quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Presidenta: Está certo isso?

Quinta-feira, 24 de dezembro de 2015.
“O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é o ente. Assim,
quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a
ação que expressa um verbo adiciona-se à sua raiz  os sufixos ante,
ente ou inte. Daí, quem preside é PRESIDENTE e não presidenta"
Li isso hoje e, creio, merece uma reprodução neste blog. 
Não somos obrigados a conhecer tudo, daí as dúvidas serem esclarecidas por quem é especialista no assunto. Foi um professor de português que deu esta pontual explicação para dirimir qualquer dúvida sobre se é certo ou errado falar /e ou escrever presidenta em vez de presidente, quando o representante no cargo for uma mulher.
A explicação:
No português há os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, o de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante.
- Qual é o particípio ativo do verbo ser?
O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha.
Diz-se: capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".
Conhecimento gera responsabilidade. Caso seja de seu interesse que mais pessoas tomem ciência desta explicação, repasse. JoYa


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More