terça-feira, 21 de julho de 2015

Paraná Alfabetizado, esforço pela superação do analfabetismo no Estado

Terça-feira, 21 de julho de 2015.
O Fórum Social pela Alfabetização era um programa de televisão que trazia a Curitiba os agentes
diretamente envolvidos no programa Paraná Alfabetizado. Divulgávamos o trabalho de superação
do analfabetismo em território paranaense, um exemplo para o Brasil 
Seguindo as linhas do programa Brasil Alfabetizado, durante o governo Requião, entre os anos de 2003 a 2010, a Secretaria de Educação criou no Estado, o Paraná Alfabetizado, que assim como o programa em nível nacional visava dar passos importantes e concretos para a superação do analfabetismo. Considerando uma dívida social, os governos federal e estadual da época levaram a sério este resgate junto às pessoas, na grande maioria idosas, que teve de trabalhar desde cedo na agricultura e assim se viu impedida pela carência de investimentos públicos para fazer chegar até elas, estímulos para a sua alfabetização. Uma das estratégias do Paraná Alfabetizado era a mobilização social em torno deste desafio. Para tanto, a divulgação se tornou objetivamente um instrumento para se chegar ao intento. Um canal de divulgação escolhido foi a Televisão Paraná Educativa, pertencente ao governo do Estado. A SEED-PR e a direção da emissora de televisão criaram então o programa chamado Forum Social Pela Alfabetização. Na época eu ancorava o programa Fórum Social que surgiu após a participação de sindicalistas que acompanhavam, do Paraná, as atividades do Fórum Social Mundial que acontecia no Quênia, África. A audiência foi tão boa que resolvemos dar continuidade ao projeto com o Programa Fórum Social. Nele chamávamos pessoas de notório saber da comunidade e juntamente com agentes públicos discutiam, em uma mesa composta por quatro convidados, o tema escolhido do programa diário. Eles eram diversos. Tratamos, por exemplo, sobre segurança, constitucionalidade, saúde, educação, direitos trabalhistas, questões das drogas, entre outros assuntos, até chegar ao Fórum Social pela Alfabetização que acontecia nas noites das sextas-feiras. Reconheço que foi um dos mais importantes programas por mim ancorados e conduzidos. Ativamente sentia que ele ajudava na mobilização de profissionais da educação e voluntários em geral comprometidos com a causa da superação do analfabetismo. Grandes avanços foram registrados naqueles oito anos. Infelizmente não tenho conhecimento que a atual gestão tenha levado a sério a continuidade do referido projeto e programa. Pelo menos na televisão desde 2011 não tenho notícia de que o Fórum Social pela Alfabetização tenha continuado.
- “São programas do PT e do Requião”, diziam os empobrecidos de razão, na época.
A superação da alfabetização deveria ser entendida como um resgate apartidário e inspirado na sensibilidade patriótica dos agentes responsáveis por tal desafio. Uma questão pura e simples de responsabilidade cidadã. Pode até ser que os profissionais da educação tenham, por conta própria, continuado com o resgate, mas não tenho tido notícia de que isso verdadeiramente tenha acontecido, o que é uma lamentável omissão de gestão pública. 
Pessoal do Núcleo de Apucarana da SEED-PR foi ao programa divulgar seu trabalho no Paraná Alfabetizado
Deixo duas fotos que recebi, para minha satisfação de pessoas que junto comigo guardaram na memória e no coração aqueles bons momentos de dedicação em prol desta gente simples, mas guerreira que, em poucos meses, chegava ao conhecimento da leitura e da escrita. Insisto: 
- “É na educação de seu povo que se revela a virtude de um governo” JoYa


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More