terça-feira, 5 de maio de 2015

Christiane Yared votou contra projeto que muda rotulagem de produtos transgênicos

Sexta-feira, 05 de maio de 2015.
A deputada federal paranaense Christiane Yared (PTN-PR) votou contra projeto que muda rotulagem de produtos transgênicos. Penso exatamente igual a ela. O novo projeto pretende, sem dúvida alguma, fazer uma ocultação proposital da informação sobre transgênicos ao consumidor. Pasmem a má fé deste deputado gaúcho, autor do projeto: O texto não especifica o tamanho da frase que servirá de alerta nas embalagens. Na prática, como diz o texto do site da deputada paranaense, a informação pode estar do tamanho de letra de bula de remédio e o consumidor vai consumir transgênico sem saber, o que seria profundamente lamentável. JoYa

Via site da Deputada Federal Christiane Souza Yared (http://christianeyared.com.br)

Brasília, 04 de maio de 2015.
A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (28) projeto de lei que modifica o modelo de alerta nos rótulos de mercadorias que tenham em sua composição elementos geneticamente modificados, os chamados transgênicos. Atualmente todos os produtos com qualquer percentual de substância transgênica precisam ter na embalagem um símbolo de um triângulo amarelo preenchido por um “T” maiúsculo.


Esclarecimento:
A deputada federal Christiane Yared é de opinião de que o símbolo deveria continuar, pois, segundo ela, "o projeto de lei, na prática, retira o direito do consumidor de saber se há transgênico. Ao se substituir o símbolo com essa desculpa não convincente e o substituir por letras que não se sabe nem de que tamanho serão prejudica o acesso mais facilitado à informação". Por que esconder do consumidor (?), indaga a parlamentar paranaense que na votação nominal foi contra a retirada do símbolo tradicionalmente conhecido pelos brasileiros. Pessoas desinformadas ou de má fé têm divulgado que a deputada teria votado pela substituição da marca, o que não corresponde com a verdade. O que ocorreu é que depois da votação nominal, os líderes acordaram que a votação ficaria por conta dos líderes dos partidos e não pelo conjunto do plenário. A proposta do deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS), que agora segue para o Senado, substitui o símbolo pelos dizeres: “contém transgênico”. O texto também restringe a necessidade de alerta para produtos em que a substância transgênica supere 1% da composição.
Críticas










Favoráveis à mudança da rotulagem dos transgênicos
- O símbolo em questão vincula o alimento que contenha DNA ou proteína obtida através de organismo geneticamente modificado a circunstâncias de perigo, nocividade, cuidado, alerta, e outras mais para as quais a apresentação gráfica é usualmente destinada. Para os defensores, o símbolo dá a ideia de “perigo”, o que “afeta” negativamente a imagem da mercadoria.
Contrários à mudança da rotulagem dos transgênicos
- Assim como pensa a deputada Christiane Yared, os que são contrários à mudança da rotulagem entendem que com o novo projeto pode haver uma ocultação proposital da informação sobre transgênicos ao consumidor, já que o texto não especifica o tamanho da frase que servirá de alerta nas embalagens. Na prática, a informação pode estar do tamanho de letra de bula de remédio e o consumidor vai consumir transgênico sem saber, o que seria profundamente lamentável.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More