parto. Assim como nós..esperando a adoção como filhos (restauração do relacionamento com o Criador) e a redenção do nosso corpo”.
Jesus vem dar vida em qual área?
Analisando os pensadores da vida humana, é comum encontrar a vida dividida em áreas como: Física, Social e Psicológica. Alguns deles falam a respeito das necessidades do ser humano de vida nessas três dimensões, e outros ainda identificam uma quarta área e que dizem ser a básica para que as demais sejam supridas a “ESPIRITUAL”. Pensando nessas quatro áreas da vida a pergunta que fica é: Jesus veio trazer vida em qual dessas áreas?
“O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa/abundância”  João 10:10
Avaliando os evangelhos encontramos base que nos mostra que Jesus veio trazer “VIDA INTEGRAL”, enquanto encontramos algumas teologias que defendem algumas áreas em detrimentos de outras, a espiritualidade cristã baseada na bíblia se mostra integral quanto a preocupação com o ser humano, é claro que existem áreas prioritárias e áreas essenciais para o retorno ao projeto inicial, mas, a vida que Jesus traz é completa e pode ser vivida hoje.
Como ter atitudes sustentáveis, que pensam no hoje e na eternidade nas áreas abaixo?
                
A porção de vida que Deus nos oferece
Quando o Criador decide fazer mais e ofertar para o ser humano a possibilidade de retornar ao projeto inicial através de Jesus, Ele está oferecendo a todos uma bandeja com a porção exata de VIDA que compreende todas as 4 áreas, qual a reação da humanidade frente a isso:
1.       Eu NÃO conheço ou NÃO quero isso para mim
2.       Eu até recebo isso parcialmente ou totalmente mas quero apenas CONSUMIR
3.       Eu recebo totalmente e serei MORDOMO (usarei e cuidarei dessa porção)
Qual é a opção que você tem escolhido?
Uma vez que decidimos receber vida ESPIRITUAL (ligação com Deus) que é o fundamento da fé Cristã, precisamos fazer essa vida transbordar nas demais áreas da nossa vida e uma delas é nosso relacionamento com TODA TERRA (NATUREZA). Precisamos ter uma mente renovada e atitudes sustentáveis, isso nos remete ao Reino de Deus, o projeto inicial de Deus para nossas vidas, precisamos então:
  • Dominar a terra, não na visão pós-queda, posso fazer o que eu quero e sim no sentido de utilizar, cuidar e garantir que tudo continuará dentro do projeto inicial;
  • Usar e Cuidar, frente aos recursos naturais precisamos atentar sim para nossas necessidades, mas precisamos cuidar, proteger e recuperar o perdido;
  • O centro da atenção não é o Ser Humano, isso nos faz ver as outras coisas como importantes também;
  • O centro da atenção não é a natureza, isto é, frente a tanta destruição alguns grupos acabam indo para o outro extremo e endeusando animais e outros itens da natureza, é preciso lembrar que o centro da atenção, de toda a criação é Deus.
Conteúdo retirado do Blog "A Resposta Viva"/Por Fernando Lino

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More