domingo, 24 de maio de 2015

Sem cinto, perde-se uma mente brilhante

Domingo, 24 de maio de 2015.
Casal morreu quando o táxi que os conduzia colidiu violentamente
contra uma mureta. Por não estarem usando cinto de segurança 
foram ejetados do veículo e não resistiram aos ferimentos
Esta lamentável ocorrência de trânsito que ceifou a vida de um gênio da matemática mostra que todos estamos em uma roleta russa quando o assunto é segurança no trânsito de veículos. Esta roleta atinge a todos, independente de lugar, de veículo, muito menos de pessoas. Neste caso de repercussão internacional, uma das vítimas era um gênio. O fato de não estar usando o cinto de segurança foi fatal para ele e sua esposa. Trata-se do matemático John Forbes Nash Jr. cuja vida inspirou o filme “Uma mente brilhante”. Ele morreu ontem, aos 86 anos, em Nova Jersey, nos Estados Unidos junto com sua esposa, Alice Nash, de 82 anos. O casal, que morava em Princeton, estava em um táxi quando o motorista ao perder o controle do veículo bateu em uma mureta. O casal foi ejetado do carro e, segundo a polícia, não estava usando cinto de segurança. O taxista que usava o equipamento de segurança foi retirado do veículo com ferimentos leves e não corre risco de morte.
* Este fato serve de alerta a todos. Não é preciso ter uma mente brilhante para entender a importância do uso do cinto de segurança. Policie-se e também a todos que adentrarem em seu veículo. Será mais uma atitude responsável em defesa da vida.
John Forbes Nash Jr
Vencedor do Nobel em 1984 em economia, Nash foi pesquisador na Universidade de Princeton. Autor da Teoria dos Jogos, um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas, o matemático sofria de comportamento paranoico, em função de sua esquizofrenia, relatado em uma biografia de Sylvia Nasar e também no filme "Uma mente brilhante" (2001), vencedor do Oscar de melhor filme.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More