terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Como se alimentar melhor no calor

Terça-feira, 06 de janeiro de 2015.
Alimento indicado por ser de fácil digestão
Não é de hoje que somos recomendados a tomar uma série de cuidados quanto à alimentação em dias de muito calor. Fiz uma rápida pesquisa e cheguei a uma regra básica quanto a este intento: A pessoa deve optar por uma alimentação leve, saudável e nutritiva. Mas, o que seria uma “refeição leve”?
Trata-se de uma refeição baseada em alimentos de fácil digestão, como por exemplo frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos.
Este prato não é recomendado em dias de calor intenso
Em contrapartida os alimentos “pesados” são os gordurosos e devem ser evitados. Eis alguns: carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese.
No verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, daí o conselho de se evitar frituras. Aos aos sensíveis, com certeza haverá desconforto e mal estar.

Fracionar a alimentação
Outra dica interessante é comer mais vezes durante o dia e com menos quantidade. Dá férias, isto é, descanso ao estômago também.

Carnes
As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal.  Se for comer um sanduíche, por exemplo, escolha os que são feitos com carnes magras, como um peito de peru, frango e queijos.  

Beba bastante água
A ingestão de líquidos devem ser freqüente, de preferência água. Mas não fará mal algum tomar também sucos naturais, chás e água de coco.

Sorvetes
Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos.

Cuidados especiais
O indivíduo tem que ter cautela com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação. Necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.

Frutos do mar
Seja criterioso ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados. Procure saber a procedência dos alimentos. Evite se alimentar em locais que não apresentam boas condições de higiene.

Alimentos não acomodados corretamente
Não consumia de forma alguma alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente.

* Estão aí algumas dicas para você não perder um dia sequer de suas férias de verão. É lamentável desperdiçá-los tendo que se recuperar de efeitos trágicos de uma má alimentação. No mais, boas férias. Curtam o verão brasileiro com sabedoria. JoYa


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More