quinta-feira, 12 de maio de 2016

O rito do golpe

Quinta-feira, 12 de maio de 2016
Senadores golpistas comemoram resultado da votação
(foto de Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O relógio marcava 6h34 desta quinta-feira (12), quando o plenário do Senado Federal, em Brasília, aprovou a abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Foram 55 votos a favor e 22 contra.
Afastamento
Com a decisão, Dilma Roussef, a presidente reeleita, fica afastada do mandato por até 180 dias, até o julgamento final pelo Senado. Com o afastamento de Dilma, o vice golpista e interino Michel Temer (PMDB) assume como presidente em exercício.
Notificação
Dilma Rousseff e Michel Temer serão oficialmente notificados nesta quinta (12) da decisão do afastamento.
O rito do golpe
Agora, o Senado passará a colher provas, realizar perícias, ouvir testemunhas de acusação e defesa para instruir o processo e embasar a decisão final. O julgamento será presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que também comandará a Comissão Processante do Senado. O impedimento definitivo da presidente depende do voto favorável de dois terços dos 81 senadores (54), em julgamento que ainda não tem data para ocorrer.
Abertura do processo
Com a autorização do plenário para a abertura do processo, o caso volta à Comissão Especial do Impeachment para a etapa de produção de provas, chamada de fase de instrução. No final dessa etapa, a presidente Dilma Rousseff poderá ser interrogada.
Para ser aprovado, esse parecer, que passa a ser chamado de parecer de pronúncia, necessita de maioria simples. Se isso ocorrer, considera-se procedente a acusação e começa a fase de julgamento. A decisão será lida na sessão seguinte do plenário do Senado, e o parecer, publicado no "Diário Oficial do Senado".
Parecer aprovado
Uma vez aprovado o parecer, as partes serão notificadas. 
Na data marcada, o julgamento será realizado no plenário do Senado, presidido pelo presidente do Supremo, ministro  Ricardo Lewandowski, novamente na condição de presidente do Senado como órgão judiciário.
Votos necessários
São necessários 54 votos para a oposição emplacar o impeachment e 28 para a presidente vencer a parada. No caso dos votos favoráveis à Dilma, isto não significa que todos teriam de ser contrários ao impeachment. A exemplo da Câmara, são computados nessa conta, além dos "nãos", as ausências e abstenções.
Impeachment aprovado
* Caso o impeachment seja aprovado, Lewandowski lavra a sentença, que é publicada no "Diário Oficial". Dilma é então notificada, perde o mandato e fica inelegível por oito anos. O processo é, então, encerrado. Se rejeitado o impeachment, o processo é arquivado e a presidente da República reassume. JoYa

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More