segunda-feira, 19 de maio de 2014

Educação e bons modos

Segunda-feira, 19 de maio de 2014.

"O desejo de que o mundo mude para melhor,
deve começar pelo esforço pessoal de
primeiro mudar, para melhor, nós próprios"

JoYa
Classe, menino! Ouvi muito meu pai me repreender com esta exclamação toda vez que saia do eixo e isso não é assim tão incomum até os dias atuais. Já com sessenta anos muitas vezes me flagro destemperado. Isso não é bom. Àqueles que me conhecem superficialmente, principalmente através do que escrevo, confesso: não sou tão perfeito assim. Cometo minhas gafes, minhas indelicadezas e até, dependendo de meu estado de espírito, minhas grossuras. Que ninguém me ouça dirigindo. Minha imagem de bom moço seria totalmente desconstruída. Mas, dou graças por estar vivo. Assim oportunizo a esperança de melhorar esta criatura imperfeita. O primeiro passo é reconhecer que não sou perfeito. O segundo é procurar me esforçar ao máximo para segurar esta natureza de gênio arrebatador. Buscar o tempero no destempero. A serenidade nos momentos imediatamente anteriores à ira. Confesso, não é tarefa fácil. Daí prostrar-me diariamente e pedir misericórdia ao Altíssimo. Que tenha paciência com este seu servo falho. Sei que hoje sou melhor que ontem, mas ainda não o suficiente. Àqueles a quem já decepcionei, minhas desculpas. Digo a todos que o desafio de melhorar a natureza não deve ser só meu, mas sim de todos. E como disse, anteriormente o primeiro passo é reconhecer esta necessidade. Educação e bons modos devem estar à frente de tudo em nosso relacionamento interpessoal. Nunca se esqueçam disto. Já é um grande passo dado ao aperfeiçoamento de nosso postura em uma sociedade tão dissimulada. O desejo de que o mundo mude para melhor, deve começar pelo esforço pessoal de primeiro mudar, para melhor, nós próprios. JoYa

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More