sexta-feira, 20 de maio de 2011

Mercearia Paraopeba, jóia rara deste Brasil querido


Sexta-feira, 20 de maio de 2011.
Recebi um e-mail agora pela manhã me convidando para assistir a uma produção do Globo Rural chamada Mercearia Paraopeba. Lembro com carinho, embora não conheça, o nome desta cidade mineira pois foi nela que nasceu a inesquecível cantora Clara Nunes. Ao assistir o vídeo, me encantei com a forma simples de ser de seus proprietários. Um resgate dos bons tempos de infância da mercearia do meu avô Salomão, em Porto União, SC. É um Brasil que cada vez mais rareia pois as grandes redes de supermercados vão engolindo uma a uma essas mercearias. 

O atendente trabalha com seu pai e é a quarta geração a tocar o negócio.
Na reportagem ele revela que um de seus filhos já demonstrou “talento”
para sucedê-los. É a quinta geração que certamente assumirá a Mercearia
Só resistem aquelas cujos atendentes são familiares a tocar o negócio, pois o segredo é o "jeito" de atender. A Mercearia Paraopeba é tudo de bom. Se tivesse uma dessas aqui em Curitiba, seria freguês de caderninho. Outro fator que me chamou a atenção foi a forma como os proprietários, pai e filho, trabalham, gerando emprego à comunidade rural na produção artesanal de muitos dos produtos colocados à disposição dos fregueses, coisa que não existe nos supermercados. Enfim, quero repartir com vocês a emoção, agradável emoção que senti ao assistir a esta bela reportagem produzida pelo Globo Rural, a quem parabenizo pela capacidade de encontrar essas raras preciosidades produzidas em nosso querido Brasil. É só clicar no endereço do You Tube e assistir.

http://www.youtube.com/watch?v=aUiWgtIGJwU


Embora tenha o nome de Mercearia Paraopeba, a venda não fica nesta cidade, mas em Itabirito, também em Minas Gerais. A reportagem explica que muitos produtos adquiridos pelo seu primeiro proprietário vinham de Paraopeba, daí o nome. Para quem não conhece Minas Gerais, vale a pena visitar nas próximas férias. Itabirito é uma cidade que, como muitas por lá, fica entre morros. E como tantas em Minas, também participa do calendário turístico nacional.

Culinária típica
O pastel de angu de Itabirito é muito famoso e considerado patrimônio cultural da cidade. Há uma variedade grande de recheios. A cidade realiza inclusive a Festa do pastel de Angu desde 2000, que envolve degustação da quitanda, quadrilhas, apresentações musicais e apresentações folclóricas.

Julifest
A gastronomia e a famosa forma acolhedora de receber dos mineiros atraem turistas de todos os Estados do Brasil. Em Itabirito, não é diferente. A cidade reúne ingredientes de qualidade em uma receita de sucesso com a tradicional Julifest, que todos os anos acontece na segunda semana do mês de Julho, na Praça dos Inconfidentes. São quatro dias de evento com o melhor da música popular brasileira, infraestrutura e segurança completas, muita gente bonita e quitutes de dar água na boca. As barracas, que retratam as construções típicas da zona rural, são construídas pelos próprios moradores e oferecem várias delícias da culinária itabiritense como, por exemplo, o famoso pastel de angu que é o prato típico da cidade. Outras delícias como frango ao molho pardo, feijão tropeiro, caldos, vinho quente, pinga com mel, quentão, canjica, doces, umbigo de banana com angu e carne, podem ser encontradas durante os quatro dias de festa. E é claro, a Mercearia Paraopeba.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More