sexta-feira, 17 de junho de 2016

Os quitutes da Tia Zita

Sexta-feira, 17 de junho de 2016.
Quando tinha 19 anos e já cursava o segundo ano de Direito na Universidade Federal do Paraná visitei meus parentes em Porto União, SC. Na casa de um de meus tios havia uma festa de aniversário e a galera estava reunida. Na mesa, os quitutes da Tia Zita faziam a alegria de todos. Em familia grande como a dos Yaredes a diversidade é natural. Em meio aos primos e irmãos, tios e tias havia os mais inteligentes e os mais esforçados e aqueles nem tanto um nem tanto outro. Entre nós um se destacava pela inteligência sobre todos. Rara havia sido uma nota abaixo de 10 em toda sua trajetória estudantil. Destacava-se em tudo o que se relacionasse ao conhecimento científico de sua profissão. Rápido no raciocínio parecia entender de tudo e todos o respeitavam por isso. Era tudo grandioso para este parente, até a arrogância cognitiva. Em meio às brincadeiras normais de uma festa ele perguntou a um irmão se havia passado de ano. Este irmão era muito esperto, porém demais disperso em relação aos estudos. Daqueles que estudam para o gasto. Ele revelou que havia ficado em segunda época em inglês. Foi o bastante para meu parente “tirar” da situação dele.
- Responda-me, perguntou ao meu irmão, como se diz em inglês o livro está embaixo da mesa. É
In the table ou On the table?
Inseguro meu irmão optou pela resposta errada e ouviu esta reprimenda:
- Vai estudar seu burro. Quem não sabe a resposta para uma pergunta simples desta é porque não sabe nada.
Irmão é irmão. A gente até briga o tempo todo, mas não gosta de ver quem quer que seja brigando ou humilhando nosso irmão. Doí-me por ele. Pensei um pouco para ver onde poderia ”pegar” aquele parente presunçoso e me lembrei de uma pegadinha do vestibular que havia feito e mandei a pergunta:
Primo, se você é tão esperto e culto como se acha para chamar meu irmão de burro, responda-me três perguntas que vou fazer:
Primeira – Curitibano é quem nasce em?
Ele respondeu Curitiba, simples.
Segunda – Romano é que nasce em?
A resposta veio em tom de irritação: Roma, você está de brincadeira, emendou.
Bem, então vamos lá para a terceira e última pergunta:
Hierosolimita é aquele que nasce em??????
Aquele silêncio na mesa. Todos os parentes olhavam para o primo doutor (PHDEUS) que começava a suar frio e acabou por responder que desconhecia. Caiu na mais simples das pegadinhas de vestibular da época.
Eu respondi então que
hierosolimita é o habitante ou natural de Jerusalém (hierosolimitano, jerosolimita, jerosolimitano).
Olhei bem nos olhos daquele primo e disse a ele que todos reconheciam nele, com orgulho, ser o mais inteligente da família, porém que ficasse a lição:
Não é por que um burro tem rabo maior ou menor do que outro que deixa de ser burro.
Ele baixou a cabeça, deu aquela desanimada e se retirou do ambiente.
E a festa continuou numa boa, por que os quitutes da Tia Zita sempre foram insuperáveis. JoYa

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More