segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

"O Artista" e Meryl Streep são os destaques do Oscar 2012


Segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012.
Meryl Streep se emociona ao receber o Oscar de melhor atriz (Foto Gary Hershorn/ Reuters)
“O Artista”
Na grande festa do cinema norte-americano, é considerada vencedora a produção que ganha as cobiçadas estatuetas de melhor filme e direção. Nesse caso, O Artista bateu A Invenção de Hugo Cabret no domingo (26). Mudo, em preto e branco e francês, “O Artista” é uma obra em homenagem a história de Hollywood.  Em torno do sucesso do filme na Europa houve um eficiente trabalho de divulgação e lançamento, promovidos por seus distribuidores no mercado norte-americano, os irmãos Weinstein. O Artista triunfou na temporada de prêmios, ganhou o Globo de Ouro, o Bafta (o Oscar britânico), o Indepedent Spirit Awards e até mesmo o César, maior premiação do cinema em sua terra natal. E chegou ao Oscar como franco favorito.
Melhor ator
“O Artista” deu a estatueta de melhor ator ao pouco conhecido Jean Dujardin, que vive em O Artista o astro do cinema mudo que vê sua carreira destruída com a chegada dos filmes sonoros. A produção ganhou ainda os prêmios de melhor trilha sonora e figurino.
Melhor atriz
O momento mais emocionante da noite foi, sem dúvida, o anúncio do prêmio de melhor atriz. Depois de um jejum de 30 anos, Meryl Streep venceu a terceira estatueta de sua carreira por seu desempenho como a primeira-ministra britânica Margaret Thatcher. Ela não era a favorita: muitos apostavam na vitória de Viola Davis, por Histórias Cruzadas. Visivelmente emocionada, Meryl, indicada 17 vezes ao prêmio, acredita que não vença outra vez.
Atores coadjuvantes
De Histórias Cruzadas, quem acabou vencendo foi Octavia Spencer, na categoria de melhor atriz coadjuvante, por seu trabalho como uma empregada negra hostilizada pela patroa branca no Mississippi dos anos 60.
O canadense Christopher Plummer, aos 82 anos, tornou-se o ator mais idoso a vencer uma estatueta. O astro de A Noviça Rebelde foi aplaudido de pé ao ser escolhido como o melhor coadjuvante por Toda forma de Amor, em que vive um homem que assume sua homossexualidade depois da morte da esposa.
“A Invenção”
A Invenção, de Hugo Cabret, de Martin Scorsese, venceu em cinco categorias, todas técnicas: fotografia, efeitos visuais, som, edição de som e direção de arte.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More