sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Situação dramática em Santa Catarina: 615 mil pessoas afetadas pelas inundações


Sexta-feira, 09 de setembro de 2011.
Novo balanço da Defesa Civil de Santa Catarina elevou na manhã desta sexta-feira (9) para 65 o número de cidades que tiveram estragos por causa das chuvas. Chega a 615 mil o número de pessoas afetadas pelas inundações.
Área alagada é vista em Blumenau, onde o Rio Itajaí-Açu atingiu a marca
 de 12,4 metros acima do normal (Foto: Alexandro Auler/AE)                      
Segundo o major Aldo Batista Neto, da Defesa Cilvil, há comunidades isoladas pelas águas em quatro cidades: Ilhota, Blumenau, Itajaí e Agronômica. "Pode haver mais comunidades isoladas em outras cidades e ainda não recebemos informação. Estamos montando uma força-tarefa para, com ajuda de helicópteros, conseguir chegar às regiões que precisam de ajuda", diz o oficial.
 
Centro de Blumenau é atingido pela cheia do Itajaí-Açu. Lá passam de 280 mil
os atingidos pela enchente (Foto Gilmar de Souza/Agencia RBS)
Pelo balanço das 10h divulgado pela Defesa Civil, subiu para 27,2 mil o número de pessoas fora de casa: 24,7 mil desalojadas e  outras 2,5 mil desabrigadas. São 14 cidades que decretaram situação de emergência e uma está em estado de calamidade pública: Rio do Sul.

Em Blumenau, mais de 300 ruas ficaram alagadas e serviços foram suspensos
(Foto:Gilmar de Souza / Agência RBS)
Também aumentou o número de municípios que enviaram à Defesa Civil do estado notificação preliminar de desastre: por volta das 7h eram 38 cidades, agora já são 45 municípios.
Mais de 8 mil casas foram destruídas e cinco cidades tiveram comunição por telefone cortadas.
Estrago das chuvas em Santa Catarina. Último balanço indica 650 mil pessoas atingidas
(Fotos Gilmar de Souza/Agencia RBS)
Três pessoas ficaram feridas devido à enxurrada - um em Ilhota e outro em Ascurra – e uma morte foi confirmada em Guabiruba, a 110 km de Florianópolis. A vítima é um homem de 65 anos, que morreu após subir no telhado de sua casa e a estrutura desabar.
O maior número de desabrigados foi registrado em Blumenau: são quase 15 mil, além de 280 mil foram afetados pelas enchentes, seguida de Brusque, com 105.495 mil afetados. Em Itajaí, 1.647 pessoas foram levadas para abrigos. Mais de 5 mil casas foram destruídas em Navegantes. No estado, são 7.284 casas danificadas e 61 prédios públicos com danos.
Em Brusque, hoje cedo, o estado é de calamidade pública devido ao transbordamento
do rio que passa pela cidade (Foto Diogo Vargas/Agencia RBS)
As 14 cidades que estão em situação de emergência desde o início da noite são Angelina, Bocaina do Sul, Brusque, Caçador, Correia Pinto, Ituporanga, Leoberto Leal, José Boiteux, Navegantes, Pouso Redondo, Rio das Antas, Rio dos Cedros, Tijucas e Witmarsum.
               

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More