segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Os números que não convencem

Segunda-feira, 15 de setembro de 2014.
* Junto a esta imagem, os eleitores liam à época o seguinte texto: 

Pesquisa realizada pelo Ibope em Curitiba entre os dias 11 e 13
de setembro de 2012, portanto há apenas dois anos
"Saiu o novo Ibope: Luciano Ducci aparece em primeiro lugar, com 31%. Tecnicamente empatado com Ratinho Jr que tem 30%. Gustavo Fruet teve confirmada sua decadência nas pesquisas. Tem apenas 16%. Caiu de 24% do primeiro Ibope. O Ibope entrevistou 805 eleitores e teve um custo de R$ 43.872,00 para a contratante, a RPC TV. A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Foi registrada sob o nº PR-00162/2012."

* Contra fatos não há argumentos. A imagem é impactante para convencer a todos que tenham um mínimo de inteligência ou perspicácia que as pesquisas podem até mostrar uma tendência, porém não retratam uma realidade factual. Não considero aquelas desonestas que são vendidas para favorecer o comprador. Coloco aqui apenas o fato delas não atingirem o universo dos eleitores e, em consequência, mesmo se utilizando da margem de erro, podem não informar a realidade. Na foto percebam que o candidato Gustavo Fruet aparece em terceiro lugar. Quem recebia o resultado da pesquisa certamente o descartava de qualquer chance de ser eleito. Na realidade, o candidato que aparece em primeiro não foi para o segundo turno e o terceiro colocado foi o vencedor do pleito. Vendo este fato que ocorreu há apenas dois anos em Curitiba pergunto: dá para confiar nos números das atuais pesquisas? JoYa

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