terça-feira, 26 de maio de 2015

Impunidade, mãe da corrupção

Terça-feira, 26 de maio de 2015.
É preciso agir em nosso meio de influência
A corrupção é uma chaga social. Quando acontece na atividade política através de autoridades investidas do poder de gestão de um estado ela se agrava pois desvia recursos que poderiam estar sendo utilizados para benefícios sociais como a saúde, a educação, a segurança.
Mas, de onde surgem os corruptos e o que os leva a esta condição?
Infelizmente os corruptos surgem da própria sociedade. Eles são pais, filhos, irmãos, avós, sobrinhos, tios de alguém. E o que os leva à corrupção, sem dúvida é a sensação de impunidade. Por se sentirem poderosos economicamente fazem pouco da Justiça e se sentem acima da lei. E aí eles tem um fundo de razão. A ineficiência da Justiça faz com que a sensação de impunidade brote no meio dessa gente. Não está errado quem afirma que a impunidade é a mãe da corrupção. Daí a importância de as instituições levarem à sério o combate à corrupção neste país. Só elas poderão acabar com esta sensação de impunidade. O temor e o respeito às leis certamente fará com que diminuam enormemente a prática da corrupção de agentes públicos que precisam de empresários gananciosos e também corruptos para, em quadrilha, executarem seus planos desonestos.
Diante do exposto destaco a emblemática Operação Lava Jato no combate à corrupção de políticos e empresários. Será, sem dúvida, um divisor de águas.
Mas, e aqui no Paraná?
Qual a razão de os deputados estaduais resistirem à solicitação de colegas da oposição ao atual governo para a instauração de uma CPI com a função de investigar as denúncias de corrupção da Receita Estadual de Londrina? Quem não deve não deveria temer. Se há denúncias sendo apuradas de desvio de recursos do Estado para o caixa dois da campanha de reeleição do atual governador, essas denúncias precisam ser investigadas e o assunto tratado com a maior seriedade possível.
A corrupção emana da sociedade. Não pensem que somente políticos e empresários estão sujeitos a ela. Qualquer um do povo, pode, mesmo sem perceber praticar atos de corrupção.
O que vocês entendem de um cidadão que para se livrar da multa de trânsito oferece propina para um policial? Ou aceita, quando este propõe?
Caso queiramos combater este verdadeiro flagelo social, precisamos colocar o Brasil a limpo também em nosso meio de influência.
Caso você descubra um amigo ou um parente próximo envolvido com corrupção, o que faria? Ficaria em silêncio? Pois esta atitude é tão grave quanto aquela. É a famosa culpa por omissão. Não importa quem seja, ao identificar um ato de corrupção combata-o, custe o que custar. Só assim poderemos enxergar uma luz no final do túnel diante desta questão. Lutamos por nossos direitos, isso é justo. Mas também temos de ter a consciência que na sociedade organizada, todo cidadão deve estar ciente da importância do cumprimento de suas obrigações. JoYa

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More