segunda-feira, 9 de junho de 2014

Entenda o tempo em Curitiba

Segunda-feira, 09 de junho de 2014.
Você sabe o que é uma frente fria? Trata-se da fronteira que separa duas massas de ar - uma quente, que perde espaço, e outra fria, que avança. Trata-se de um mecanismo natural da atmosfera para compensar diferenças de temperatura no planeta. Avançando com velocidades de até 30 km/h, o ar frio e seco, mais denso, empurra a massa quente e leve para cima.
Se houver umidade suficiente, a passagem da frente causa chuvas intensas, com direito a granizo, raios e trovões. No Brasil, as regiões mais atingidas pelo fenômeno são o Sudeste e o Sul, onde também podem ocorrer geadas. Pois então. Esta é a explicação do que está acontecendo por aqui. Geralmente uma frente fria é seguida de uma massa de ar frio. A página do Instituto Simepar informa hoje que a frente fria que nos atingiu avança pelo Oceano, na altura de São Paulo, nesta segunda-feira. 
As chuvas que caem desde a semana passada alagaram
vários setores de Curitiba, inclusive o centro. Choveu
em poucas horas a metade do esperado para todo o mês
No Paraná ainda pode chuviscar entre o leste/litoral e também no noroeste e norte pioneiro. Nos demais setores o dia amanhece com muita nebulosidade, e com restrição de visibilidade em vários municípios. Faz mais frio ao amanhecer no sudoeste e centro-sul. O Sol volta a aparecer com mais força a partir da tarde de hoje, principalmente no interior. Mas, as temperaturas cairão nesta terça-feira. A previsão é que cheguem a nove graus na região de Curitiba. O tempo só se firma a partir de quinta-feira. Até lá as chuvas podem ocorrer, mas com baixa intensidade. JoYa

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More