quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Kefir: Alimentação saudável

Quarta-feira. 14 de dezembro de 2016.
Temos em casa. Uma delícia e muito saudável mesmo. Só é preciso cuidado e não interromper a produção que é diária. Assino embaixo e recomendo. JoYa
Mônica Campos Nutricionista Ortomolecular

O QUE É O KEFIR?
É um probiótico formado por uma colônia de microrganismos, como os LACTOBACILLUS caucasus, Leuconostoc, Acetobacter e Streptococcus, além de conter também LEVEDURAS benéficas ao organismo, como as Saccharomyces Kefir e Torula kefir, que ajudam no combate às bactérias e leveduras patogênicas (que geram doenças).
Quando o Kefir entra em contato com algum tipo de leite, ocorre um processo de fermentação, ficando muito parecido com um iogurte. Porém, diferentemente do iogurte, o Kefir tem maior diversidade de colônias de bactérias e mais efeitos terapêuticos ao organismo.
Esse leite pode ser de vaca, cabra ou ovelha, ou ainda até as bebidas vegetais, como a de coco ou arroz.
Existe também o Kefir de água e açúcar mascavo, que possui outros microrganismos, e ainda assim é ótimo para a saúde (é meu preferido).
Em resumo, estas colônias de microrganismos seguros consomem a lactose, sintetizam o ácido láctico e outras enzimas, modificam os sais de cálcio, e assim se tornam prontas para o consumo.
DE ONDE VEM O KEFIR E COMO CONSEGUIR O KEFIR?
Há relatos históricos do uso do Kefir por muitas gerações de séculos passados, principalmente na Asia e Leste Europeu, e em muitas culturas eram e ainda são considerados “jóias terapêuticas”. Atualmente você pode conseguir uma doação dos grãos pela internet ou através dos amigos que cultivam o Kefir em casa. Eu ganhei os meus de um casal de pacientes e de uma amiga. Caso você queira o Kefir de água e açúcar mascavo, você deve buscar doação desses grãos específicos.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DO KEFIR?
1 - Equilibra e restabelece a flora intestinal eliminando as bactérias ruins e aumentando as bactérias protetoras.
2 - Diminuição do colesterol LDL
3 - Melhoria do sistema imunológico aumentando a resistência às infecções
4 - É um poderoso anti-inflamatório natural
5 - Diminui a intolerância à lactose e seus sintomas, pois sintetiza ácido láctico e melhora a digestibilidade da lactose. 
Segundo um estudo realizado em 2007, na Universidade de Brasilia, os filtrados de Kefir possuem teores ínfimos de lactose, quase nulos. Há triptofano, que ajuda na ansiedade.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More