Segunda-feira, 16 de janeiro de 2012.
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Equipe de resgate se aproxima do Costa Concordia; descoberto o sexto corpo em navio que naufragou na costa italiana (Foto Gregorio Borja/Associated Press) |
As equipes de resgate descobriram na manhã desta segunda-feira o corpo de um homem dentro do Costa Concórdia. Ele é a sexta vítima que morreu em decorrência do naufrágio do transatlântico perto da ilha toscana de Giglio, nesta sexta-feira (13), anunciou a imprensa. Bombeiros italianos que trabalham todas as noite à procura dos cerca de 15 desaparecidos, encontraram a bordo o corpo de um passageiro vestindo um colete salva-vidas, em uma área não inundada. Até então, os mortos haviam sido identificados como um tripulante peruano, dois turistas franceses, um italiano e um espanhol --os corpos dos dois últimos foram encontrados no domingo.
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Membro da equipe de resgate escala o Costa Concordia; a equipe de resgate procura na parte submersa do cruzeiro as 14 pessoas ainda estão desaparecidas (Foto Max Rossi/Reuters) |
PREJUÍZOS
Segundo o jornal "Financial Times", a Carnival, grupo que opera 11 diferentes marcas de linhas de cruzeiros, entre elas a Costa Crociere, deve registrar prejuízos de US$ 95 milhões devido ao acidente neste ano contábil. Já a BBC adianta que a queda do valor das ações do grupo nas Bolsas já custa US$ 1 bilhão à companhia. As ações da empresa, que é listada nas Bolsas de Nova York e Londres, caíram 21% na abertura dos mercados nesta segunda-feira.
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As imagens são impressionantes pela proporção do tamanho da embarcação em relação aos membros da equipe de resgate (Foto Max Rossi/Reuters) |
ERRO
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Comandante Francesco Schettino quando era detido. Sobre ele pesam graves acusações (Foto Enzo Russo/Efe) |
A empresa Costa Crociere admitiu neste domingo que o comandante Francesco Schettino "cometeu erros de julgamento e não observou os procedimentos para situações de emergência.” "A Justiça determinou a prisão do comandante, contra quem pesam graves acusações", destacou a companhia. "Parece que o comandante cometeu erros de julgamento que tiveram graves consequências" e que "suas decisões na gestão da emergência ignoraram os procedimentos da Costa Cruzeiros, que seguem as normas internacionais", informou a empresa. No comunicado, a "Costa Crociere" destaca que Schettino, que entrou na companhia em 2002, como responsável de segurança, foi promovido a comandante em 2006, após concluir com sucesso todos os cursos de formação.
COMO FOI
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Relatos dos passageiros contradizem informações oficiais da companhia responsável pelo gigantesco navio (Foto Gregorio Borja Associated Press) |
O navio levava 4.229 pessoas a bordo. O número de brasileiros no cruzeiro pode ser maior do que os 53 divulgados inicialmente pela operadora e repassados para o Itamaraty. Segundo versões iniciais, o navio atingiu uma rocha por volta das 21h30 locais e começou a encher de água. O capitão tentou se aproximar da ilha, mas então o navio começou a virar. Uma hipótese é que, devido a uma falha técnica, o navio tenha perdido os instrumentos de navegação, se desviado da rota e então colidido com a rocha. A empresa Costa Cruzeiros disse que prestou socorro imediato. Porém, relatos dos passageiros contradizem essa informação.
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Quando a embarcação começou a reclinar foi um desespero total, relatam os passageiros (Foto Gerard Julien/France Presse) |
Eles contam que jantavam quando ouviram um estrondo, mas foram orientados a continuarem sentados. O comandante teria informado inicialmente que o navio havia tido problemas elétricos. Mas os turistas desconfiaram quando a embarcação começou a se inclinar, e os objetos, a cair das mesas. Começou uma correria pelos salva-vidas, com pessoas tropeçando umas nas outras e caindo pelas escadas. A rápida inclinação do navio acabou dificultando a saída dos botes, fazendo com que muitos simplesmente pulassem nas águas geladas. Segundo os passageiros, um treinamento para situações de emergência não havia sido realizado e estava previsto para ontem. (France Presse)
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