sábado, 31 de dezembro de 2011

AVC mata jornalista e escritor Daniel Piza, aos 41 anos

Sábado, 31 de dezembro de 2011.
Daniel Piza tinha 41 anos. Ele estava em Minas com a família
O jornalista Daniel Piza, 41 anos, morreu na noite desta sexta, 30, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Estava em Gonçalves (MG), onde passava as festas de fim de ano com a família. Chegou a ser socorrido pelo pai, que é médico, mas não resistiu. O corpo está sendo velado no Cemitério de Congonhas, em São Paulo.
Paulistano de 41 anos e corintiano fanático, Piza era colunista do jornal O Estado de S. Paulo, onde começou a carreira em 1991. Escrevia aos domingos no Caderno 2 e, desde 2004, assinava também uma coluna sobre futebol, além de manter um Blog no portal estadão.com.br. Apresentou os programas Estadão no Ar e Direto da Redação na rádio Estadão ESPN.
Advogado, formado no Largo de São Francisco, era escritor, com 17 livros publicados, entre eles Jornalismo Cultural (2003), a biografia Machado de Assis - Um Gênio Brasileiro (2005), Aforismos sem Juízo (2008) e os contos de Noites Urbanas (2010). Traduziu títulos de autores como Herman Melville e Henry James, e organizou seis outros, nas áreas de jornalismo cultural e literatura brasileira. Fez também os roteiros dos documentários São Paulo - Retratos do Mundo e Um Paraíso Perdido - Amazônia de Euclides. Daniel Piza deixa mulher, Renata Gonçalves Piza, e três filhos.
Carreira
Nos anos de 1990, trabalhou nas editorias de Cultura do Estado, Folha de S. Paulo e Gazeta Mercantil, na cobertura de literatura e artes visuais. Em maio de 2000, retornou ao "Estado" como editor-executivo e colunista cultural. Em seu último post, Piza escreveu um breve recado aos leitores, desejando feliz 2012 e anunciando sua volta no dia 11. Em um dos textos mais comentados, homenageou a mãe Edith, que morreu em agosto deste ano. (Estadão)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More