domingo, 16 de janeiro de 2011

Lucrando com a violência

Apresentador Datena (Folha Ilustrada)


Os jornalistas policiais, "investigativos" ou de "segurança pública" (como preferem ser chamados), são alvo de disputa entre emissoras de rádio e tv. A razão: audiência. Dentro do critério custo-benefício também são detentores de altos salários. A Folha Ilustrada deste domingo reserva um espaço especial para o assunto. Destaca o apresentador Datena da Bandeirantes como aquele que mais recebe ao final de cada 30 dias: 500 mil reais, seguido de  Roberto Cabrini, do SBT, 250 mil e Marcelo Rezende, da Record, 200 mil reais. Eles estão entre os maiores salários da TV e, alçados à fama, tornam-se âncoras de seus próprios programas.
A reportagem da Folha diz que “além de boas audiências as custas muitas vezes de sensacionalismo com poucos limites, a cobertura policial confere repercussão às TVs. E elas dão cada vez mais espaço ao assunto. Um noticiário local na Record chega a ter 80% de reportagens ligadas à segurança. Em dias como os da invasão dos morros no Rio, 100%.  Os diretores de jornalismo negam que os repórteres policiais ganhem mais que os outros na TV, mas reconhecem a importância da área.”
Indagado sobre a validade deste tipo de programa Rezende saiu-se com essa: "Se não tivesse importância, não cobriríamos. O país é esse, não fui que inventei. Se tivesse sido eu, teria inventado outro país, mais simpático, mais leve", diz Rezende.
Enquanto vítimas e algozes aumentam as estatísticas da violência, os que levam os tristes fatos à mídia também engordam sua conta bancária. Esses são os ícones, mas o mesmo acontece em todo o país. Em menor escala financeira, mas infelizmente reportando a violência na mesma intensidade.
 

 

1 comentários:

A violencia na sociedade atual ganhou status de espetaculo. Ou seja, tornou-se uma especie de mercadoria que produz lucro e dividendos a alguns jornalistas e politicos que se utilizam desse fenomenos nas eleiçoes. O espetáculo precisa de apresentação midiática (jornalistas) e para os políticos que se utilizam do populismo a violencia deve ser um fenomeno permanente na sociedade. (Luciano Almeida)

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More