quinta-feira, 5 de abril de 2012

Prisão sem trava


Quinta-feira, 05 de abril de 2012.
A ignorância é uma prisão sem fechadura
A quem se interessar: Não é correto falar “Estrada da Ribeira”. A referida estrada passa por um vale no qual está o rio Ribeira do Iguape. Portanto o certo é falar “a estrada do Vale do Rio Ribeira”, ou “Estrada do Ribeira.”
O mesmo serve para o desativado “Aterro da Caximba”. Caximba é um bairro da região sul de Curitiba. O correto é falar “Aterro do Bairro Caximba”, isto é, “Aterro do Caximba”.
Já ouvi alguns colegas defenderem o uso errado com a justificativa de que caiu no “domínio popular”. Discordo. Quem aprende a escrever e a falar de forma correta deve sobrepor este conhecimento a quem não teve esta oportunidade. É a única maneira de preservar o conhecimento e a cultura. Não sabemos tudo, mas aquilo que aprendemos é como se deixassem sob nossos cuidados um tesouro para ser guardado, preservado e disseminado. Todos aqueles que têm a oportunidade do aprendizado que o conhecimento humano produziu se tornam seu fiel depositário. E quem conhece lei sabe o que acontece quando um fiel depositário não cumpre com sua obrigação.  A ignorância é uma prisão sem fechadura. Abrir a porta depende em primeiro lugar da sociedade que oferece essa condição e depois da disposição do indivíduo que é levado à consciência de que tem o direito e a condição de abri-la.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More