quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Ilusão não tem preço

Quinta-feira, 20 de novembro de 2014.
Dentro de Shopping, Papai Noel é atração a ser oferecida
a todos os clientes sem ônus
Quem deve cuidar da presença do Papai Noel em um Shopping durante este fantástico período de consumo não é o departamento comercial e sim o departamento de marketing. O empreendimento não é o único em Curitiba. Há portanto concorrência. Os carros colocados para serem sorteados entre os consumidores no período fazem parte desta briga com a concorrência. O Papai Noel também. Como faz parte do encanto da época e sucesso entre a criançada, o bom velhinho deve ser socializado entre os frequentadores como chamariz. Ao se cobrar pelas fotos cria-se o constrangimento da acepção e isso não foi, não é e nunca será bom para os negócios. Em uma visão holística focada no lucro, o Shopping perde mais ao comercializar internamente o Papai Noel do que oferecê-lo para atrair as crianças e, o que conta para o negócio, os pais dessas crianças. Quando critiquei o marketing do Palladium foi exatamente por não ter tido a sensibilidade para a questão. O Papai Noel 
A presença do Papai Noel é tradição do Natal
tapando o rostinho da criança causou indignação principalmente aos consumidores que têm crianças e que certamente deixarão de lá comparecer. Um tiro no pé e nos lucros de todos os logistas que não têm nada a ver com a história. O marketing agiu na contramão dos seus tradicionais princípios teóricos. O ator é um empregado contratado e não tem nada a ver com a questão em si, embora protagonista do gesto limitador. A questão aqui é meramente contextual, como escrevi no princípio. Quem deve cuidar deste assunto é o departamento de marketing e não o departamento comercial. As despesas com os profissionais deveriam ser custeadas pelo departamento de promoção do Shopping e não dos clientes. Aqui não há nenhuma crítica aos profissionais envolvidos e sim a visão equivocada do marketing. Minha análise é de coaching e daria essas orientações se fosse chamado a opinar. Você pode disponibilizar a foto através de um profissional contratado, mas jamais impedir que outras fotos sejam tiradas. O espírito de Natal deve ser o principal chamariz para que os logistas faturem nesta época. Tive loja durante 13 anos em Shopping e sei muito bem o alto custo da época para os logistas que têm de pagar quase tudo em dobro e geralmente o faturamento não acompanha as despesas. JoYa

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More