quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Ver com outros olhos

Quarta-feira, 06 de janeiro de 2016.
"Aprender com sabedoria é quando buscamos no conhecimento
gerado pelos outros, a sustentação das decisões que levem à
nossa própria experiência de vida"
JoYa
Ainda jovem, na época em que é normal ser influenciado por usos, costumes e pensamentos dos “mais experientes” recebi um sábio conselho de meu pai, após me arriscar indevida e perigosamente ao aceitar o desafio de atravessar o rio Iguaçu à nado. De margem a margem, o referido rio, em Porto União e União da Vitória, PR, tem mais de um quilômetro e ainda a correnteza a desafiar quem decide atravessá-lo. Com apenas 14 anos, realmente só sobrevivi por Deus. Contrariado e muito brabo meu pai, após saber do ocorrido, me chamou para conversar e me aconselhou:
-“Filho, você pode até aceitar a opinião dos outros, mas nunca abra mão da tua própria. Se neste desafio de atravessar o rio falaram para você que era fácil e que você conseguiria, deveria seguir seus instintos. Certamente eles mostravam a você o perigo diante da total falta de estrutura de socorro para a arriscada tentativa.”
De lá para cá passei a seguir meus instintos. Alguns conselhos segui, mas só decidi depois de sentir segurança para tal. O conselho de meu pai me segue até hoje. Ao mesmo tempo entendi que as opiniões são importantes, mas não imutáveis. O que hoje parece verdadeiro, amanhã pode não ser. Daí a importância da observação, do estudo, da análise para sustentar tanto a forma de pensar quanto a necessidade de mudar esta perspectiva. É tudo uma questão de entender que as mudanças também são necessárias para um renovo em nossa vida. Olhar com outros olhos, sim, mas nunca com os olhos dos outros. Como dizia meu pai posso até aceitar a opinião dos outros, mas jamais devo dispensar da minha. JoYa


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More