sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Qual o plural de aparelho de ar-condicionado?

Sexta-feira, 23 de janeiro de 2015.
Um aparelho de ar-condicionado. Dois aparelhos de ?
Vivemos uma época de muito calor. Ventiladores e aparelhos de ar-condicionado são muito bem-vindos. Espera lá: Aparelhos de ar-condicionado? Está certo isto? Fui dar uma olhada com mais atenção às regras de nosso incrível vernáculo e percebi que o plural de ar-condicionado é ares-condicionados. Então o correto é escrever: aparelhos de ares-condicionados? Não. O correto é aparelhos de ar-condicionado. Agora se usar somente a palavra ar-condicionado aí o seu plural será “ares-condicionados”, tendo em vista que sua formação é: substantivo+adjetivo. Mas, se você achou estranho pode optar então por aparelhos de ar-condicionado ou condicionadores de ar. Para quem se interessar em dar uma revisada no assunto coloco abaixo uma explicação bem simples, mas esclarecedora sobre o assunto. JoYa
Qual o plural de ar-condicionado?
Resposta: O plural da palavra ar-condicionado é ares-condicionados.
Explicação didática:
Vou aproveitar esta promoção e comprar um ar-condicionado.
Vou aproveitar esta promoção e comprar dois ares-condicionados.
Exemplos:
Vou ligar todos os ares-condicionados do escritório porque já não aguento este calor!
Você não quer comprar logo dois ares-condicionados? Eles estão em promoção. 
Singular e plural
* Na língua portuguesa existem dois números gramaticais: o singular e o plural. O singular se refere a só um ser e o plural se refere a dois ou mais seres.
Plural
A principal regra de formação do plural é acrescentar s à palavra no singular, ou seja: menina/meninas, casaco/casacos, mãe/mães,…Esta regra diz respeito, principalmente, aos substantivos simples terminados em vogal.
Substantivos compostos
Relativamente aos substantivos compostos, que são formados por mais do que um radical, existem várias regras para a formação do plural. Pode ser feito pela flexão dos dois elementos que formam a palavra, apenas pela flexão do primeiro elemento que forma a palavra, apenas pela flexão do segundo elemento que forma a palavra ou pela não flexão dos elementos, se mantendo invariável.
Uma nova palavra
Ar-condicionado é uma palavra formada através de composição por justaposição. Ou seja, ocorre a formação de uma nova palavra partindo da junção de duas ou mais palavras: ar + condicionado. Ar é um substantivo e condicionado é um adjetivo, ambos pertencentes à classe das palavras variáveis e flexionáveis. Uma das regras de formação do plural dos substantivos compostos afirma que os substantivos compostos formados por palavras variáveis (adjetivos, substantivos, pronomes, numerais) fazem seu plural pela flexão de todas as palavras. 
Exemplos
Ares-condicionados, matérias-primas, quintas-feiras, couves-flores, guardas-noturnos, primeiras-damas.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More