sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

O que penso sobre o carnaval

Sexta-feira, 05 de fevereiro de 2016.
Em muitos lugares o carnaval brasileiro começa hoje e se estende até terça-feira próxima.
O país praticamente para para uma festa que já foi mais lúdica e divertida
Uma festa? Uma fuga? Um motivo para extravasar tensões reprimidas? Um evento comercial? Mais um feriado prolongado?
Bem, creio que é tudo isso junto. Lembro que meu saudoso pai amava carnaval. Fantasiava-se e se deixassem pulava todas as noites e se desse, todas as outras que inventassem. Era um folião na acepção da palavra. Mas reconheço hoje a maneira pura, alegre e divertida dele brincar o carnaval. Foi aquele comportamento que me contagiou durante um determinado tempo. Mas, com o passar dos anos, percebi que a famosa bisnaga de lança perfume começou a ser utilizada para se drogarem. Os bailes foram dando lugar para bebedeira, disputa de grupos, brigas generalizadas e instrumentos de proliferação sexual. Salvo raras exceções, os eventos carnavalescos deixaram de me estimular e de me divertir. Hoje encaro o carnaval como mais um feriadão. Daqueles em que meu maior desejo é me recolher e curtir a companhia de parentes, amigos e meus cachorrinhos. Nem ligo a televisão para não me irritar. Respeito os carnavalescos. Aqueles que usam do evento como uma oportunidade ímpar de mostrar o seu trabalho, o seu talento. Mas paro por aí. Hoje é sexta-feira, dia que a folia começa em muitos lugares e eu aqui torcendo para que tudo transcorra normalmente, embora saiba que não vai ser desse jeito, para que o ano, enfim comece logo para os brasileiros a partir do meio dia de quarta-feira de cinzas. JoYa


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More