quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Usar celular ao volante é perigoso e ilegal

Quarta-feira, 23 de setembro de 2015. 
Digitar mensagem de texto ao volante aumenta em 23 vezes o risco de acidente
Semana passada quatro jovens pereceram numa colisão frontal  com um caminhão. Isso aconteceu no interior do Paraná. Em Itu, São Paulo, uma jovem pereceu na hora também ao colidir seu veículo contra um caminhão. Fatos coincidentes: Em ambas as ocorrências os motoristas estavam usando um aparelho celular e a colisão se deu na pista contrária. Infelizmente não são acontecimentos incomuns. Virou mania e isso tem contribuído para aumentar ainda mais os perigos de um trânsito cruel, violento e assassino.
Com o avanço da tecnologia móvel, muitos motoristas enviam mensagens e consultam a  internet em pleno uso do veículo. Para burlar a fiscalização, os incautos se utilizam do  viva-voz ou usam o bluetooth, quando a voz de quem chama é enviada diretamente para o sistema de alto-falantes do veículo. Ledo engano. São práticas que nem sequer estão previstas no código de trânsito, mas são tão ou mais graves que apenas conversar ao telefone. Quem insiste em fazer as duas coisas ao mesmo tempo, deve ficar atento aos fatos. No site Conversa Pessoal li que a matemática, a física e a medicina já se dedicaram ao estudo desse comportamento e chegaram à mesma conclusão:

* É impossível ter a competência exigida ao volante falando ao telefone!

O pior disso tudo que quem cultiva o hábito nem sempre percebe e/ou tem consciência do risco que corre e expõe os outros.

* Digitar mensagem de texto ao volante aumenta em 23 vezes o risco de acidente.

Quem faz uma simples chamada fica quase seis vezes mais exposto, conforme aponta um estudo do Departamento de Transportes dos Estados Unidos. Segundo este mesmo estudo, o motorista demora 2,5 segundos para começar a frear diante de um imprevisto na rodovia, com o carro a 80km/h ou 100km/h. É 1,5s para perceber o obstáculo inesperado e 1s para reagir. Caso o motorista transite em ruas e avenidas das cidades, o tempo de reação é menor: 0,75s. Os pesquisadores também descobriram que o condutor leva 2s para digitar apenas dois algarismos no celular. Ao redigir uma mensagem imaginem só o tempo que dirige sem olhar para o trajeto.

Também há aqueles que argumentam que apenas checam quem está ligando. Pois então, há uma outra pesquisa da FEI que calculou o tempo necessário para o motorista pegar o telefone — no banco do passageiro — e ler o número de quem está chamando. Os estudiosos descobriram que são necessários 4,5s. O tempo é cinco vezes maior do que o necessário para se ver o obstáculo e reagir a ele para evitar uma colisão ou um atropelamento na cidade, ocorrências que podem ser fatais.


* Motorista resista à tentação e ao assumir a direção de um veículo não use o celular de forma alguma, só o fazendo depois de parar seguramente a condução. JoYa

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More