quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Empresário, já parou para pensar como será sua organização no futuro?

Quinta-feira, 15 de dezembro de 2011.
O professor norte-americano Peter Senge, indica no livro
 “A Quinta Disciplina”, sete deficiências de aprendizagem
que impedem uma organização de se tornar aprendente
A ciência da administração aponta a constante aprendizagem no ambiente das organizações como ponto fundamental para o sucesso e destaque das mesmas em um mercado cada vez mais competitivo. As organizações que aprendem já foram inventadas, mas ainda não são um modelo fácil de se reproduzir, não sendo ainda, dessa forma, uma inovação. O professor norte-americano Peter Senge, indica em seu célebre livro A Quinta Disciplina (1990), sete deficiências de aprendizagem que impedem qualquer organização de se tornar aprendente. Em contraponto as deficiências relacionadas, Senge propõe algumas disciplinas, entre elas o domínio pessoal, os modelos mentais, o objetivo comum e a aprendizagem em grupo.
Uma das deficiências apontadas pelo especialista diz respeito à mentalidade dos membros da organização focada em eventos de curto prazo. O excesso dessa postura não estimula a criatividade para enfrentar eventos de longo prazo, que são processos mais lentos e graduais, mas não menos ameaçadores.


O problema está quando se foca na missão da empresa e
se esquece da visão, sempre projetada para o futuro.
Com certeza, em algum dia, se chega a um impasse


Uma rede de lanchonetes marcou seu início de operações pela venda de sanduíches, sucos e sorvetes. Depois de 12 anos de operação, algumas das lojas da rede começaram a experimentar queda de faturamento, em outras o faturamento não descia, mas também não crescia. A direção não entendeu a princípio, pois o padrão dos produtos era o mesmo (muito bom), o preço sempre coerente com o mercado e o atendimento se mantinha como o exigido pelas normas da empresa. Um consultor foi contratado e após estudo sugeriu a oferta de outras duas opções de pães (ciabattas e baguetes, além do tradicional croissant) e mais: a entrada de outras opções de recheios. Uma outra sugestão foi o investimento em marketing para o lançamento dos novos produtos e uma política mais agressiva nas promoções de preço. Os bons resultados vieram em seguida e a política de visão e planejamento passou a ser, a partir de então, implantada na empresa. Isto possibilitou que dois anos mais tarde, antecipando-se à concorrência, a rede ter lançado sua linha de saladas e pães com massa integral para atender ao crescente e exigente segmento de alimentação natural. A lição foi aprendida.

* Uma empresa não pode só focar na missão do seu negócio. A operação deve vir acompanhada também da necessária visão do mercado, o que leva, sem dúvida a valorização do planejamento de sua atividade, com resultados altamente positivos.Enfim, a capacidade de aprender, não somente acessando novos conhecimentos, mas efetivamente introduzindo novos conceitos e práticas no dia-a-dia da vida da organização é o fator que, hoje e cada vez mais, contribui para a melhoria do desempenho, competitividade e, consequentemente, longevidade das organizações. Aprender passou a palavra de ordem das companhias que desejam crescer, se manter, e prolongar sua sobrevivência.

* Empresário, já parou para pensar como será sua organização no futuro?

“Depende de cada um de nós, que estamos construindo esse futuro, seja com nossa ação e envolvimento, seja com nossa passividade e descomprometimento.” (Fela Moscovic)



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