sábado, 26 de novembro de 2016

A postura que desmonta

Sábado, 26 de novembro de 2016.
"O pedido de desculpa é um nobre gesto que pode selar a paz
e a harmonia onde impera a ignorância e a intolerância" JoYa
Já tinha ouvido este conselho, mas nunca o havia praticado. Até que nesta semana estava no trânsito (sempre ele) e todo munda sabe que os motoristas se transformam quando pegam num volante. Era hora do rush. Terrível. Ele não andava. Meia hora para percorrer apenas duas quadras. É claro que muitos motoristas, inclusive eu, estavam impacientes. Muitos até com tempo curto para algum compromisso. Foi quando resolvi mudar de pista por achar que a da esquerda estava fluindo mais do que aquela em que eu transitava. Abriu espaço, dei sinal e entrei. O carro que estava logo atrás, na pista que eu havia entrado buzinou e eu já impaciente e nervoso fiz um gesto tipo “passa por cima” (quem já não o fez, não é mesmo?). Aí, enfureci o motorista daquele veículo. Ele não me conhecia e eu também não o conhecia, afinal os vidros escuros impedem uma melhor visualização de quem esteja no interior dos veículos. Ele, um pouco mais à frente emparelhou comigo e abriu o vidro, talvez para me xingar. Eu já havia me acalmado e quando abri o meu não dei tempo para aquele senhor se manifestar. Só sei que ele estava me olhando brabo.
- Por favor, meu senhor, me desculpe. Fui egoísta. Só pensei no meu problema de atraso e talvez o senhor esteja mais atrasado do que eu. Desculpa!
Foi o suficiente para colocar um sorriso no rosto daquele senhor.
- Não foi nada "seo Yared". Esse trânsito nos deixa malucos mesmo. Fica tranquilo!
Disse ele. Não fomos apresentados, porém esqueço que ocupei espaço na mídia durante mais de trinta anos em Curitiba e com certeza não posso pisar na bola. Somos eternamente responsáveis por todas as pessoas que cativamos. Mas, minha postura corrigiu uma situação que poderia piorar ainda mais. Lição aprendida, na prática. JoYa

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More