quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O fenômeno Christiane Yared

Quarta-feira, 15 de outubro de 2014.
Christiane Yared,  a candidata a deputada federal
 proporcionalmente mais votada do Brasil: 200.144 votos
A votação surpreendente
Como explicar o surpreendente resultado da então candidata a deputada federal Christiane Yared de duzentos mil cento e quarenta e quatro votos?
Seria inadmissível imaginar uma votação expressiva como esta sem um pontual investimento financeiro na campanha. Em primeiro lugar, o candidato precisa ser conhecido, politicamente engajado em alguma força representativa e, finalmente ter muito dinheiro para atrair apoios e parcerias de lideranças já consagradas no meio da sociedade. Inclua-se aí dinheiro também para a contratação de um profissional de marketing político, estúdio para gravação de áudio e vídeo, aluguel de comitês, carros, combustível, material de campanha e pessoal. Também dinheiro para a locomoção, hospedagem e sustento, seu e de sua família. Não se esquecendo do lucro cessante à atividade profissional já que a campanha exige dedicação integral.
Da dúvida inicial ao apoio essencial
O fenômeno Christiane Yared essencialmente precisaria disso tudo, mas na medida em que o tempo passava da dúvida inicial do que fazer, para onde ir, com quem conversar houve um abrir de portas surpreendente e emocionante. As pessoas se aproximavam e os voluntários diariamente se apresentavam. Quando tudo parecia incerto por se trilhar um caminho desconhecido, uma força misteriosa começou a resolver par a passo todos os principais desafios da campanha. Nas ruas, as pessoas quando abordadas reconheciam a candidata e chegavam a se emocionar por conhecê-la pessoalmente. Mas, percebam, foram muito poucas num universo de duzentas mil, cento e quarenta e quatro que votaram nela. De onde apareceram?
A resposta
A Christiane mãe e cidadã foi apresentada à sociedade a partir da tragédia do Mossunguê, que tirou violenta e estupidamente a vida de seu filho Gilmar Rafael e de seu colega Carlos Murilo. O episódio, a princípio chamou à atenção da mídia mais pelo protagonista da colisão do que propriamente pelas vítimas. A ocorrência passou então a chamar mais ainda à atenção das pessoas pela blindagem ao acusado e pela forma como aconteceu: 190 km/h em via urbana, motorista com carteira de habilitação suspensa e a suspeita de que dirigia alcoolizado. O tempo passou e a sociedade, através da mídia, aumentou sua indignação ao perceber que, por mais esforço que se fizesse, a Justiça se via impedida de levar o caso a julgamento por entraves levantados no próprio rito processual. Não foi um nem dois. Há seis anos que o caso não sai da mídia e o que é pior: ainda não foi a julgamento.
O Instituto Paz no Trânsito
Ao longo desse tempo todo, em vez de lamentar a morosidade da justiça, a Christiane juntamente com seu esposo Gilmar Yared criaram o Instituto Paz no Trânsito com o intuito de auxiliar as pessoas que, assim como eles sofreram o trauma da perda de um ente querido nesta guerra social que é o trânsito brasileiro. O IPTRAN tem feito desde então um trabalho inédito de assistência às vítimas de acidentes e seus parentes. Orientação jurídica, psicólogas, comunidades terapêuticas, entre outros como, por exemplo, a transformação de infratores em educadores, num trabalho que visa à conscientização dos motoristas.  Recente levantamento indica que houve uma redução de 14% nos acidentes de trânsito em Curitiba e com certeza a atividade do IPTRAN tem contribuído para esses números.
Do luto à luta
O engajamento social da mãe, a exposição irritante das brechas da lei, a sensação de impunidade, a sequência fatídica de novas tragédias, a necessidade de escolher alguém que defenda a causa em nome da sociedade e a eloquência da Christiane chegou ao coração das pessoas e daí ao apoio nas urnas foi um acontecimento sequencial. A expressiva votação foi fundamental, pois este fato chamou à atenção do mundo político e é lá neste terreno traiçoeiro e lamacento que a deputada federal proporcionalmente mais bem votada em todo o país terá de trabalhar para viabilizar o grande anseio da sociedade brasileira que é o de afastar de vez a sensação de impunidade nos crimes praticados ao volante com uma legislação mais efetiva no que tange à resposta penal ao delito praticado. Sem esta conquista, dificilmente as pessoas deixarão de lado este famigerado costume de consumir bebida alcoólica e dirigir, afinal, segundo a cultura atual, nada acontece mesmo.
A causa passa a ser de todos
Aí está a explicação da expressiva votação de Chistiane: A credibilidade conquistada junto às pessoas por uma causa que passou a não ser somente dela, mas de todos. Uma sociedade que almeja mais segurança no ir e vir e que impõe tolerância zero à impunidade para delitos de trânsito. JoYa


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More