quinta-feira, 19 de março de 2015

Imposição infeliz de legisladores de Florianópolis, SC

Quinta-feira, 19 de março de 2015.
Sou cristão e leio comumente a Bíblia Sagrada. A leitura me faz muito bem e me instrui naquilo que preciso perante minha fé. É bom que se atente a esta última afirmação: Minha fé! Respeito as demais crenças. Penso que até aqueles que não creem em nada, pois o respeito é a base dos relacionamentos humanos. Quando alguém se interessa em discutir crença religiosa comigo, me disponho sempre, de bom grado, a mais ouvir do que falar. Entendo que a responsabilidade é muito grande quando se tenta  impor algo que acreditamos para alguém. Isso deve acontecer naturalmente e ambos os interlocutores devem estar abertos tanto para ouvir, quanto para falar e como mencionei pautados sempre pelo respeito. Baseado neste entendimento, não concordo com este caso de Florianópolis, quando legisladores municipais aprovam lei que obriga Bíblias em local de destaque em todas as escolas da capital. Ao obrigar eles perdem a razão da boa intenção. Na reportagem do Diário Catarinense, o coordenador do curso de pedagogia da Unisul, meu xará Jorge Alexandre Cardoso, foi muito explícito em sua análise crítica quando disse que “que uma legislação municipal, que está abaixo da estadual e da federal, não pode ir contra a carta máxima, a Constituição de 1988, que diz que o Brasil é um Estado laico. Não existiria problema em um colégio ter uma Bíblia, um Alcorão e uma Torá, por exemplo, desde que isso não seja obrigatório.” É preciso que fique bem claro a todos que a legislação brasileira é laica e prega o ensino religioso universal. Não sou contra as escolas terem Bíblias em suas bibliotecas, desde que também sejam colocados livros de outras religiões, para possibilitar o acesso a todos os credos. JoYa 

Regra vale para escolas públicas e privadas da Capital e começa a ser constestada por professores e...
DIARIOCATARINENSE.CLICRBS.COM.BR

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More