terça-feira, 15 de dezembro de 2015

A essência do cristianismo

Terça-feira, 15 de dezembro de 2015.
"Ao ver a árvore, lembrei de que, quando criança, fazia questão de
montar o presépio junto a ela e ouvir a história do nascimento de
Jesus, contada carinhosamente por minha mãe"
JoYa
Aos 30 anos, um fato marcou minha vida. Aconteceu na véspera do Natal de 1984. Como manda a tradição, minha preocupação naquele momento era com a ceia comemorativa à data. Naquela oportunidade me preparava para receber parentes convidados a participar da ceia. Desde o dia anterior corria para providenciar um jantar farto e delicioso para os convidados. Alguns minutos antes da chegada do primeiro deles, a campainha de residência tocou. Fui atender e vi uma criança no portão. Ela queria saber se tinha algo para dar. Qualquer coisa que fosse. Respondi rispidamente que não e ainda acrescentei:
- Vocês não dão folga nem na noite de Natal! Diga a quem mandou você aqui para ter vergonha de estar constrangendo as pessoas nesta noite!
Percebam só a infelicidade de minha reação. Ao retornar para a sala de jantar vi a mesa fartamente posta e enfeitada com adornos natalinos. Ao lado, uma bela e iluminada árvore de Natal. Ao olhar para ela observei a estrela colocada em seu topo. Aquela visão me fez lembrar que quando criança ajudava minha mãe a enfeitar todos os anos um pinheirinho em nossa casa. Ela fazia questão de montar também um presépio. Lembrei, em seguida, que era o que mais gostava de fazer e depois ouvia a história do nascimento de Jesus. O que significou este acontecimento para a humanidade, para aqueles que Nele cressem como Filho de Deus. Ao lembrar dos ensinamentos de minha mãe, imediatamente minha consciência pesou e me dei conta da bobagem que havia dito àquela criança. Percebi, então, como estava afastado da essência do cristianismo, da principal razão daquela festa que havia preparado com tanto carinho aos meus convidados. Afinal, havia mandado embora Aquele que merecia estar sentado no melhor lugar da mesa e servido da maneira como sempre nos serviu e nos serve. Alguns segundos apenas separaram minha reação com aquela criança e esta constatação. Voltei rapidamente para o portão e não a avistei. Dei a volta na quadra e não a vi mais. A festa de Natal daquele ano havia acabado para mim. Com expressão triste e sem motivação alguma para comemorar, me esforcei até me despedir do último convidado. Lembro que não dormi direito naquela noite e só fui me recuperar do episódio anos mais tarde quando, através de uma enfermidade grave (meningite) pude entender o que na verdade é ser cristão. Hoje compreendo que a festa de Natal é para lembrar essencialmente do testemunho de Jesus e fazê-lo renascer todos os dias através de nossas ações. Quando comemoramos o Natal precisamos entender que a troca de presentes e a reunião das pessoas que gostamos são apenas detalhes perto do nosso encontro com Jesus Cristo. Quando ele bate à nossa porta, seja de que forma for, mesmo a de uma pessoa em estado de necessidade, somos colocados à prova. A grande lição de Jesus foi o amor ao próximo, pois Ele deu Sua vida por nós. Jesus nos deixou exemplos e tudo o que ensinou foi por Ele testemunhado. Entendi, então, que amar ao próximo não é apenas amar ao nosso semelhante, mas a tudo o que está próximo: Nosso semelhante, os animais, a natureza, enfim tudo e todos que cruzam por nós ao longo da vida. Devemos ser imitadores de Cristo e assim o fazemos quando não focamos apenas em nossos interesses e não nos deixamos aprisionar pelo apego às coisas deste mundo. Aquele fato que aconteceu comigo há 32 anos aproximadamente foi emblemático em minha vida, pois foi a partir dele que comecei a entender que para justificar minha existência não posso, nem devo viver segundo meus interesses pessoais e egoístas, mas segundo aquilo que Cristo nos ensinou:, isto é, amar ao próximo como amamos a nós mesmos. Está aí o grande desafio de uma existência. Por favor, se um dia uma criança, um mendigo ou uma pessoa necessitada se dirigir a você não vire de costas a eles, pois se assim o fizer sua postura negará a essência do cristianismo. JoYa

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More