segunda-feira, 9 de março de 2015

Quando o mundo de fantasia se transforma em realidade

Segunda-feira, 09 de março de 2015.
Jornalista Jorge Yared
Li o texto do jornalista Neto Rodrigues e ao mesmo tempo em que lia, minha mente indagava como pode um governo com uma realidade tão desastrosa em termos de gestão possa ter sido reconduzido há apenas alguns meses a mais quatro anos? Na verdade é com isso que me preocupo. O que ocorre com o Paraná hoje, todos deveriam saber, não é de hoje. Isso se arrasta já amais de ano. Como é que pode uma gestão desastrosa como esta ser escondida na campanha eleitoral a ponto de ser reeleita no primeiro turno e tendo como adversários uma senadora que teve excelente votação na reeleição e o hoje também senador e ex-governador Roberto Requião. Não foram na época e nunca serão adversários fáceis de serem batidos. O Lerner que o diga. É com isso que me preocupo. É a forma como o mundo de fantasia de repente se transforma em realidade, realidade esta que nos impõe mais quatro anos de mandos e desmandos. O mal está aí, mas qual seria o remédio da cura? Confesso que a curto prazo compressa de água quente não vai servir. JoYa
Beto e a síndrome do Peter Pan 
Alguns homens nunca crescem, se tornam meninos eternamente. A máxima é da fábula de Peter Pan, eternizado pelos estúdios de Walt Disney, onde um garoto se recusa a crescer e assumir as responsabilidades de homem adulto, optando por viver em um mundo de faz de contas, cheio de aventuras, malfeitores, a doce sininho, e uma turma de jovens que voam, usam pijamas e combatem o mal com o bem.
No Paraná, o nosso Peter Pan, só que as avessas, se chama Beto Richa. Guri levado, que faz careta e mostra a língua quando pode e faz cara de bom moço e foge quando consegue. Sim, o nosso Peter Pan, ou Peter Richa, ou Richa Pan, seja lá o que for, vive num mundo que só ele e seus amiguinhos acreditam existir. Em um governo onde o ano de 2015 começou com R$ 1,6 bilhões em dívidas, isso mesmo, um bilhão e seiscentos milhões de reais de contas atrasadas, somente o Peter Richa para ir na TV de seu amigo Mouse Junior dizer que está tudo certo, que o Paraná é um estado em equilíbrio e que seu governo é aclamado pela crítica.
Conto de fadas, é verdade, ainda mais quando as perguntas são conduzidas por um Pateta. O Pateta falou bonito, levantou a bolo do BFF (Best Friend Forever) do chefinho Mouse Junior, mas não mencionou os R$ 613 milhões que o governo já pegou do fundo dos aposentados para pagar as contas do garotinho que não sabe brincar. E não sabe brincar mesmo! Juvenil que é, faz birra e pirraça quando contrariado. Não fala mais com a imprensa da capital, a não ser que seja a do Mouse, do contrário entrevista somente para as rádios comunitárias e televisões do interior que, recebendo ração na boquinha, rezam e dizem amém. Se bem que até o ano passado, o agora afastado Catani, se via louco para explicar os meses e meses de atraso no repasse das verbas, quem é jornalista entenderá. Enfim, como diz aquela musiquinha VOAR... VOAR... SUBIR... SUBIR, mesmo que a pesquisa mostre o contrário.
Nossa, me perdi na voz de Biafra agora ( você também,né?),
Bom.... para a música cafona!
Parou ?
Ótimo, voltemos ao assunto.
No mundo encantado de Beto Richa não houve tratoraço, nem reprovação de 76% dos paranaenses ao seu governo. Obviamente que os 90% de aprovação e apoio aos professores eram ilusões criadas por uma certa bruxa má que imprime palavras na Praça Carlos Gomes. Também não é verdade que no governo do menino que acredita voar, mesmo sendo um tucano com as azas cortadas, o fim da integração do transporte coletivo na região metropolitana começa a gerar desemprego, assim como os aumentos no ICMS, ISS e IPVA, por exemplo, não aconteceram no estado mais próspero do Brasil.
A Betolandia, onde a piazada joga bola na grama sintética com aquelas bolas NIKE TOTAL 90, tomando todinho e mandando marotagens via whatssapp para as menininhas, tudo é azul, como o céu e amarelo como o SOL. Vermelho só o nariz de palhaço que o povo usa e claro, a conta do empresário paranaense, aquele que o Beto diz endeusa-lo como um grande estadista. Eu acredito mesmo que alguns empresários o amem, mas esses constroem estradas, dutos, campanhas, ops.. não, não, isso não é verdade.
O nosso homenzinho que não quer crescer é assim; acredita que voa baixo, que faz um excelente governo e que todo o contrário que digam é coisa da oposição, e sabe que ele tem razão quando fala “enfrento a maior oposição da história de um governador”! Quem tem 76% de rejeição não conta lá com muito apoio e clamor popular.
Voando em seu devaneio, nosso Peter Pan as avessas só não se deu conta do triste enredo que povoa a histórica disputa entre professores e governo. Álvaro Dias pisou na categoria e foi banido, Jaime Lerner idem, sendo assim aproveite querido Peter Richa seus dias de glória, pois serão seus últimos. Jogado aos leões, terá de assumir a responsabilidade pelos seus desmandos e, quem sabe, por algumas coisas que andou fazendo no passado e que tenta esconder a todo o custo. Mas isso já outra história, por hora deixamos vocês em companhia daquele som que aterroriza o Capitão Gancho e que também serve para marcar o fim do seu castelo de ilusões... TIC.. TAC... TIC...TAC.. será o crocodilo.... TIC...TAC..TIC...TAC... será uma ratazana oportunista... TIC...TAC...TICA...TAC será a família João de Barros.... TIC...TAC..TIC...TAC a gente não sabe, mas temos certeza de uma coisa... TIC...TAC.. TIC...TAC você já está andou na prancha e agora “Cuidado o tubarão vai te pegar”, seu axezeiro.


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More