sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

A opinião e a ação

Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015.
"Temos que ter não só textos gramaticalmente corretos,
mas opiniões necessariamente coerentes"
Paulo Liminski
Tenho milhares de leitores no Facebook e no Blog. Com certeza passam de 30 mil. É um número respeitável, não acham? Não foi à toa que consegui isso. São anos de história no jornalismo paranaense. Este fato me possibilitou uma valorosa credibilidade junto aos leitores. Com os recentes episódios e por se tratar de matéria política, bem sei que não agradei a todos com meus textos, pois a política é assim mesmo. A opinião sempre agrada a uns e desagrada a outros. Mas isso não importa. O que importa mesmo é que os assuntos sejam colocados para a reflexão dos leitores. O pensamento de um jornalista, quando coerente ajuda a formar a opinião de seu leitor e a democracia precisa de quem opine de forma coerente. Paulo Liminski me ensinou isso. "Temos que ter não só textos gramaticalmente corretos, mas opiniões necessariamente coerentes", dizia ele ao seu pupilo. Hoje vi que alguns dos amigos do Facebook deixaram a amizade, talvez por não concordarem com minhas opiniões.
"- Deixa disso, Yared. Há centenas de pessoas solicitando diariamente amizade", ouvi hoje. Sim, é certo, os que saem, automaticamente são substituídos. Mas, isso não me agrada, pois a coerência impõe o debate. Só assim teremos a chance de ensinar e ao mesmo tempo aprender. Não somos donos da verdade. Muitas vezes o contraditório nos estimula à reflexão e isso faz com que as opiniões sejam melhor fortalecidas em função da coerência buscada. Estou com a consciência tranquila diante do que escrevo e sei da responsabilidade que tenho pelas opiniões expostas. Como disse, uma sociedade politizada é uma sociedade de opiniões e ações. Só assim poderemos fazer com que as coisas verdadeiramente aconteçam em direção da almejada justiça social, finalidade principal da atividade política. JoYa

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More